Wagner informa ainda sobre a viagem que fará nesta terça à região oeste, onde, no município Luís Eduardo Magalhães, visita a Bahia Farm Show, “um grande evento da agricultura e do agronegócio no Brasil”, e em Barreiras inaugura a sede do Corpo de Bombeiros, “um investimento de R$ 1,7 milhão que vai atender a uma população aproximada de 140 mil habitantes”.
Sobre as ações destinadas ao enfrentamento dos efeitos da seca no interior do estado, o governador destaca no programa as mais recentes, destinadas a atender, sobretudo, à população da zona rural, como a entrega de retroescavadeiras e motoniveladoras a 100 prefeituras e aumento de recursos ao Programa Estadual de Transporte Escolar da Bahia (Pete-BA), que beneficiará estudantes de 408 municípios.
Água - Do conjunto de ações, Wagner enfatiza a implantação de sistema de abastecimento de água porque “nunca se fez tanto quanto no nosso período, e sempre com o apoio da presidente Dilma” como a distribuição de carros-pipa e abertura de poços artesianos.
Ele ressalta ainda a chegada de mais 20 mil toneladas de milho - de um total de 80 mil previstas - “para ajudar aos nossos criadores a terem condição de alimentar o seu rebanho de tal forma que não o percam, apesar reconhecer que em função dessa estiagem já perdemos muito”.
Wagner também fala do crédito emergencial do Banco do Nordeste, do adiamento do pagamento das dívidas dos agricultores, da ampliação do Bolsa Estiagem, do Garantia Safra. Além disso, destaca a distribuição de alimentos - mais de 135 mil cestas e vale-alimentos, mil toneladas de leite em pó, suco de laranja. “É um conjunto de ações emergenciais e estruturantes para dar melhores condições de vida ao nosso povo do semiárido, que sofre e sofreu muito com essa estiagem”.
Bombeiros e feira - Nesta terça, o governador entrega uma nova unidade do Corpo de Bombeiros de Barreiras, com novos equipamentos. A unidade passou por uma reestruturação, onde foi investimento total de R$ 1,7 milhão. “Já colocamos carros de bombeiros no aeroporto da cidade, que é uma exigência da Anac [Agência Nacional de Aviação Civil], para que assim a gente possa ter vôos comerciais”.
Wagner informa, inclusive, que o governo estadual está “trabalhando na ampliação do aeroporto para receber voos maiores. No mesmo dia ele visita, no município de Luís Eduardo Magalhães, a Bahia Farm Show, que acontece até domingo próximo (1º).
De acordo com o governador, trata-se da “maior feira de tecnologia agrícola de negócios do Norte e Nordeste, que serve muito para a promoção do agronegócio baiano e de toda região oeste”, além da criação de oportunidade de negócios e a difusão de tecnologia.
As secretariais estaduais do Meio-Ambiente (Sema), da Indústria e Comércio (SICM) e da Agricultura (Seagri) e a Agência de Fomento da Bahia (Desenbahia) também estarão presentes no evento. “Eu estarei, lá ao lado dos prefeitos e dos produtores da região, e inclusive assinando convênios que vão melhorar a questão das estradas e rodagens na região”.
Jaques Wagner encerra o programa, desejando a todos que acompanham a religião católica, um “feriado de Corpus Christi de muita reflexão, oração e fé, esperando que a cada dia a Bahia e o Brasil continuem nessa caminhada, de muito desenvolvimento econômico, muita inclusão social, de muito fortalecimento da nossa democracia”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário