O hospital que conta com uma Diretoria de Ensino e Pesquisa especialmente voltada para assuntos acadêmicos, conta com 10 profissionais com o título de mestre e quatro mestrandos. Segundo a diretora de ensino e pesquisa do HDM, a pediatra Angélica Guimarães, o Hospital Dom Malan além de ser um hospital de assistência materno infantil, é também uma instituição muito importante para o universo acadêmico regional. “Recebemos diariamente cerca de 100 estudantes de diferentes cursos que aqui realizam suas atividades acadêmicas práticas, sendo primordial a capacitação dos nossos profissionais no exercício da docência.” aponta.
Teses de mestrado inéditas na região
No último mês de outubro a unidade reforçou o quadro de profissionais da área médica com dois mestrados inéditos na região. A diretora médica, Paula Diniz, defendeu sua dissertação de mestrado em Biologia aplicada à Saúde (genética) do Lika-UFPE. O trabalho apresentou como título o Estudo da associação de polimorfismos nos genes IGF2 e H19 com baixo peso de recém-nascidos. “A pesquisa vai compreender melhor os fatores hereditários que podem influenciar no crescimento e desenvolvimento das crianças em nossa região”, ressalta a diretora Angélica Guimarães.
O obstetra, coordenador da UTI Materna, Álvaro Pacheco defendeu sua dissertação com o título Fatores Associados à morbidade materna grave e Near Miss no Vale do São Francisco. "Esta pesquisa fornece um painel dos principais agravos que acometem as gestantes da região, proporcionando informações essenciais para nortear ações de prevenção e combate a mortalidade materna", complementa.
Eudes Sampaio Ascom HDM
Nenhum comentário:
Postar um comentário