quinta-feira, 17 de abril de 2014

Adab reúne coordenadores e estabelece estratégias para a Vacinação contra a Aftosa

Promover a troca de experiências e estabelecer estratégias para a 1ª Etapa de Vacinação contra a Febre Aftosa na Bahia foram os objetivos da reunião promovida pela Diretoria de Defesa Sanitária Animal da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri). O encontro aconteceu na quarta e quinta-feira, 09 e 10 de abril, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em Feira de Santana, e contou com a presença dos diretores, 15 coordenadores regionais e gerentes técnicos da agência.

O Coordenador do Programa de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa na Bahia, Antônio Lemos Maia Neto, pediu aos coordenadores e gerentes que intensifiquem os esforços, além de alertar os criadores sobre os impactos e riscos econômicos que a febre aftosa pode causar. A instrução é vacinar bem e não perder o prazo de declaração. “Não deixe para última hora, evite as aglomerações nos escritórios da Adab no final da campanha, quanto mais cedo vacinar e declarar, menos transtornos ocorrerão”, informou Maia.

Este ano a Bahia irá realizar a sorologia para comprovar ausência de circulação viral nos rebanhos bovídeos do Estado, sendo esta, uma ferramenta oficial exigida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para manter o Status Sanitário do País junto aos organismos internacionais. Concomitantemente também será feito a sorologia para verificar a eficiência vacinal nos animais jovens de 6 meses as 24 meses com o objetivo de verificar a eficiência da vacinação realizada pelos produtores nas propriedades, bem como a resposta nos animais.

O diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal, comentou que este ano a Adab irá avaliar a eficiência vacinal e circulação viral no Estado, que vai resultar no nível de eficiência e eficácia da campanha de vacinação na Bahia. “Por isso, vale ressaltar ao criador sobre a necessidade de vacinar adequadamente, na dosagem correta de 5 ml para qualquer faixa de idade, com boa conservação da vacina, desde a revenda até a hora da vacinação propriamente dita. Devemos dar uma atenção maior aos animais mais jovens, pois estes são mais susceptíveis a qualquer doença, a exemplo da aftosa”, lembrou o diretor.

Como parte da programação da reunião, um treinamento sobre as novas funcionalidades do sistema informatizado e de banco de dados da defesa agropecuária foi realizado para os coordenadores e gerentes. As mudanças visam proporcionar mais agilidade e facilidade ao servidor na inserção de dados cadastrais e emissão de declarações para o criador.

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa na Bahia acontece de 01 a 31 de maio e todos os bovinos e bubalinos devem ser vacinados, independente da faixa etária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário