quinta-feira, 17 de abril de 2014

ADAB CONSCIENTIZA POVOADO SOBRE PREVENÇÃO DE ZOONOSES

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, participou da primeira Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho Rural e Cidadania (SIPATRC) no povoado de Serra Pelada, município de Caatiba. As ações beneficiaram mais de 300 pessoas do povoado e adjacências, com palestras sobre drogas, cuidados com a saúde e com o corpo, além de temas ligados à prevenção de doenças transmissíveis e não transmissíveis, e segurança do trabalho.

A Adab levou informações sobre a defesa sanitária animal, alertando para doenças como a Febre Aftosa e zoonoses como a Raiva, Brucelose e Tuberculose. A gerente técnica da Adab de Itapetinga, Alessandra Machado, explicou que as zoonoses são doenças de animais que podem ser transmitidas ao ser humano, além de causar grandes impactos econômicos. Por isso ela considera a conscientização sanitária o fator primordial para o sucesso da defesa agropecuária baiana. Outro tema abordado foi o uso correto de agrotóxicos, bem como o descarte correto das embalagens vazias.

Em paralelo, no posto de saúde Madalena Almeida, a Prefeitura de Caatiba ofereceu serviços básicos de saúde, a exemplo de testes de glicemia, aferição da pressão arterial, exames oftalmológicos e aplicação de flúor em crianças.

“Estes eventos levam serviços e informações à comunidade rural e a Adab faz questão de participar ativamente para melhorar a qualidade de vida dos produtores e familiares, sempre em consonância com a defesa agropecuária”, ressaltou o coordenador regional da Adab de Itapetinga, Roberto Rocha.

Os servidores da Adab, Wanda Cunha Peixoto, Alessandra Salles, Cynthia Ribeiro, Antônio Fernandes e Ivani Mendonça foram os responsáveis por repassar as informações para os participantes do evento, que foi resultado da parceria entre a Prefeitura de Caatiba, Vulcabrás Azaleia, Associações de Pequenos Agricultores e Adab.

Fonte: Ascom Adab

Nenhum comentário:

Postar um comentário