Com o objetivo de garantir o acesso da população aos serviços de saúde, o Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) realiza no próximo sábado (31), das 8h às 13h, um mutirão para cadastramento dos moradores da cidade ao Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS).
O documento, que constitui um número nacional de identificação, passou a ser exigido em todos os atendimentos de saúde realizados no país a partir de 1º de março de 2012, conforme a Portaria Nº. 763 do Ministério da Saúde, datada de 20 de julho de 2011.
De acordo com a coordenadora do Setor de Contas Médicas do HRJ, Ana Letícia Luz, o mutirão será uma boa oportunidade para que os juazeirenses ainda não cadastrados possam ter acesso ao Cartão SUS, garantindo assim, a facilidade no atendimento nas marcações de consultas e na realização de exames e internamentos.
"O Cartão SUS é hoje um documento como a carteira de identidade, que deve ser guardado e é exigido em todos os hospitais brasileiros, independente de serem públicos ou não. É importante que a população se conscientize quanto ao seu uso para que o atendimento aconteça com mais agilidade. Aqui no HRJ, todas as recepções já cobram o número do cartão aos pacientes que chegam", explica.
A ação, que deverá ocorrer na recepção central do próprio HRJ, também contará com a realização de serviços como vacinação, teste de glicemia, aferição de pressão, atendimento social e orientações gerais (com a distribuição de materiais informativos). Os interessados no cadastramento do Cartão SUS deverão comparecer com documento de RG (ou certidão de Nascimento) e comprovante de residência. Só serão atendidos aqueles que estiverem com a documentação completa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário