POLÍTICA

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Com presença de Dilma Rousseff, Wagner e CCR assinam, amanhã (15), contrato do metrô de Salvador e Lauro de Freitas

O governador Jaques Wagner, em companhia da presidente Dilma Rousseff, e a Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR) assinam amanhã (15), às 9h30, no Gran Hotel Stella Maris, o contrato de concessão do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. Com a assinatura do contrato por meio de Parceria Público-Privada, será concluída a linha 1, que ligará a Estação da Lapa a Pirajá, e a execução da linha 2, ligando o Bonocô (entroncando na linha 1) até Lauro de Freitas. No contrato, também está incluído o projeto para estender a linha 1 até Cajazeiras/Águas Claras, ampliando o trecho em mais cinco quilômetros. O investimento total da obra é de aproximadamente R$ 4 bilhões, com conclusão prevista em 42 meses.

De Salvador, a presidente e o governador seguem para Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia, onde, às 11h30, entregam 1.740 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, no bairro Senhoria Cairo, beneficiando cerca de 7 mil pessoas.

Ilza Fontes
Assessoria de Imprensa do Governador

APESAR DA SECA, PRODUTORES RURAIS RECEBEM ORIENTAÇÃO DE COMO MANTER REBANHO DE CAPRINOS E OVINOS


segunda-feira, 14 de outubro de 2013

PARTIDO DOS TRABALHADORES DE PERNAMBUCO ENVIA NOTA A IMPRENSA

Cinco tendências do PT anunciaram na tarde de deste domingo (13/10), a entrega de cargos que ocupam no Governo de Pernambuco. O grupo, que tem como principais lideranças o senador Humberto Costa (PT) e os deputados federais João Paulo e Pedro Eugênio, decidiu antecipar a decisão que está sendo debatida pelo PT Estadual e deixar de imediato os cargos que ocupam na Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) e na Secretaria de Saúde.

“Estamos tomando essa posição para termos mais liberdade e autoridade para defendermos o partido no Estado. Desde a saída do PSB do governo da presidente Dilma, nós já estávamos propondo que o PT tomasse uma decisão sobre o assunto para que a gente tivesse mais autonomia para debater e defender nosso projeto político em Pernambuco”, explicou o senador. São cinco as tendências que anunciam a saída do governo: Construindo um Novo Brasil (CNB), Articulação de Esquerda (AE), Consciência Socialista / Mensagem (CS), Esquerda Popular Socialista (EPS) e Coletivo PT Para Todos / Mensagem (CPT). Todas elas apoiam a candidatura de Bruno Ribeiro à presidência do PT estadual.

“Já havíamos visto nos posicionamentos do PSB e do governador Eduardo Campos uma clara declaração de guerra e de oposição ao PT e ao governo de Dilma. Com a entrega dos cargos feita pelo PSB nacional, e o programa político socialista da última semana, inauguramos um novo momento político. E nós, que compomos estas tendências, vemos a necessidade do fortalecimento e da continuidade dos governos do PT comandando o projeto que deu certo e que vem mudando Pernambuco e o País”, enfatizou o deputado João Paulo. Até o fim da próxima semana, o PT deve anunciar a decisão definitiva do partido sobre a saída dos seus integrantes do governo Eduardo Campos. As cinco tendências citadas acima defenderão o mesmo posicionamento tomado hoje para todos os cargos ocupados pela legenda no Governo e na Prefeitura do Recife.

Segue em anexo nota oficial das tendências sobre o tema.

NOTA
As forças políticas abaixo assinadas que apoiam o candidato a presidência do PT estadual, Bruno Ribeiro, tornam públicas as seguintes posições e orientações aos petistas:

- Como é de amplo conhecimento, as nossas instâncias partidárias estadual e nacional estão avaliando o posicionamento do PT quanto às movimentações do PSB no âmbito local e nacional, bem como quanto aos cargos ocupados nos governos em Pernambuco e no Recife.

- Queremos contribuir com essas decisões adotando atitudes concretas e coerentes com as posições que defendemos no PT e perante a sociedade;

- Com essa finalidade, conclamamos aos nossos integrantes a:

1) entregar imediatamente os cargos ocupados no Governo de Pernambuco e na Prefeitura do Recife;

2) intensificar a ação da militância para a defesa do grande legado do PT, nos governos Lula e Dilma, que é o principal fator gerador das transformações e dos avanços ocorridos nesses 10 anos em Pernambuco e no Brasil;

3) articular os integrantes das nossas instâncias partidárias em Pernambuco e no Brasil para que tomem as decisões necessárias à preservação da identidade e autonomia política do PT e que reforcem o orgulho e a auto-estima dos petistas.

Recife, 13 de outubro de 2013

CNB – Construindo um Novo Brasil
AE – Articulação de Esquerda
CS – Consciência Socialista / Mensagem
EPS – Esquerda Popular Socialista
CPT – Coletivo PT Para Todos / Mensagem   

Seca no semiárido provoca situação crítica em açudes nordestinos


domingo, 13 de outubro de 2013

BUENOS AIRES: CRISTINA KIRCHNER RECEBE ALTA E INICIA REPOUSO DE UM MÊS

A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, recebeu alta médica neste domingo 13, cinco dias após uma cirurgia para retirada de um coágulo do cérebro, e deve continuar em recuperação na residência oficial de Olivos. O boletim divulgado pela equipe médica informa que ela fará "repouso estrito" durante 30 dias, e não poderá viajar de avião até fazer novos exames. Os pontos na cabeça serão retirados daqui a cinco dias.

O coágulo, entre a meninge e o cérebro, apareceu depois que a presidenta sofreu uma batida na cabeça em agosto passado. A tomografia computadorizada, feita na época, não registrou o hematoma, mas o sangue foi se acumulando aos poucos até pressionar o cérebro e provocar os primeiros sintomas: arritmia e formigamento no braço. A presidenta internou-se na segunda-feira (7) e o coágulo foi retirado no dia seguinte.

A operação coincidiu com a reta final da campanha para as eleições legislativas, no dia 27 de outubro, que vai definir o apoio político à presidenta nos últimos dois anos de seu segundo mandato. Os resultados das primárias de agosto e das pesquisas de opinião indicam que o governo pode manter a maioria na Câmara dos Deputados, mas corre o risco de perdê-la no Senado.

Se seguir a recomendação médica, Cristina Kirchner ficará afastada das duas últimas semanas de campanha e não poderá descansar em Calafate – a casa que tem na Patagônia argentina.

Monica Yanakiew
Correspondente da Agência Brasil / EBC

DATAFOLHA: DILMA HERDOU MAIS VOTOS DE MARINA


domingo, 13 de outubro de 2013

DATAFOLHA: DILMA HERDOU MAIS VOTOS DE MARINA

O cruzamento dos dados das últimas pesquisas Datafolha, realizado pelo próprio instituto, traz uma boa notícia para a presidente Dilma Rousseff. Foi ela quem herdou a maior parte dos votos de Marina Silva.

Em números precisos, 42% dos marineiros migraram para Dilma, 21% foram para Aécio Neves e 15% para Eduardo Campos, a quem ela apoia oficialmente. No entanto, há um viés de alta para o pernambucano, uma vez que apenas 37% dos eleitores de Marina sabem que, agora, ela está filiada ao PSB.

Divulgada ontem pelo Datafolha, a pesquisa mostrou que Dilma seria reeleita em primeiro turno, com 42% dos votos, contra 21% de Aécio e 15% de Eduardo Campos. Se José Serra fosse o candidato tucano, no lugar de Aécio, a migração dos votos de Marina seria semelhante. Dilma herdaria 40%; Serra, 25%; Campos, 15%.

Da pesquisa, o pior dado para o PSDB é o que revela que 60% dos eleitores não votariam num nome apoiado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso – que talvez tenha que ser escondido pelos tucanos, assim como foi nas eleições anteriores.

Brasil 247


domingo, 6 de outubro de 2013

REGRAS PARA ELEIÇÕES DE 2014 JÁ ESTÃO VALENDOAs regras para as eleições do ano que vem já começaram a valer a partir deste fim de semana, um ano antes do primeiro turno do próximo pleito. As normas estão previstas na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e devem ser seguidas por candidatos, partidos e eleitores, sob pena de multa ou cassação do mandato.


Conforme o calendário eleitoral, ontem (5) foi o último dia para que partidos que pretendem participar das eleições de 2014 estejam com o registro do estatuto aprovado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No sábado, terminou também o prazo para que candidatos transfiram o domicílio eleitoral para a cidade onde pretendem concorrer. Os candidatos também precisam estar com a ficha de filiação aprovada pelo partido.

As regras eleitorais para a administração pública começam a valer no dia 1º de janeiro de 2014. O governo fica proibido de distribuir bens, valores e benefícios, exceto em casos de calamidade pública e de programas sociais previstos em lei. A partir do dia 4 de abril, será proibido aumentar salários de servidores públicos, bem como repor perdas causadas pela inflação.

Propaganda e eleitores
Em maio, começam a valer os prazos para os eleitores: o dia 7 é o último para pedir transferência do título de eleitor para outra cidade, para alterar o endereço no cadastro eleitoral e para pessoas com deficiência pedirem acesso a seções especiais de votação.

As convenções partidárias para escolha dos candidatos e definição das coligações estarão autorizadas de 10 a 30 de junho. Os partidos terão de definir seus representantes para concorrer aos cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes e deputados federal, estadual e distrital. A propaganda eleitoral nas ruas e na internet será liberada no dia 6 de julho e a campanha no rádio e na televisão começará no dia 19 de agosto. 

As informações são da Agência Brasil



DEPUTADO ROBERTO CARLOS DO PDT É O SEGUNDO QUE MAIS FALTOU A SESSÕES NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

A três meses do fim do ano já é possível identificar com dados oficiais quais os deputados mais gazeteiros da Assembleia Legislativa em 2013, até agora. E também os mais assíduos nas 92 sessões ordinárias que ocorreram entre janeiro e 01 de outubro. Trinta e nove dos 63 deputados faltaram entre 10 e 30 sessões.

O regimento interno da Casa diz que se o deputado faltar a mais de um terço das sessões do ano perde o direito ao mandato. Já houve caso de ameaça (leia abaixo). Se a soma fosse feita hoje, nenhum dos 63 parlamentares perderia a cadeira, mas alguns chegaram perto disso. Contudo, apresentaram justificativas. A TARDE teve acesso aos registros oficiais do painel do Plenário. O deputado mais faltoso até agora é Ângelo Coronel (PSD). Ele teve 29 ausências, mas, oficialmente, está com 23 já que apresentou atestado médico. Somando 22 faltas cada um, e sem justificativas, estão Roberto Carlos (PDT) e Fátima Nunes (PT). O deputado oposicionista Targino Machado (DEM) esteve ausente em 30 sessões, mas justificou 11 delas com atestado médico (ele sofreu cirurgia).

Outro que apresentou atestado médico foi Fabricio Falcão (PCdoB), que justificou três faltas. A reportagem telefonou diversas vezes para Coronel e Roberto Carlos mas eles não atenderam nem retornaram as ligações para comentar as ausências.“ O índice de presença está muito bom. Talvez seja o melhor do País”, crê o presidente da Casa, Marcelo Nilo (PDT). “Eles são autônomos, não posso obrigá-los a não faltar. Corto o ponto em sessão de votação. E só abono faltas com atestado médico ou viagem ao exterior a serviço da Assembleia. Se for para Brasília, não abono”, diz.

Alegação - O pastor José de Arimatéia (PRB), não teve parte de suas 21 ausências abonadas, a exemplo de muitos outros deputados que comunicam no Diário Oficial que não compareceram “devido a compromissos assumidos no exercício do mandato”.“ Fui resolver problemas em Brasília, fiz audiência pública nas câmaras municipais e tive problemas de saúde também”, alega Arimatéia. Já o deputado Vando, informado de suas 18 faltas, alegou que apresentou atestado médico de 15 dias por ter realizado uma cirurgia no olho esquerdo. E que as faltas ainda não foram abonadas.“Sinceramente, não faltei a essas sessões todas. Sou um dos deputados que menos falta ali”, afirma. Ele enviou para o email da reportagem a cópia de uma comunicação interna informando a Nilo licença médica de 15 dias a partir do dia 12 de março.

Na outra ponta, dos mais assíduos, encabeça o ranking o comunista Álvaro Gomes (PCdoB). Na verdade, ele faltou seis sessões, quando participava da “II Missão de Solidariedade para com o Povo Palestino”, entre 19 a 28 de abril, na Palestina. Na cola dele está Luiza Maia (PT) que faltou uma vez. Somam duas faltas os oposicionistas Pedro Tavares (PMDB) e Carlos Geilson (PTN).

Atarde.uol


sábado, 5 de outubro de 2013

BRASILIA: MARINA SILVA SE FILIA AO PSB DE EDUARDO CAMPOS

A ex-senadora Marina Silva se filiou na tarde deste sábado, 5, ao PSB do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. O anúncio foi feito no Hotel Nacional, em Brasília. "O PSB já tem um candidato; por que não apresentar o nosso programa a este candidato?", disse, referindo-se a Campos. "Agradeço ao PSB pela chancela política que a Justiça Eleitoral não nos quis dar", afirmou Marina, que na quinta-feira, 3, teve sua Rede Sustentabilidade rejeitada pelo Tribunal Superior Eleitoral – ela não conseguiu o número mínimo de assinaturas para criar a sigla. "É uma coligação programática, não pragmática."

Juntos, Campos e Marina serão a terceira via das eleições de 2014, tendo pela frente a presidente Dilma Rousseff, que tentará a reeleição, e o senador tucano Aécio Neves. No mês passado, o PSB deixou a base de apoio ao governo Dilma. A ex-ministra teve de correr para arrumar um partido – o prazo de filiação para quem quer concorrer a cargo eletivo no ano que vem termina neste sábado.

Marina disse que não se sente derrotada com a decisão da Justiça Eleitoral que negou à Rede o registro. "A derrota ou a vitória só se mede na história. Apressam-se aquele que pensam que a história se resolve em uma canetada", afirmou logo no início de sua fala para um auditório lotado. Ela destacou que a Rede já é um partido do ponto de vista político e programático. "Mesmo já tendo a chancela da sociedade, de um registro moral, de que de fato somos um partido político, nos foi cassado o direito de nos constituirmos como tal." A Rede, segundo Marina, é o "primeiro partido clandestino criado em plena democracia".

Segundo quem acompanhou a negociação, pessoas da classe artística contribuíram para o entendimento. Um dos que se envolveram foi o cineasta e diretor de televisão Guel Arraes, tio de Campos e filho de Miguel Arraes, fundador do PSB, já falecido. O senador Pedro Simon (PMDB-RS), próximo de Marina, foi outro que ajudou.

O encontro entre Campos e Marina para selar a aliança ocorreu em Brasília e avançou pela madrugada de sábado. O governador, que preside nacionalmente o PSB, já tinha mandado emissários para avisar a ex-ministra do Meio Ambiente da disposição de buscar um acordo.

Os termos acordados preveem um "abrigo transitório" no PSB para as pessoas envolvidas no processo de criação da Rede. Desta forma, a aliança seria tratada como se fosse com outro partido. "Vamos tratar como uma coligação e respeitar a pré-candidatura dela", disse ontem o presidente do PSB mineiro, deputado Júlio Delgado. "Fica claro para a sociedade que Eduardo Campos e Marina Silva formam juntos uma terceira via no processo eleitoral."

Formalmente, Marina e Campos continuarão dizendo que são pré-candidatos, mas o plano da chapa já é admitido. "Ela se disporia a ser vice do Eduardo Campos, porque reconhece a candidatura dele, mas essa discussão será no momento futuro e não há ansiedade nisso", disse Bazileu Margarido, coordenador executivo da Rede.

Bazileu afirma que apesar dos convites de vários partidos, a escolha pelo PSB deveu-se a uma "maior identidade programática e nos Estados" com a Rede. "Foram definidas algumas questões importantes, o reconhecimento da Rede como um partido de fato, em função do reconhecimento o PSB estará abrindo a possibilidade de filiações democráticas e transitórias para os integrantes da Rede que quiserem se candidatar."

Dirigentes do PSB observam que alguns ajustes regionais terão de ser feitos para abrigar todos os integrantes da Rede, mas descrevem como "problema menor" ter de solucionar as pendências, diante do ganho da legenda em ter Marina nos seus quadros.

Na entrevista concedida na sexta-feira, Marina já tinha afirmado ser um de seus objetivos evitar uma polarização entre quem é "situação por situação e oposição por oposição".

Tido como uma das opções para abrigar Marina, o PPS é agora procurado para apoiar a aliança. A ex-senadora reuniu-se com dirigentes da legenda no início da manhã de ontem. O presidente do PPS, Roberto Freire (SP), porém, não gostou da atitude de Marina e afirmou a ela que a união de Campos seria um "desastre". Marina, porém, argumentou na conversa que sua atitude dá uma resposta ao Palácio do Planalto para a acusação de que desejava ser candidata a qualquer custo

O Estado de S. Paulo 


EM SÃO PAULO, ISTOÉ DETALHA CONEXÃO PARIS-PSDB PAULISTA

Os tucanos Andrea Matarazzo, ministro do governo FHC e secretário estadual nas gestões Serra e Covas, Henrique Fingermann e Eduardo José Bernini, ex-dirigentes da Empresa Paulista de Transmissão de Energia Elétrica (EPTE) são apontados em nova reportagem da revista Istoé que chega neste sábado (5) às bancas, como peças centrais nos escândalos que envolveram os governos paulistas em São Paulo. Primeiro na área de energia, depois no transporte público, atravessando as gestões de Mário Covas (1995-2001), de Geraldo Alckmin (2001-2006) e de José Serra (2007-2010). Esquemas envolveram pelo menos R$ 425 milhões dos cofres públicos. "Parte da propina paga pela empresa francesa Alstom abasteceu os cofres do PSDB paulista”, diz a matéria

“Documentos e depoimentos obtidos também já foram considerados suficientes para Milton Fornazari Júnior, delegado da Polícia Federal, estabelecer que as ordens dos executivos franceses Pierre Chazot e de Philippe Jaffré eram suficientes para convencer os mais altos escalões do governo estadual a conceder a Alstom vitórias em contratos superfaturados para o fornecimento de equipamentos no setor de energia. Eles usavam aquilo que um executivo da empresa francesa qualificou de “política de poder pela remuneração””, anota.

Confira a reportagem na íntegra:
Operação França
Investigações chegam ao topo do esquema e mostram que líderes tucanos operaram junto com executivos franceses para montar o propinoduto do PSDB paulista. Os acordos começaram na área de energia e se reproduziram no setor de transporte trilhos em SP

As investigações sobre o escândalo do Metrô em São Paulo entraram num momento crucial. Seguindo o rastro do dinheiro, a Polícia Federal e procuradores envolvidos na apuração do caso concluíram que o esquema do propinoduto tucano começou a ser montado na área de energia, ainda no governo de Mário Covas (1995-2001), se reproduziu no transporte público – trens e metrô – durante as gestões também de Geraldo Alckmin (2001-2006) e de José Serra (2007-2010) e drenou ao menos R$ 425 milhões dos cofres públicos. Para as autoridades, os dois escândalos estão interligados. Há semelhanças principalmente no modo de operação do pagamento de propina por executivos da multinacional francesa Alstom a políticos e pessoas com trânsito no tucanato para obtenção de contratos vantajosos com estatais paulistas. Nos dois casos, os recursos circulavam por meio de uma sofisticada engenharia financeira promovida pelos mesmos lobistas, que usavam offshores, contas bancárias em paraísos fiscais, consultorias de fachadas e fundações para não deixar rastros. A partir dessas constatações, a PF e o MP conseguiram chegar ao topo do esquema. Ou seja, em nomes da alta cúpula do PSDB paulista que podem ter tido voz ativa e poder de decisão no escândalo que foi o embrião da máfia dos transportes sobre trilhos. São eles os tucanos Andrea Matarazzo, ministro do governo FHC e secretário estadual nas gestões Serra e Covas, Henrique Fingermann e Eduardo José Bernini, ex-dirigentes da Empresa Paulista de Transmissão de Energia Elétrica (EPTE). Serrista de primeira hora, Matarazzo é acusado de corrupção por ter se beneficiado de “vantagens oferecidas pela Alstom”. De acordo com relatório do MP, as operações aconteciam por meio dos executivos Pierre Chazot e Philippe Jaffré, representantes da Alstom no esquema que teria distribuído mais de US$ 20 milhões em suborno no País. É a chamada conexão franco-tucana.

Para avançar ainda mais nas investigações e conseguir esquadrinhar com precisão o papel de cada um no esquema, a procuradoria da República obteve judicialmente a quebra dos sigilos bancários e fiscais dos três líderes tucanos e de mais oito pessoas. Constam da lista lobistas, intermediários e secretários ou presidentes de estatais durante a gestão de Mário Covas (PSDB) em São Paulo. A ordem judicial também solicitou informações sobre o paradeiro dos dois executivos franceses. As investigações conduzidas até agora já produziram avanços importantes. Concluíram que parte da propina paga pela Alstom abasteceu os cofres do PSDB paulista. Documentos e depoimentos obtidos também já foram considerados suficientes para Milton Fornazari Júnior, delegado da Polícia Federal, estabelecer que as ordens dos executivos franceses Pierre Chazot e de Philippe Jaffré eram suficientes para convencer os mais altos escalões do governo estadual a conceder a Alstom vitórias em contratos superfaturados para o fornecimento de equipamentos no setor de energia. Eles usavam aquilo que um executivo da empresa francesa qualificou de “política de poder pela remuneração”.

Uma série de evidências demonstra que a máfia na área de energia serviu como uma espécie de embrião do cartel dos trens. Ao elencar os motivos do pedido de quebra de sigilo, o procurador da República Rodrigo de Grandis faz a ligação entre os dois esquemas ao destacar a existência de “contratos de consultoria fictícios utilizados para o pagamento, entre abril e outubro de 1998, quando a Alstom T&D (por meio do consórcio franco-brasileiro Gisel) e a Eletropaulo negociavam um contrato aditivo à obra de reforma e expansão do Metrô de São Paulo”.

Os métodos para acobertar os pagamentos de suborno utilizados pela Alstom se assemelham aos de outras empresas do cartel dos trens, a exemplo da Siemens. Como ISTOÉ mostrou em julho, a multinacional alemã, por meio de sua matriz ou filial brasileira, contratava as offshores uruguaias Leraway Consulting S/A e Gantown Consulting S/A, controladas pelos lobistas Arthur Teixeira e Sérgio Teixeira, falecido. Os irmãos ficavam encarregados de intermediar ou distribuir o dinheiro da propina. Porém, o número de empresas em paraísos fiscais usadas pela Alstom para encobrir o pagamento dos subornos pode ter sido bem maior. Pelo menos cinco já foram identificadas: a MCA, comandada por Romeu Pinto Júnior e com sede no Uruguai, a Taltos, a Andros, a Janus e a Splendore. Elas eram operadas pelos franceses Pierre Chazot e Philippe Jaffré, então executivos da Alstom, por meio de procurações. Eles abriam contas nos Estados Unidos e na Suíça e distribuíam os recursos. Foi através dessa engrenagem que o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e homem forte do governo Mário Covas, Robson Marinho, recebeu cerca de US$ 1 milhão em uma conta na Suíça. O montante encontra-se bloqueado pela Justiça do país europeu.

Se alguém preferisse receber no Brasil, os executivos da francesa Alstom também se encarregavam de fazer o caminho de volta por um doleiro. Em depoimento ao Ministério Público, Romeu Pinto Júnior confirmou que recebia os valores em notas e que o executivo Pierre Chazot “lhe ordenava entregar os pacotes com dinheiro em espécie a pessoas”. Porém, inacreditavelmente, declarou “que desconhece a identidade” daqueles que foram os destinatários dos polpudos envelopes. Parte do dinheiro que chegou às mãos de Romeu veio pelo doleiro Luiz Filipe Malhão e Sousa. Ele assumiu para as autoridades ter feito duas remessas de contas da MCA do Exterior para o Brasil. “A primeira no valor de US$ 209.659,57”, destaca documento do MPF. “A segunda no valor de US$ 298.856,47”, consta em outro trecho. A origem de ambas as operações era uma conta da MCA no banco Union Bacaire Privée, de Zurique, na Suíça.

Assim como outras empresas do cartel, o conglomerado francês também lavava o dinheiro da propina em território nacional. O esquema consistia em contratar empresas brasileiras que emitiam notas de serviços que nunca foram prestados. Em troca de comissão, os valores pagos eram repassados pelos contratados a políticos e servidores públicos, sempre seguindo as ordens dos executivos do grupo francês. Era esse serviço que a Acqua Lux Engenharia e Empreendimentos, com um único funcionário, desempenhava. “A principal origem de receitas (da Acqua Lux) advém de serviços prestados à Alstom T&D Ltda.”, destaca documento do MPF. “Os peritos verificaram a possibilidade de a empresa, nos anos 2000 e 2001, não ter prestado efetivamente serviços para a Alstom”, diz o MP em outro trecho. O proprietário da companhia, Sabino Indelicato, figura entre os indiciados pela Polícia Federal. Na Siemens, a encarregada dessa função era a MGE Transportes, dirigida por Ronaldo Moriyama. De acordo com uma planilha de pagamentos do conglomerado alemão, já revelada por ISTOÉ, a empresa alemã pagou à MGE R$ 2,8 milhões até junho de 2006. Desse total, pelo menos R$ 2,1 milhões foram sacados na boca do caixa por representantes da MGE para serem distribuídos a políticos e diretores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Também chama a atenção da Polícia Federal e do Ministério Público o fato de os dois escândalos utilizarem lobistas e consultores em comum. Um deles é Jorge Fagali Neto. Ex-secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo (1994) e diretor dos Correios na gestão Fernando Henrique Cardoso, Fagali Neto é conhecido pelo seu bom trânsito entre os tucanos. Seu irmão José Jorge Fagali foi presidente do Metrô na gestão de José Serra e é investigado pelo MP e pelo Tribunal de Contas Estadual por fraudar licitações e assinar contratos superfaturados à frente do estatal. Em 2009, autoridades suíças sequestraram uma conta conjunta com US$ 7,5 milhões de Fagali Neto com José Geraldo Villas Boas – também indiciado pela PF. A quantia depositada no banco Leumi Private Bank AG teve como origem o caixa da francesa Alstom. Agenda e e-mails entregues por uma ex-funcionária de Fagali Neto ao MP mostram que ele prestava serviços também a outras empresas da área de transporte sobre trilhos relacionadas ao cartel. Entre elas, a canadense Bombardier e Tejofran. O seu interesse pelo setor é tamanho que, por e-mail, ele recebeu irregularmente planilhas de um projeto ainda em desenvolvimento de Pedro Benvenuto, dirigente da Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo demitido nas esteiras das acusações. Em outra troca de mensagens com agentes públicos, Fagali Neto também mostra preocupação com a obtenção de financiamento junto ao Banco Mundial (Bird), BNDES ou JBIC para as obras das linhas 2 e 4 do Metrô paulista. Tamanha interligação entre os esquemas, segundo o Ministério Público e a Polícia Federal, não é mera coincidência.


ESTRADA REFORMADA NA REGIÃO DE SENHOR DO BONFIM ATENDE 250 MIL PESSOAS

O Governo do Estado entregou, neste sábado (5), o trecho de 43 quilômetros da BA-220 que liga o distrito de Igara, no município de Senhor do Bonfim, a Andorinha, a 430 quilômetros de Salvador. O governador Jaques Wagner e o vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, estiveram em Andorinha e inauguraram a estrada.

O trecho recuperado estava bastante danificado e recebeu nova pavimentação e sinalização. Com investimento de aproximadamente R$ 11 milhões, as obras foram realizadas pelo Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) e beneficiam cerca 250 mil moradores da região, possibilitando mais segurança e conforto aos usuários, além de melhores condições para desenvolver a economia local, baseada na agricultura e pecuária.

Nos últimos sete anos, foram asfaltados ou recuperados 7.340 km de estradas. "Estamos recebendo um empréstimo e, além desses 7.340 km, iremos fazer mais até o fim de 2014. É um trabalho que busca melhorar a vida da população e que é muito importante para o desenvolvimento do estado", disse o governador Jaques Wagner.

Otto Alencar lembrou algumas das regiões que já receberam obras. "A BA-220 é o principal elo rodoviário da região, que liga as BRs 407, 116, e 110. Já fizemos os trechos de Cícero Dantas, Fátima, Paripiranga, Euclides da Cunha para Aribicé, e agora Senhor do Bonfim para Andorinha. Já está em obras o trecho de Monte Santo a Pedra Vermelha". 

Para o motorista Francisco Oliveira, que mora em Andorinha, disse que "a cidade estava completamente isolada. A gente passava duas horas desviando de buracos para chegar aqui, agora gastamos 40 minutos".


Wagner acompanha ação de saúde em Bom Jesus da Lapa, onde dez mil pessoas receberão atendimento oftalmológicoDez mil pessoas, entre crianças do ensino fundamental, alunos do programa Topa e idosos da região de Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano, receberão atendimento oftalmológico até o próximo dia 18 e ainda poderão realizar cirurgias de catarata em caso de necessidade. Hoje pela manhã (4), o governador Jaques Wagner, em companhia do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acompanhou as ações do programa Saúde em Movimento promovido pela Secretaria Estadual da Saúde naquele município.


Wagner lembrou que o programa, inédito no Brasil, vem sendo realizado na Bahia há três anos, sendo recordista em consultas oftalmológicas e cirurgias de catarata. “Este ano o programa traz uma inovação – o emprego de carretas adaptadas, que facilita o atendimento porque dispensa uma estrutura física na cidade", destacou o governador. Outra inovação nesta edição é o atendimento a crianças do ensino fundamental, em parceria com o programa Saúde na Escola. "Depois dos exames, aqueles que precisarem já saem com seus óculos, o que evita problemas com o aprendizado. É a Bahia mais uma vez dando o exemplo", disse.O programa, iniciado em outubro de 2009, ganhou reconhecimento nacional, com metodologia copiada por outros estados, a exemplo do Acre e Pará. Já foram realizadas, por meio do Saúde em Movimento, 100,3 mil cirurgias de catarata e 320 mil consultas, abrangendo 415 municípios da Bahia.

Foto: Haroldo Abrantes/GovBA
Assessoria de Imprensa do Governador


sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Wagner inaugura, amanhã (5), estrada recuperada em Senhor do Bonfim e autoriza obras de abastecimento de água na região

O governador Jaques Wagner e o vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, inauguram, amanhã (5), às 10 horas, o trecho de 32 quilômetros recuperados da BA-220, que liga o distrito de Igara, no município de Senhor do Bonfim, a Andorinha, a 430 quilômetros de Salvador. Foram investidos R$ 11 milhões na obra, beneficiando 250 mil habitantes que vivem na região, possibilitando mais segurança e conforto aos usuários, além de melhores condições para desenvolver a economia local, baseada na agricultura e pecuária.

Durante a solenidade, Wagner assinará ordem de serviço para implantação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água da sede de Andorinhas, Senhor do Bonfim e Itiúba, além de povoados dos municípios. Na obra serão aplicados R$ 15,1 milhões provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Foto: Manu Dias/GovBA
Assessoria de Imprensa do Governador


CARAVANA DO SAÚDE EM MOVIMENTO ATENDE EM BOM JESUS DA LAPA ATÉ DOMINGO

O programa Saúde em Movimento disponibiliza, até domingo (6), em Bom Jesus da Lapa, no Oeste da Bahia, consultas e cirurgias oftalmológicas para moradores da região. A ação da Secretaria Estadual da Saúde foi acompanhada nesta sexta (4), pelo governador Jaques Wagner e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

"Estamos há três anos realizando este programa, que é inédito no Brasil. Ele é recordista em consultas oftalmológicas e cirurgias de catarata. Nesta temporada 2013/2014 ele evoluiu, com carretas adaptadas, que é uma inovação e facilita porque não precisa de uma estrutura física na cidade", afirmou o governador.

Também nesta edição o Saúde em Movimento atende as crianças do ensino fundamental, em parceria com o programa Saúde na Escola. De acordo com o governador, não é somente a área de saúde que terá benefícios. "Depois dos exames, aqueles que precisarem já saem com seus óculos, o que vai evitar problemas com o aprendizado. É a Bahia mais uma vez dando o exemplo".

A caravana do Saúde em Movimento vai circular por todo o estado.


domingo, 22 de setembro de 2013

MARINA SÓ SERÁ CANDIDATA PELO REDE: “SEM PLANO B”

A ex-senadora Marina Silva descartou neste domingo (22) a possibilidade de se filiar a um partido político já existente caso a sua nova legenda, a Rede Sustentabilidade, não seja criado até o dia 5 de outubro, prazo final para poder participar do pleito eleitoral de 2014. Segundo Marina, a candidatura no próximo ano é “uma possibilidade”. Ela disse não trabalhar com um “plano B” para manter o seu projeto político.

“Isso não existe. Temos um plano A, estamos confiantes na integridade do trabalho que fizemos , mobilizando milhares e milhares de pessoas, milhares de pessoas que assinaram e estão acompanhando o processo”, disse Marina ao final de uma reunião de dois dias da Comissão Nacional Provisória da Rede, em Brasília.

De acordo com Marina, cerca de 340 mil assinaturas já foram encaminhadas ao TSE e aguardam apenas a contagem para ser somadas às 102.707 já confirmadas pelo Ministério Público. Além disso, informou que outras 80 mil assinaturas estão em cartórios espalhados pelo país e devem ser encaminhadas ainda nesta semana ao TSE.

A ex-senadora negou que a direção da Rede avalie a possibilidade de entrar com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir a criação do partido, já que o processo no TSE ainda está em andamento. "Temos plena confiança de que haverá um julgamento justo [pelo TSE], porque a nossa demanda é justa", afirmou. 


domingo, 22 de setembro de 2013

PT TERÁ CANDIDATO PRÓPRIO EM PERNAMBUCO EM 2014

A decisão do governador pernambucano Eduardo Campos, do PSB, de entregar os cargos na máquina federal e concorrer à presidência da República em 2014 também tem implicações na política dos estados.

Em Pernambuco, por exemplo, o PT, que poderia apoiar um candidato do PSB, na hipótese de que Campos apoiasse a reeleição da presidente Dilma Rousseff, deverá lançar candidato próprio, que deve ser o ex-prefeito de Recife e deputado João Paulo (PT-PE). "Devemos trabalhar com candidatura própria", afirma o deputado Pedro Eugênio, presidente do PT pernambucano.

Com essa hipótese, perde força a eventual aliança com o PTB, que pretende lançar o senador Armando Monteiro (PTB-PE) para o governo do estado. O PSB, por sua vez, estuda lançar o secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, que tende a ser extremamente competitivo.


domingo, 22 de setembro de 2013

JOSIAS GOMES DESTACA EM PLENÁRIO, CRESCIMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA SUPERIOR NO BRASIL

O deputado federal Josias Gomes, do PT da Bahia, em discurso no plenário da Câmara dos Deputados, destacou o crescimento das matrículas em universidades federais, no Brasil. Segundo Josias, “os números refletem o esforço do governo Dilma em sequência ao que foi realizado pelo governo Lula”. Segundos os números, o total de alunos matriculados na educação superior brasileira ultrapassou a marca de 7 milhões em 2012. “Uma marca história e que supera os entraves postos pelo governo anterior ao de Lula no incentivo ao ensino superior público”, enfatizou Josias. 

Na sequência, a íntegra do discurso: 
“Senhor Presidente Senhoras e senhores deputadas e deputados 
Hoje trago um tema da maior importância para a educação brasileira. Mais uma boa notícia fruto do esforço que o governo da presidenta Dilma, dando sequência ao que foi realizado pelo ex-presidente Lula. Refiro-me aos resultados apresentados pelo Censo da Educação Superior 2012, mostrando que o Brasil teve mais de sete milhões de matrículas, ano passado, em universidades federais. Nos últimos 10 anos, dobrou, portanto, o total de matrículas nas Federais. 

O Censo revela que o total de alunos matriculados na educação superior brasileira ultrapassou a marca de 7 milhões em 2012. Uma marca história e que supera os entraves postos pelo governo anterior ao de Lula no incentivo ao ensino superior público. Os dados do Censo da Educação Superior 2012 foram apresentados nesta terça-feira (17) pelo Ministério da Educação. Não precisa falar do clima de entusiasmo que envolve os responsáveis pelas políticas educacionais no país.

De acordo com a pesquisa, nos últimos 10 anos, as matrículas dobraram, passando de 3,5 para 7,0 milhões de alunos. No período 2011-2012, as matrículas cresceram 4,4%, sendo 7,0% na rede pública e 3,5% na rede privada. As instituições de ensino superior privadas têm uma participação de 73,0% no total de matrículas de graduação. A rede pública superior de ensino cresceu 74% nos últimos 10 anos. Neste período, as matrículas na rede federal dobraram e, entre 2011-2012, cresceram 5,3% e já têm uma participação de 57,3% da rede pública, superando a marca de 1,08 milhão de matrículas. 

Dentre os estados brasileiros, 6 têm mais alunos matriculados em instituições públicas do que em instituições privadas: Paraíba, Santa Catarina, Tocantins, Roraima, Pará e Acre. Em São Paulo há mais de 5 alunos na rede privada para cada aluno na rede pública. Das 2.416 instituições de educação superior do Brasil, apenas 8% são Universidades e detêm mais de 54% dos alunos, são, portanto, grandes instituições. Por outro lado, as Faculdades têm uma participação superior a 84%, mas atendem pouco menos de 29% dos alunos. Os 7.037.688 alunos matriculados em cursos de graduação no Brasil estão distribuídos em 31.866 cursos, oferecidos por 2.416 instituições — 304 públicas e 2.112 particulares. 

O total de estudantes que ingressaram no ensino superior em 2012 chegou a 2.747.089. O número de concluintes, a 1.050.413. Há outros números, senhor presidente, senhoras e senhores deputadas e deputados. No período 2011-2012, as matrículas cresceram 3,1% nos cursos presenciais e 12,2% nos cursos a distância. Os cursos a distância já contam com uma participação superior a 15% na matrícula de graduação. Em 2012, mais de 63% dos alunos dos cursos presenciais de graduação estudavam à noite. As redes privada e municipal têm participação muito semelhantes. A rede federal concentra 70% da oferta no turno diurno, enquanto a rede estadual está mais próxima do equilíbrio na distribuição dos alunos entre turnos. 

Os impactos da expansão da educação superior podem ser observados a partir das características de escolaridade entre as gerações mais recentes no Brasil. Apesar de expressivos avanços entre gerações, considerando diferentes dimensões (renda, cor ou raça, sexo e região geográfica), fica claro que as políticas de inclusão em curso precisam ser mantidas e ampliadas para garantir igualdade de oportunidades educacionais para todos os brasileiros. O censo, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), é o instrumento de pesquisa sobre as instituições de educação superior, estudantes e professores. 

As estatísticas oferecem informações sobre ingresso, matrícula, concluintes, vagas e dados de financiamento estudantil, entre outras. Os dados do censo subsidiam o planejamento e a avaliação de políticas públicas, além de contribuir para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Índice Geral de Cursos (IGC). Assim, senhor presidente, senhoras e senhores deputadas e deputados, somente temos que nos regozijar com o grande momento que vive a Educação brasileira, revelando a nossa certeza de que as políticas para o setor vão continuar, no próximo período presidencial, para que o país, enfim, possa encontrar o verdadeiro caminho do desenvolvimento, que é o seu verdadeiro destino. Muito obrigado”. 

Ascom Deputado Josias Gomes


domingo, 22 de setembro de 2013

TJMG confirma: Aécio Neves é réu e será julgado por desvio de R$4,3 bilhões da saúde

Governador de Minas Gerais é acusado de não cumprir o piso constitucional do financiamento do SUS entre 2003 e 2008 
Por três votos a zero, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) decidiu que o senador Aécio Neves continua réu em ação civil por improbidade administrativa movida contra ele pelo Ministério Público Estadual (MPE).

Aécio é investigado pelo desvio de R$ 4,3 bilhões da área da saúde em Minas e pelo não cumprimento do piso constitucional do financiamento do sistema público de saúde no período de 2003 a 2008, período em que ele foi governador do estado. O julgamento deverá acontecer ainda esse ano. Se culpado, o senador ficará inelegível.

Desde 2003, a bancada estadual do PT denuncia essa fraude e a falta de compromisso do governo de Minas com a saúde no estado. Conseqüência disso é o caos instaurado no sistema público de saúde, situação essa que tem se agravado com a atual e grave epidemia de dengue.

Recurso
Os desembargadores Bitencourt Marcondes, Alyrio Ramos e Edgard Penna Amorim negaram o provimento ao recurso solicitado por Aécio Neves para a extinção da ação por entenderem ser legítima a ação de improbidade diante da não aplicação do mínimo constitucional de 12% da receita do Estado na área da Saúde. Segundo eles, a atitude do ex-governador atenta aos princípios da administração pública já que “a conduta esperada do agente público é oposta, no sentido de cumprir norma constitucional que visa à melhoria dos serviços de saúde universais e gratuitos, como forma de inclusão social, erradicação e prevenção de doenças”.

A alegação do réu (Aécio) é a de não ter havido qualquer transferência de recursos do estado à COPASA para investimentos em saneamento básico, já que esse teria sido originado de recursos próprios. Os fatos apurados demonstram, no entanto, a utilização de valores provenientes de tarifas da COPASA para serem contabilizados como investimento em saúde pública, em uma clara manobra para garantir o mínimo constitucional de 12%. A pergunta é: qual foi a destinação dada aos R$4,3 bilhões então?

Revista Forum


sábado, 21 de setembro de 2013

Aliados admitem que preferência é do PT na indicação de Wagner para 2014Embora reconheçam a legitimidade da pré-candidatura do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PDT), ao governo da Bahia, nas eleições estaduais de 2014, líderes de partidos da base aliada ao governador Jaques Wagner (PT) destacam a preferência do Partido dos Trabalhadores em liderar a cabeça de chapa. Dirigentes de siglas que apoiaram a reeleição ao quarto mandato de Nilo, no comando da Casa Parlamentar, responderam a declaração do pedetista de que eles teriam predileção pela sua postulação a um nome do PT.


Líder do PSD, segunda maior bancada da AL, Otto Alencar negou que tivesse preferência em meio aos nomes da base, colocados para o Palácio de Ondina. “Não faço acepção de ninguém, não incluo e nem excluo ninguém. Todos estão qualificados, têm currículo e interesse legítimo de suceder o governador, mas o PT, por ter o governador, ter a presidente da República, ser o maior da base tem maior legitimidade”, afirmou. Otto ponderou que Nilo está fazendo o papel dele no processo. “Tem o trabalho dele, é respeitado, é aliado e tem demonstrado correção com o governador e o grupo, mas não vou escolher nem excluir nenhum candidato. Estou aguardando a decisão do comandante que é o governador”, disse o pessedista, cacifado entre um dos nomes para a sucessão.

Presidente estadual do PP, o deputado federal Mário Negromonte destacou a relação de amizade com Nilo, com quem já dividiu no passado as hostes tucanas, mas não quis colocar o nome do pedetista como prioritário. “Marcelo Nilo é um grande amigo, um grande político, que tenho uma admiração muito grande, mas o condutor desse processo é o governador Jaques Wagner. Se ele apontar que é Marcelo vou fazer campanha para ele com muita honra”. No entanto, o dirigente do PP frisou a naturalidade do PT ter a liderança. “O PT tem o governador, o maior numero de deputados estaduais, federais, vereadores e prefeitos. Tem toda a preferência. A gente sabe que o governador tem preferência maior pelo PT”, disse ele que já pleiteou espaço na chapa. “A preferência é pelo senado, mas o cavalo passando selado nós montamos”, acrescentou se referindo também a possibilidade de obter a vice.

PCdoB defende unidade da base
O discurso “criterioso” de importância da unidade foi usado pelo presidente estadual do PCdoB, deputado federal Daniel Almeida. “Nós temos por ele a mesma preferência que temos pelos outros seis a oito nomes citados. Reconhecemos a legitimidade, o PCdoB também pleiteia espaço na chapa apesar de não colocar nenhum nome ao governo, mas acho que deve haver muito mais interesse pela unidade. Nenhum tem força eleitoral para ganhar sozinho. Não temos veto a Nilo, mas não existe manifestação de preferência”, afirmou, frisando em seguida que “o PT tem mais argumento e mais força do qualquer outro”.

Recém-chegado na base estadual, o líder do PSC, Eliel Santana, foi o único que sinalizou uma suposta preferência por Nilo. O PT alega que é o maior partido, mas quando se faz a somatória dos outros partidos da base é maior. Não importa que seja do PT ou de outro, mas que seja aquele que mais agregue”, disse. Santana confessou que já conversou com Nilo sobre o assunto. “Marcelo é um homem que persegue o objetivo político e tem facilidade, pois sabe falar a língua do sertanejo, do homem do interior”, ressaltou. Seguindo a “lógica” já reiterada de que o PT tem a prioridade, o presidente estadual da sigla, Jonas Paulo minimizou a estratégia do dirigente da Assembleia.

Lílian Machado
Tribuna da Bahia


sábado, 21 de setembro de 2013

Partido de Marina tem 20% das assinaturas necessárias para registro, diz Ministério Público EleitoralEm parecer enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Ministério Público Eleitoral disse hoje (20) que o partido Rede Sustentabilidade, fundado pela ex-senadora Marina Silva, tem apenas 20% das assinaturas necessárias para obter registro no tribunal. Para disputar as eleições do ano que vem, o partido precisa ser aprovado pelo TSE até o dia 5 de outubro.


No parecer, o vice-procurador eleitoral, Eugênio Aragão, afirma que a legenda da ex-senadora teve validadas 102 mil das 483 mil assinaturas de apoiadores em todo o país. “O partido cujo registro se pretende ainda não demonstrou o implemento do requisito de caráter nacional’, diz o vice-procurador.

Para obter registro, o partido precisa validar 483 mil assinaturas, o que corresponde a 0,5% dos votos registrados na última eleição para a Câmara dos Deputados. Também é exigido que as assinaturas tenham sido colhidas em pelo menos nove estados.

De acordo com a legislação, a Rede Sustentabilidade deve validar as assinaturas restantes até 5 de outubro, um ano antes do primeiro turno das próximas eleições. No entanto, a possiblidade de a ex-senadora ficar sem partido para disputar o pleito do ano que vem não compromete a participação da legenda em eleições futuras, ressalta Aragão.

“A diminuição que eventual e episódica não participação [da Rede Sustentabilidade] representa ao regime democrático constitucional é ínfima – se é que existe – comparada com o dano que causaria o deferimento definitivo para todos pleitos seguintes de registro de partido
sem efetivo âmbito nacional comprovado”, destaca o vice-procurador.

O pedido de registro do partido foi protocolado no dia 26 de agosto no TSE. Segundo Marina Silva, os cartórios eleitorais estão atrasando os procedimentos e anularam assinaturas sem justificativa.

André Richter
Repórter da Agência Brasil


sábado, 21 de setembro de 2013

JUAZEIRO BA: PREFEITO ISAAC CARVALHO VISITA OBRAS DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA

O prefeito Isaac Carvalho, acompanhado do vice-prefeito Irmão Francisco e comitiva, visitaram na manhã desta sexta-feira (20) as obras de construção da unidade do Instituto Federal da Bahia (IFBA), uma grande conquista do Governo Municipal para a educação pública de Juazeiro, com investimentos que ultrapassam 9 milhões de reais. De acordo com o engenheiro responsável, Rediandro Machado, a obra está em ritmo satisfatório. “Já concluímos 48% das construções, e a partir dos próximos dias vamos aumentar o nosso efetivo, que passará de 102 para 160 operários, o que vai acelerar ainda mais o andamento das obras”, informou o engenheiro. A Unidade do IFBA de Juazeiro contempla a construção de um pavilhão acadêmico com 12 salas de aula, 10 laboratórios, biblioteca, salas de áudio-visual, auditório, setor administrativo, prédio de apoio, guarita, restaurante e um ginásio poliesportivo.

“As obras estão bastante avançadas, é uma excelente estrutura que vai contribuir para educação do nosso município. Nosso Governo está investindo forte tanto na educação básica, que é tarefa do município, como na educação técnica e superior, articulando com os governos Estadual e Federal para viabilizar investimentos como o IFBA”, ressaltou o prefeito Isaac Carvalho. O prefeito lembrou ainda de mais uma conquista importante para o município, a instalação da Unidade do Senai, divulgado esta semana. “Fizemos toda a gestão necessária junto ao governo do Estado e Federal para criarmos ambientes que possibilitassem essas condições, ampliando o sistema na região, porque entendemos que toda cidade para se desenvolver precisa de mão de obra qualificada”, destacou Isaac.

A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Célia Regina Carvalho evidenciou a geração de emprego e renda, com a construção de várias obras públicas que estão sendo executadas no município. “Através do IFBA atenderemos as demandas educacionais de três territórios do Sertão Baiano e, vale frisar que, com as construções de vários equipamentos públicos como, creches, quadras cobertas, duas grandes obras do Minha Casa Minha Vida, estamos gerando emprego e desenvolvimento para Juazeiro e região”, destacou Célia Regina. O secretário de Educação e Esportes, Cleriston Andrade lembrou que no primeiro momento, o Campus de Juazeiro irá atender cerca de 1500 estudantes. “Juazeiro está sendo contemplada com uma excelente estrutura de educação, que vai oferecer cursos técnicos e superior em diversas áreas. Além de gerar empregos na área de educação, através de concurso público”, finalizou o secretário.

Por Emanuelle Lustosa/PMJ


segunda-feira, 16 de setembro de 2013

ADVOGADOS DE ISAAC E IRMÃO FRANCISCO ENTRAM COM RECURSOAdvogados do Prefeito Isaac Carvalho e do vice Irmão Francisco entraram com recurso nesta segunda-feira (16), em Juazeiro, pleiteando ao Juiz Ednaldo Fonseca a revisão da sentença de cassação dos mandatos. Os advogados juntaram documentos que comprovam ter a Oposição induzido o Magistrado ao erro nos três motivos apontados na Sentença para cassação dos mandatos.


Sobre a alegação de que o Prefeito se beneficiou de matérias veiculados no Site Oficial da Prefeitura, a defesa pede a nulidade do processo porque os agentes públicos responsáveis pelo Site não foram ouvidos para saber se ele estava funcionando. Com relação a demissão de funcionários, os advogados demonstraram que a Oposição listou nomes de pessoas que exerciam cargos comissionados, que podem ser desligados a qualquer momento, “induzindo à Justiça a um erro grave”.

Com relação aos vinte adesivos juntados com slogan “tô com o vaqueiro de novo”, os advogados apontam dois problemas: “a Oposição não provou que o Prefeito mandou fazer os adesivos, nem consegue provar a potencialidade do caso”, ou seja, a força de vinte adesivos para mudar o resultado da eleição.

Caso o recurso não seja aceito em Juazeiro, os advogados recorrerão ao Tribunal Regional Eleitoral, em Salvador. Os advogados estão otimistas com o recurso e com a garantia da normalidade administrativa, uma vez que a medida garante a permanência do Prefeito no cargo até o julgamento final do processo.

Ascom PMJ


segunda-feira, 16 de setembro de 2013

JUAZEIRO BA: MUNICÍPIO PODERÁ TER UM NOVO PREFEITO ESTE ANOPor trás da cassação do prefeito de Juazeiro, Bahia, Isaac Carvalho (PCdoB) e de seu vice, Irmão Francisco (PT), ocorrida na ultima sexta-feira(13) o ciclo político no município começa a mudar. A reportagem do Ação Popular fez uma análise minuciosa da situação.


01 – Na quarta-feira (11) a justiça inocentou Carvalho em duas acusações, a sua assessoria divulgou matéria como se ele estivesse imune de outros problemas e elogiou a posição da justiça. O conteúdo da matéria deixou a oposição irritada.

02 – Em 10 de setembro o Ação Popular lança matéria informando a decisão da Justiça Federal que cassou os direitos políticos do ex-prefeito Joseph Bandeira (sem partido) por três anos. Nos corredores e gabinetes da Prefeitura o brilho nos olhos de determinados funcionários estavam estampados de alegria. Informações levantadas pelo Ação Popular, Bandeira já recorreu da decisão.

03 – Em contato com o advogado Pedro Cordeiro, a reportagem foi informada que o principal processo iria sair da gaveta a qualquer momento.

04 – Sexta-feira 13, dia de halloween, todos os veículos de comunicações divulga a decisão da Justiça Eleitoral que cassa os direitos políticos do prefeito Isaac Carvalho e do do vice, Irmão Francisco (PT) por oito anos. A justiça que antes era considerada competente passa a ser odiada com acusações de que teria sido ‘induzida ao erro’. A determinação judicial deixou os isaquistas abalados, inclusive prestadores de serviços, contratados, ocupantes de cargos de confiança e o próprio prefeito que não teve condições de ir a imprensa tentar acalmar o seu eleitorado e parceiros.

05 – No mesmo dia à noite em um dos bares na Orla a reportagem encontrou com alguns ocupantes de cargos de confiança com a fisionomia abalada. Eles sabiam que a partir daquela sexta feira 13 o tempo começa a escurecer.

06 – Nas emissoras de rádio e redes sociais era destacado o fato. No programa de Geraldo José, Transamérica, o desespero da administração estava estampado no comportamento do assessor de comunicação Fernando Veloso. Ele perdeu o equilíbrio com as colocações de alguns ouvintes que opinaram sobre o fato,e ainda, com a entrevista do advogado Pedro Cordeiro.

07 – No final da tarde da mesma sexta-feira 13, Joseph Bandeira, Marcio Jandir e Wank Medrado se reuniram na UNEB para traçarem os próximos passos.

08 – Depois da decisão da justiça local, começaram as horas de agonia e desespero da administração em tentar reverter à situação no Tribunal Regional através de liminar. Até a manhã desta segunda-feira (16) o quadro continua o mesmo.

09 – Caso a justiça mantenha a decisão os planos de Isaac para 2014 poderão ire por ‘água abaixo’. Ele chegou a firmar parceria com alguns ex-prefeitos derrotados e condenados nas cidades vizinhas pelo Tribunal. Em troca, os condenados teriam como objetivo apoiar a candidatura do ex-cunhado e braço forte da administração, Plácido Alexandre para deputado estadual. O ex-prefeito de Sento Sé, Juvenilson Passos está ocupando uma das secretarias. Outro que não sai da sombra de Isaac é o ex-prefeito de Uauá, Jorge Lobo.

Devido a quantidade de gestores e ex-gestores denunciados por pratica de improbidade administrativa e outros atos, não será novidade para a imprensa divulgar a qualquer momento que um deles tenha sido preso, inclusive no sertão de pernambucano.

Ainda com relação a 2014, quem está altamente preocupada é a cúpula do PCdoB que tem o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) como representante da região. Na eleição passada, Daniel obteve mais de 10 mil votos em Juazeiro, caso seja confirmada a decisão da justiça o seu quadro eleitoral pode mudar. Mas se o partido lançar candidato e vencer as eleições, a coisa pode melhorar, mas para isso terá que contornar os desgastes.

Um provável candidato a deputado federal que pode causar grandes estragos aos comunistas isso se for Pedro Alcântara. Ele é ágil, astuto, não deixará por nada em aproveitar da oportunidade para afastar quem o prejudicou.

10 – Se o Tribunal manter a decisão local o presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Alcântara Filho (PR) assumirá interinamente o cargo por três meses até a justiça marcar um novo pleito. Em determinados lugares, Pedro Filho já afirmou que é candidato a prefeito caso tenha uma nova eleição.

Na sexta, Ele já fez o seu primeiro ato representando o Executivo Municipal quando participou da solenidade de entrega do Título de Cidadão Juazeirense ao comandante da Policia Militar, Tenente Carlos Alberto Neves da Silva.

11- Desde os primeiros meses da administração Isaac – no primeiro mandato –, os espaços políticos do ex-deputado Pedro Alcântara foram sufocados. Em menos de dois anos a direção de Mercado do Produtor foi tirada a força para ser entregue ao PCdoB. A ex-vice-prefeita Maria Goreti não tinha autonomia, até a secretaria de Ação Social, ocupada por Pedro Filho foi desocupada.

Nos bastidores o clima piorou nas eleições de 2010 de deputado. O compromisso de Isaac para com a eleição de Pedro Alcântara não foi o esperado porque outro candidato do mesmo partido do gestor tirou os votou que poderia eleger Pedro.

Enquanto isso, Pedro pai demonstrava sua fúria em determinados lugares público da cidade.

12 – Tudo leva a crer que Pedro Pai estava confiante na condenação de Isaac Carvalho, mesmo antes do processo ser julgado. Ele pediu demissão da SERIN para ficar perto do filho, hoje prefeito.


13 – Já se comenta nos bastidores que Pedro Filho demonstra não ser conivente com os possíveis erros praticados pela administração Isaac Carvalho, mesmo porque ele pode sofrer as consequências exigidas pela justiça caso venha a assumir. Uma equipe já está sendo organizada para não pisar em ‘campo minado’.

14 – A determinação da justiça abalou as paredes do Governo Wagner, dos diretórios nacional e regional do PCdoB, e ainda, dos aliados em Brasília. A presidente Dilma e o Governador da Bahia tem Isaac como um ‘forte’ parceiro. Até a programação do carnaval pirotécnico eleitoral de 10 dias já estava sendo organizado para atrair a atenção da grande cúpula.

15 – A ‘maldição do poder’ em Juazeiro está deixando muita gente com a corda no pescoço. O primeiro foi Joseph Bandeira que enfrenta 18 processos na justiça, sendo condenado e sempre recorrendo o que lhe possibilita ser candidato nas eleições de 2014 para deputado federal. Outro que enfrenta problemas é o ex-prefeito Misael Aguilar que por pouco não foi detido pela Policia Federal na Operação ‘Boca de Lobo’. O processo de Misael ainda não foi concluído o que pode gerar mais problemas.

Outro que não escapou foi o deputado estadual Roberto Carlos que reponde a algumas acusações investigadas pela Polícia Federal desencadeada na operação ‘Detalhes’. E para acabar com o ‘fuá’ chegou a vez de Isaac Carvalho. Diante da situação, Isaac pode sofrer outros processos referentes a denuncias de casos de improbidades administrativas a exemplo do que foi denunciado no Ministério Público Federal, em Petrolina, pelo vereador José Carlos Medeiros (PV). Alguns isaquistas achavam que ele estaria imune de qualquer problema por ser aliado dos governos Federal e Estadual, hoje estão atordoados.

16 – Novo ciclo político começa a se formar. Da oposição que ainda tem votos para mudar o quadro é Joseph Bandeira. Caso haja uma nova eleição para prefeito ele não pode concorrer. Já se cogita nos bastidores o seu apoio ao deputado estadual Roberto Carlos mesmo conversando com outras lideranças oposicionistas. Caso isso venha a se confirmar, Bandeira irá enfrentar várias complicações na formação de palanque para 2014 a exemplo do Deputado ser ‘fiel’ ao Governador Wagner e a Presidente Dilma. Caso o PDT faça uma aliança com o PSB lançando o senador Cristovam Buarque como vice de Eduardo Campos, as coisas podem mudar. Neste novo embate político para afastar de uma vez o ‘Vaqueiro’ do poder, tudo pode acontecer, inclusive a formação de uma frente entre Misael, Jorge Khoury, Marcio Jandir, Wank Medrado e Bandeira.

A filiação partidária de Bandeira ainda não foi definida, mas uma coisa é certa: ele não sobe no palanque do PT em 2014.

Fonte: Ação popular


segunda-feira, 16 de setembro de 2013

BACIA DO JACUÍPE BA: GOVERNO PROMOVE AÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DO SEMIÁRIDO

Infraestrutura hídrica, reservatório para alimentação animal e mecanização agrícola foram as principais ações que o governo da Bahia entregou para os municípios do Território Bacia do Jacuípe, durante evento em Ipirá, nesta segunda-feira (16). O conjunto visa ao desenvolvimento do semiárido e à melhoria das condições de vida da população da zona rural. Representaram o governo baiano os secretários Rui Costa (Casa Civil) e Robinson Almeida (Comunicação Social).

Para o abastecimento de água, foi autorizada a implantação de dois novos sistemas, beneficiando 324 pessoas das localidades de Laje e Santo Antônio, no município de Serra Preta, numa intervenção com investimento de R$ 190 mil.

A entrega de 230 mil mudas de palma, via programa Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar, beneficiou agricultores familiares de toda a região. Cada um recebeu mil mudas para o plantio adensado. O agricultor de Ipirá, José Mascarenhas, conhecido como Zequinha, comemorou a entrega. “Quem não tem palma e mandacaru não consegue alimentar seu gado. Minha terra está pronta para receber as mil mudas”.

Rui Costa, que coordena as ações de convivência com o semiárido, falou sobre as frentes de atuação que o governo promove para o desenvolvimento da região. “Essas medidas consolidam o trabalho em prol da convivência. Estamos preparando os agricultores familiares para que eles tenham condições de continuar a produzir em períodos de estiagem”.

Um conjunto de máquinas composto por retroescavadeira, pá-carregadeira, escavadeira hidráulica e caminhão-caçamba beneficiou o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe, presidido pelo prefeito de Quixabeira, Eliezer Costa. As máquinas vão para os 14 municípios do território. Para esta compra, o governo investiu R$ 1,5 milhão.

Também foram entregues 126 títulos de regularização fundiária para agricultores familiares. E ainda um trator (R$ 72 mil) para a Cooperativa Agroindustrial de Agricultura Familiar e Reforma Agrária de Ipirá, beneficiando 480 famílias. “Este trator nos ajuda, porque muita gente não tem recurso para arar a terra. O trator vai aumentar a nossa capacidade de atendimento”, destacou o presidente da cooperativa, José Raimundo Santana.

Ascom - Casa Civil


segunda-feira, 16 de setembro de 2013

JUAZEIRO BA: “APESAR DA SITUAÇÃO, A GENTE CONTINUA NO CARGO E TRABALHANDO”, DIZ ISAAC CARVALHOApesar da notícia da cassação do mandato, o prefeito de Juazeiro, Isacc Carvalho (PCdoB), continua sua agenda administrativa normalmente. Nesta segunda-feira (16), o prefeito que está em Brasília, participou, através do telefone, do programa Bastidores do Noticia.


O Prefeito aproveitou a oportunidade e comentou o processo de cassação do seu mandato.
Ele agradeceu a população pelo apoio e reafirmou a sua confiança. “A oposição está fazendo um tumulto, mas a gente está recorrendo. O juiz foi induzido a erro pela oposição, a gente está com todas as provas [...] Os trabalhos continuam, apesar da situação, a gente continua no cargo e trabalhando, não houve nenhum desvio de conduta”, disse.

Obras
O prefeito, que está acompanhado do secretário Juvenilson Passos, destacou que na pauta de reunião com o vice-governador está a BA 210, que liga Sento Sé a Curaçá, e a recuperação do trecho que liga o mercado do produtor a sobradinho.Isaac destacou que vai ter várias reuniões com o vice-governador da Bahia e secretários, para dar adiantamento a várias obras aqui da região.

Além do secretário, o prefeito também está acompanhado do ex-deputado Pedro Alcântara e vão se reunir com o secretário de saúde. Ele aproveitou a oportunidade para parabenizar o colega que voltou a atuar como médico no programa Mais médicos da presidente Dilma.

Ainda na entrevista, o prefeito falou sobre algumas obras que estão paradas na cidade, a rodovia salitre e a Travessia Urbana. Segundo o prefeito a rodovia está sendo tratada com a Codevasf, já que a empresa que ganhou teve dificuldades para continuar a obra, então vai ter que ser realizado um novo processo de licitação. “Mas é como eu digo sempre, tem obra da Codevasf parada, obras do governo federal e do município que dá problemas, obras públicas tem dessas coisas, não é como obra privada que se o pedreiro der problemas você demite e contrata outro amanhã, tem que fazer uma nova licitação para contratar um nova empresa, mas a obra está assegurada”, destacou.

Sobre a Travessia Urbana, Isaac assegurou que as coisas estão acontecendo e as providencias já estão sendo tomadas.

Farnésio Silva


sexta-feira, 23 de agosto de 2013

SIEMENS APONTOU PROPINAS TAMBÉM EM ENERGIA E SAÚDE

O esquema de propina a autoridades do governo de São Paulo e do Distrito Federal não se limitava ao setor de transporte sobre trilhos, de acordo com denúncias da Siemens. A multinacional alemã, que revelou práticas de corrupção em licitações do Metrô e trens, também apontou formações de cartel em outras duas áreas pelas quais a empresa trabalhava diretamente com o governo.
"Esse tipo de prática não é privilégio da divisão de transportes. Elas também são comuns nas áreas de transmissão e distribuição de energia, geração de energia e na divisão de sistema de saúde, que trabalham com empresas públicas", diz o trecho de uma carta anônima enviada de um ex-executivo ao ombudsman da companhia, na Alemanha, e a autoridades brasileiras.
Datada de junho de 2008, a carta de cinco páginas, 77 tópicos e seis anexos, como revelareportagem do jornal O Estado de S.Paulo desta sexta-feira 23, levou a investigações sem precedentes no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Os investigadores concluíram que a rotina denunciada no documento envolve fraudes em concorrências públicas e pagamentos de propinas a autoridades brasileiras.
"É impressionante observar que, apesar de todos os escândalos e consequências para toda a companhia, a Siemens Brasil continua pagando propinas no Brasil para conseguir contratos lucrativos", diz ainda o denunciante. Em São Paulo, a Siemens tem diversos contratos com a Cesp, do setor de energia. Mas há também negociações com empresas de outros estados, como Furnas, Chesf e Eletronorte, controladas pela Eletrobras.
Para os investigadores, não há dúvidas sobre a veracidade das denúncias, uma vez que outras informações reveladas na carta foram confirmadas por seis ex-executivos da Siemens que firmaram um acordo de leniência com o Cade em maio desse ano. Além do cartel nos transportes, o Conselho apura possível violação à competição no setor energético, investigação instalada em 2006 e não concluída. A formação de cartel na venda de transformadores de distribuição de energia elétrica teria causado prejuízo de ao menos R$ 1,7 bilhão a empresas públicas do setor entre 1988 e 2004.
Apesar de não citar nomes de políticos ou esferas de governos, a tese de que seria praticamente impossível o governo estadual não saber de fraudes em compras bilionárias se mantém em outras áreas, além dos trens. No caso das denúncias sobre o setor de transporte, o governador Geraldo Alckmin garantiu que nada sabia e fez questão de frisar que o Estado é "vítima" caso seja comprovado o cartel. Será que ele e seus antecessores tucanos não sabiam também das práticas nos demais setores denunciados pela Siemens?

CASA NOVA BA: 25ª CIPM PRENDE ASSALTANTE NO CENTRO DA CIDADE


sexta-feira, 23 de agosto de 2013

IBOPE: APROVAÇÃO AO GOVERNO DILMA SOBE DE 31% PARA 38%

A avaliação positiva do governo da presidente Dilma Rousseff (PT) recuperou parte da aprovação perdida após as manifestações populares de junho. Pesquisa Ibope/Estado divulgada nesta sexta-feira (23), mostra que a taxa de ótimo/bom do governo cresceu de 31% para 38% desde 12 de julho. Ao mesmo tempo, as opiniões de que o governo é ruim ou péssimo caíram de 31% para 24%. A avaliação de que o governo é "regular" permaneceu em 37%. Apenas 1% não soube ou não quis responder.

A recuperação ocorreu principalmente no Sul e no Sudeste, onde as taxas de aprovação cresceram 12 e 11 pontos porcentuais, respectivamente. Para a CEO do Ibope Inteligência, Marcia Cavallari, a recuperação de parte da popularidade de Dilma está relacionada ao refluxo das manifestações de rua, principalmente no Sudeste. "Os protestos diminuíram de tamanho e de alvo. A presidente não está mais no foco das manifestações", afirma Marcia. Ajudou também a melhoria de alguns indicadores econômicos, como a redução da inflação e do desemprego, e o aumento da confiança do consumidor.

Em comparação com os números divulgados pelo Datafolha há duas semanas, a aprovação ao governo foi de 36% para 38%. A pesquisa Ibope-Estado foi feita entre os dias 15 e 19 de agosto. Foram 2.002 entrevistas face a face, feitas na residência dos entrevistados. A pesquisa foi feita em 143 municípios de todas as regiões do Brasil. Sua margem de erro máxima é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos, num intervalo de confiança de 95%.


ILHA DO FOGO SERÁ REABERTA AO PÚBLICO NESTE SÁBADO (24)


quinta-feira, 22 de agosto de 2013

CASA NOVA BA: VEREADOR GILMAR DO PT ENALTECE TRABALHO DA IGREJA E ASA

O vereador Gilmar da Silva Souza (Babá) do PT de Casa Nova Bahia, na sessão da ultima terça-feira (20), fez um pronunciamento na Câmara de Vereadores; Na oportunidade reconheceu e enalteceu o trabalho da Diocese de Juazeiro,da Paróquia de Casa Nova e da ASA no programa de implantação de cisternas desenvolvido no interior do município. O vereador fez uma descrição de militantes que contribuíram na construção das cisternas, agradecendo a todos pela iniciativa de ajudarem a  amenizar os efeitos da seca, especialmente no tocante ao abastecimento humano. Aproveitando a oportunidade descreveu os investimentos feitos em Casa Nova pelos governos do PT: LULA, Dilma e Wagner.

Leia o discurso na integra:
Excelentíssimo Sr. Presidente, Srs. Vereadores, Sra. Vereadora, plateia aqui presente, funcionários desta casa e todos os casanovenses.

O motivo que me traz aqui a esta Tribuna é para falar, sobre a visita do governador Jaques Wagner a Casa Nova, visita esta que se traduziu no anúncio de investimentos naquilo que é a maior carência do povo do interior de Casa Nova: o abastecimento de água.

A questão da falta de água é um problema antigo no nordeste e em especial de Casa Nova. Vale lembrar, em nossa região, a campanha promovida pela Igreja Católica: NENHUMA FAMÍLIA SEM ÁGUA, que se iniciou no século passado. As verbas vinham de ONGs, doações diversas, rateio de despesa entre a comunidade, era um sonho ver toda casa do interior com uma cisterna para abastecimento humano.

Quisera Deus e o povo brasileiro que um nordestino fosse eleito Presidente da República, Lula do PT, encampou a campanha de financiamento de construção de cisternas e Casa Nova tem milhares de cisternas construídas no interior através do trabalho sério, honrado e justo da ASA de CASA NOVAcom participação e contribuição de pessoas que se dedicam a mobilização das comunidades do interior a exemplo de irmã Helena que tanto serviços prestou a esta cidade; outros abnegados como os companheiros Anderson, Gorete, Raimundo Doca , seu Antonio que há anos trabalham no interior para atender a população. É justo que esta casa reconheça a dedicação e o trabalho destes militantes dedicados.

Para felicidade de toda Casa Nova os governos petistas de Wagner e Dilma anunciam a construção de mais de três mil e quinhentas cisternas no interior, investimentos nunca antes realizado. Portanto, assim que se trabalha atendendo aos mais necessitados, ouvindo a população.

Também foi dado ordens de serviços para construção de adutoras no interior levando água a várias comunidades, um investimento no valor de 17,2 milhões de reais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que vai gerar renda e emprego para o povo casanovense.

Tenho certeza que Casa Nova está agradecida e novos investimentos virão. 

Quero lembrar outros investimentos feitos pelos governos federal e estadual:
1. recuperação da rodovia que liga Casa Nova a Remanso;
2. a eletrificação rural que já beneficiou milhares de famílias;
3. o parque eólico de Casa Nova;
4. a ponte da estrada do Riacho Grande (uma obra esperada a mais de quarenta anos);
5. o Programa Minha Casa Minha Vida;
6. recuperação de várias estradas no interior;
7. doação de duas máquinas para a prefeitura desenvolver trabalhos no interior;
8. barragens, 6 quadras poliesportiva, 6 creches, SAMU e ônibus escolares;

SR. PRESIDENTE – Isso eu acho importante. O Vereador falar aqui, nos investimentos, fiscalizar a aplicação dos recursos públicos, por sinal estive no Tribunal de Contas e na próxima semana estarei prestando informações para toda a população saber como está sendo gasto o dinheiro do município.

Por ultimo coloco meu mandato a serviço e como porta voz das associações sindicatos, clubes de serviços e movimentos sociais pra que através deste vereador possa encaminhar suas reivindicações aos governos municipal, estadual e federal.


Boa noite a toda a população

Bahia: Ações da Codevasf beneficiam associações no interior de Abaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário