segunda-feira, 14 de maio de 2012

Fenagri 2012 - Produtores baianos vão negociar com empresas internacionais

Produtores do sertão da Bahia estão se preparando para oferecer frutas irrigadas a compradores nacionais e internacionais em uma rodada de negócios que faz parte da programação da 23ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri). O evento será realizado entre os dias 23 e 26 de maio, em Petrolina (PE), cidade pernambucana que faz divisa com a Bahia.A feira tem o objetivo de apresentar oportunidades da cadeia produtiva desse segmento do agronegócio e atrair investidores, compradores, representantes de indústrias e prestadoras de serviços para a região. Este ano, o evento ocorrerá sob o tema De olho no consumidor do Novo Mundo.


O Sebrae em Juazeiro reuniu um grupo de produtores para repassar orientações de como aproveitar bem uma Rodada de Negócios. “Esta é uma ferramenta importante para a concretização de bons negócios e para a fidelização de clientes. O empreendedor precisa fazer uma boa apresentação, demonstrar conhecimento sobre o seu produto e tirar proveito das exigências feitas pelo comprador. Por isso, eles devem ser capacitados com antecedência”, justifica o gestor de fruticultura do Sebrae em Juazeiro, Rinaldo Moraes.O diretor financeiro da Associação dos Fruticultores do Perímetro Irrigado de Curaçá (Afrupec), José Nunes, já participou de várias rodadas de negócios e disse que a discussão foi um reforço para a experiência que já acumulou. “Na próxima semana, saberemos o volume exato de coco e manga que poderemos oferecer aos compradores”, prevê o diretor, lembrando a importância de conhecer a produção e não oferecer o que não pode ser cumprido.


Já a presidente da Associação dos Produtores Orgânicos da Adutora de Carnaíba (Aproac), Letícia Paim, vai participar de uma rodada de negócios pela segunda vez. Ano passado, durante a Fenagri, as mangas orgânicas produzidas pelos associados foram compradas por uma empresa da Holanda. Este ano, a produtora deve levar um pouco mais de experiência para a mesa de negociação. “Sequer tínhamos um cartão de visitas”, lembra Letícia.
Sete empresas da Espanha, Portugal, Rússia, Canadá, Inglaterra e da Holanda já confirmaram presença na Fenagri. Entre as nacionais, estão representantes dos estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e São Paulo.Uma novidade para este ano é a realização de uma mesa redonda, durante a Rodada de Negócios, que vai debater as oportunidades para os mercados interno e externo.
Serviço: Agência Sebrae de Notícias Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário