quarta-feira, 3 de abril de 2013

Descaso com a saúde em Poço de fora interior de Curaça-BA

Desde meado de março, Poço de Fora encontra-se sem enfermeiro ou atendimento médico. As pessoas que possuem condições de bancar tratamento particular ou tem carro próprio não sentem tanto o desfalque, mas isso não acontece com a maioria da população, várias delas residentes em fazendas vizinhas, que encontram dificuldades ate de virem até o distrito. São jovens, adultos e idosos que penam e carecem de cuidados.

Atilana Vieira, uma senhora de mais de 80 anos, que tem deficiência física e mental, vive prostrada em uma cadeira de rodas necessitando que lhe façam acompanhamento médico e curativos diários, mas ao invés disso, foi esquecida por os funcionários da unidade de saúde desde a saída da Drª Ionara Maria, que lhe visitava freqüentemente. Outros casos são os das gestantes que não estão tendo o devido acompanhamento. Alecsandra Nunes, uma jovem em início de gestação sequer teve a primeira consulta que lhe é de direito. Afim de regularizar a situação, no último sábado (30), recorreu-se ao representante local conhecido como Vilé, para que fosse disponibilizado um carro que levaria ela e outra gestante à sede do município onde iriam procurar atendimento no hospital. Na ocasião, Vilé disse que o procurasse na segunda durante o dia. E assim foi feito, mas para sua tristeza, o carro que supostamente teria vaga para levá-la estava completo, tendo vaga apenas para a quinta-feira da semana seguinte. Na mesma segunda, como não se tinha algum endereço de email ou como manter qualquer tipo de contato com a pessoa responsável por esta área, foi enviado um email para a acessória de comunicação relatando o caso e pedindo alguma providência. E se, caso não fosse de sua alçada, que encaminhasse para o setor responsável a fim de se ter ao menos uma resposta que é claro não foi dada.

Na terça pela manhã, ligou-se para a pessoa responsável pelos postos de saúde nos distritos que informou não haver previsão para contratação de médico e disse ainda, quando perguntada sobre a enfermeira que deveria estar atuando no distrito, que a primeira colocada (MARCIA REJANE RODRIGUES DA SILVA ) teria desistido e que enquanto não notificasse a segunda colocada (SIMONE FREIRE DE CARVALHO), estariam atrás de (JOSE ROBERTO FERNANDES DOS SANTOS) que passou em terceiro lugar e era o antigo enfermeiro contratado na gestão de Salvador Lopes, que diga-se de passagem, não agradou boa parte da população do distrito por sua falta de profissionalismo. Disse ainda que não iria disponibilizar qualquer tipo de veículo para o transporte pois, fazendo isso em Poço de Fora, teria de fazer em todo o município... que se por acaso ela conseguisse um carro para se deslocar até a sede, veria o que poderia fazer por ela.

Esse é um entre tantos descasos vistos no município. Infelizmente, espera-se imparcialidade quanto a atuação do gestor e de seus colaboradores mediante a população, mas não é isso que se ver. Enquanto nega-se transporte para as gestantes terem seu acompanhamento médico, a ambulância do distrito é cedida para terceiros irem ao cemitério fazer visitar de cova (que é claro, é veementemente negado ou dito ser desconhecido o fato).


Fonte : Portal PDF

Juazeiro participa da Capacitação de Planos Municipais de Cultura do MinC

4 comentários:

  1. não chorem vermelhinhos nao chorem.kkkkkkkkkk
    nunca se viu em gestao alguma trabalhar tanto em 3 meses ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COM CERTEZA, ESSE "ANÔNIMO" QUE PUBLICOU ESSE COMENTÁRIO NO DIA 03 DESTE, UM TOTAL DESCALABRO COM UM ASSUNTO TÃO IMPORTANTE... SÓ LAMENTO...PESSOAS IGNORANTES QUE SÓ APOIAM A OU B PARA TER ALGUM BENEFÍCIO. E AINDA FICAM SATIRIZANDO O QUE SÓ VEM A SOMAR, POIS UMA DENÚNCIA DESTA TEM QUE SER APURADA SIM PARA MELHOR ATENDER A NOSSA GENTE.

      NO DISTRITO DE POÇO DE FORA ESTÁ PRESTES A ACABAR COM ESSA HISTÓRIA DE QUE O REPRESENTANTE (NA SUA MAIORIA GENTE MALICIOSA E INCOMPETENTE DE FATO) É QUEM TEM A CARTA BRANCA DO GESTOR, ORA! QUEM MANDA É A SOCIEDADE ORGANIZADA E NÃO UM OU OUTRO APONTADO. A POPULAÇÃO NÃO É UM BANDO DE CORDEIROS PRECISANDO DE UM PASTOR. SÓ PENSAM EM ACHAR UMA BRECHA PARA ENCAIXAR FULANO E CICLANO PORQUE VOTOU EM A OU B, SEM NEM SE PREOCUPAR COM A HABILIDADE PARA DESEMPENHAR A FUNÇÃO. E O CITADO ENFERMEIRO REALMENTE É INCOMPETENTE SIM!!! ISSO NÃO É NOVIDADE... ALÉM DE FICAR SE HUMILHANDO POR UM CARGO DE ENFERMEIRO EM UM PSF DE UM DISTRITO...QUE GRADUAÇÃO E CONHECIMENTO É ESSE QUE ELE TEM MEDO DE USAR PARA SE EMPREGAR EM QUALQUER LUGAR (SE É QUE TEM).

      Excluir
  2. Meu amigo mim desculpa vc estar equivocado,que representa o prefeito no distrito tem sim voz ativa de colocar e tirar quem ele quiser vc e que estar ficando doido com dor de cotovelo pq o seu partido perdeu e isso estar nítido no seu comentário.
    Sera q vc quer mandar?
    quer colocar ou tirar alguém?
    Se conforme e deixe as pessoas trabalharem,fica so criticando e querendo ser o tal ,s vc fosse uma pessoa na qual si diz ser não estava colocando comentários anonimo ,estava mostrando que vc e mais vc e um daqueles q perderam o peito de leite e estão ai querendo mamar.

    Quem e o prefeito de Curaçá agora e Carlinho Brandão e representante de Poço de Fora e Vile e vc tem q aguentar calado.

    ResponderExcluir
  3. POR POÇO DE FORA EU NÃO POSSO FALAR NÃO RESIDO LÁ, MAIS UMA COISA EU POSSO FALAR EM RELAÇÃO Á SAÚDE: A SECRETÁRIA DE SAÚDE ESTAR MASSACRANDO ALGUNS FUNCIONÁRIOS, É LOBO EM PELE DE CORDEIRO. PEÇO AJUDA AO GESTOR NÃO DEIXE SEU CARGO DE CONFIANÇA ESTRAGAR SEU GOVERNO,FISCALIZE MAIS, POIS VOTEI NO SENHOR PORQUE ACREDITO EM CARLINHOS BRANDÃO, MAIS AS ATITUDES DA SECRETÁRIA JÁ FIZERAM EU ME ARREPENDER DO MEU VOTO!!!!!!!!!!!!!!!NUNCA FUI TÃO HULMILHADA, NEM NO OUTRO GOVERNO QUE EU ERA OPOSIÇÃO.........MAIS NÃO É QUESTÃO POLÍTICA É O PODER QUE SUBIU NOVAMENTE A CABEÇA DA SECRETÁRIA!!!!!!!!!!!
    CUIDADO PRA DEPOIS ELA NÃO USAR A MESMA DESCULPA DE 03 ANOS ATRÁS (NÃO ME DERAM OPORTUNIDADES PRA TRABALHAR)

    ResponderExcluir