quinta-feira, 27 de março de 2014

MATERNIDADE DE JUAZEIRO JÁ ATENDEU 45 MIL MULHERES E REALIZOU MAIS DE 12,5 MIL PARTOS

Prestes a completar quatro anos de implantação, a Maternidade de Juazeiro – agora funcionando como hospital materno-infantil devido à junção do Hospital da Criança à unidade – de agosto de 2010 a 2013, mais de 12,5 mil partos humanizados já foram realizados em mulheres da cidade e de 35 municípios circunvizinhos situados entre a Bahia e Pernambuco.

Desde que a Maternidade começou a funcionar a unidade está oferecendo o parto na água, novidade oferecida na cidade, até então não disponível em nenhuma maternidade pública ou particular. Os partos normais realizados em dezembro de 2013 ultrapassaram a porcentagem de 70%.

“Com isso conquistamos mais qualidade no parto, além de priorizar o procedimento normal, e a humanização no atendimento, prioridades do Ministério da Saúde. A Maternidade continua sendo ampliada e com destaque no país pelo trabalho diferenciado. O hospital possui o alojamento conjunto, tem investido na atualização dos profissionais, como também concretizado a implantação do acolhimento de qualidade para preparação da gravidez da mãe, orientando-a ainda para os devidos cuidados com a alimentação e o aleitamento materno”, registrou o secretário de saúde, Cássio Garcia.

De 2011 a 2013, mais de 45 mil mulheres foram atendidas na unidade. No mesmo período, aproximadamente dezoito mil mães ficaram internadas. Mensalmente, a Maternidade está realizando 350 partos.

Programa Mais Saúde amplia Maternidade
Com o lançamento do programa Mais Saúde no ano passado, o governo municipal direcionou mais investimentos e a Maternidade continua ganhando novos leitos e ampliando a oferta de serviços. “Com dois Centros de Parto Normal, a unidade ganhou mais dez leitos Pré-Parto, Parto e Pós-Parto – PPP. Já garantimos para o hospital materno infantil de Juazeiro 11 leitos para gestação de alto risco, 10 leitos para Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), 10 leitos de Unidade Neonatal de Cuidados Intensivos (UTI) e 10 leitos do projeto Canguru”, relembrou Cássio Garcia.

Os avanços nas políticas públicas para crianças e mulheres continuarão sendo prioridades para a gestão. “Inclusive por conta dos investimentos às crianças conquistamos em 2012, os Selos Unicef e Prefeito Amigo da Criança (Abrinq)”, reforçou o gestor da pasta.

Na opinião da estudante Tatiane Ferreira de Lima, de 18 anos, moradora do bairro Dom Tomaz, a qualidade dos atendimentos é visível. “Desde meu pré-natal que recebo bons cuidados e orientações para uma boa gestação. Tomei todas as vitaminas que precisei e o médico foi muito atencioso. Aqui na Maternidade também não me faltou nada. Tive meu primeiro filho e estou feliz porque meu bebê nasceu saudável e foi avaliado pelo pediatra. Tive até direito a acompanhante”, disse satisfeita.

Para a sogra de Sibelle Vidal, dona Joelma Torres, de 44 anos, na Maternidade não faltou nada, desde o medicamento, leito confortável, à assistência médica. “Quando chegamos aqui minha nora foi logo bem acolhida e direcionada para triagem. Depois ela fez exercícios numa bola para ficar mais calma, conversou com a enfermeira obstetra e no final tudo saiu bem, graças a Deus e a aos bons cuidados da equipe que compõe a unidade. Fiquei muito feliz também porque agora o Hospital da Criança está aqui ao lado e vai facilitar em alguma urgência. Quando estivermos aqui com crianças já poderemos ser atendidos rapidamente porque o funcionamento no Hospital é 24 horas”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário