O tema chamou atenção de todos os presentes, inclusive da gestante de 7 meses Larissa de Souza Ribeiro. “Tem momentos durante a gravidez que temos medos e é sempre bom saber mais sobre como lidar com a fase da gestação. A equipe do posto de saúde do João XXIII me falou sobre esta palestra e adorei, pois além de ser um momento de descontração, também aprendemos muita coisa”, ressalta.
A dona de casa Luzineide da Silva, mãe de outra usuária do SUS também grávida de 7 meses levou a filha para o encontro e aprovou a iniciativa. “Trouxe minha filha para que todas suas dúvidas sejam esclarecidas. É sempre bom ouvir e se preocupar, perguntar e obter respostas concretas para que a gestação seja saudável tanto para a mãe como para o bebê. É um processo de acolhimento e carinho que no meu tempo não tinha e ela deve aproveitar”, comentou.
Segundo a supervisora do Núcleo de Controle Social, Carla Lorena Pesqueira, também articuladora dos selos Unicef e Abrinq na Secretaria da Saúde, o projeto visa promover mais conhecimentos e também contribui para o equilíbrio dos sentimentos. “É uma maneira de cuidar dos usuários dos serviços de saúde, onde a população participa e fica informada sobre os seus direitos. É uma forma de unir também a família nessa fase única da mulher, quando os cuidados e a atenção devem ser redobrados”, disse.
O próximo momento está marcado para 10 de abril com atividades fisioterápicas voltadas à respiração e ao corpo com a fisioterapeuta da academia Refea Center, Rose Fernanda de Aguiar, que também falará sobre os benefícios das atividades físicas para a saúde. No dia 17 de abril o tema que será discutido será ‘Amamentação’.
Os acolhimentos acontecerão no auditório da unidade hospitalar. O projeto – com duração de seis meses - está sendo desenvolvido pela Secretaria da Saúde de Juazeiro, através da Diretoria de Humanização, Gestão do Trabalho e Controle Social (DHUGETCS) e Univasf.
O Projeto “A gestante e o bebê” faz parte de mais uma ação promovida pela Prefeitura de Juazeiro em que confirma os avanços das políticas públicas para melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. Essas ações fortalecem os trabalhos que contribuíram para conquista do município, ano passado, dos Selos Unicef e Prefeito Amigo da Criança (Abrinq).
Nenhum comentário:
Postar um comentário