Para o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, o Viver Escola é de grande importância, especialmente, devido ao seu caráter preparatório. “A intenção é ajudar na ambientação destes novos estudantes, que estão vivendo a fase de transição para a adolescência e passando para uma nova rede de ensino. Considero que a iniciativa foi um sucesso, com escolas cheias, estudantes interessados e pais satisfeitos”.
No Colégio Estadual Nova de Sussuarana, no bairro de Sussuarana, cerca de 300 crianças estão envolvidas no processo de adaptação à rotina escolar nas novas escolas. Caíque Souza, 12 anos, mostra que entendeu bem a proposta. “A gente está em um projeto para ter um reforço. Na hora que a professora passar um trabalho, a gente já vai estar sabendo”. Ele avalia a nova escola como muito diferente da outra. “Aqui, eu tenho nove professores. É bom para ficar mais esperto e saber cada vez mais”.
Convivência
Para Ingrid Emily Bispo, 13, a convivência com os novos colegas e professores é um dos pontos mais positivos do projeto. “Eu não queria que acabasse. Eu aprendi a conviver com outras pessoas, com os novos colegas, com os professores, e melhorei também em matemática”. Já Marcos André da Silva Júnior, 11, ficou entusiasmado com a aula de ciências. “Eu estou achando ótimo. Aprendi que a água do nosso planeta está ficando pouca, que o lixo pode ser reciclado”.
Para a coordenadora do projeto, Daday Sales, a iniciativa possibilita uma melhora na escolaridade dos alunos. “A experiência se consolidou como uma atividade educacional de grande êxito. Ele contribuiu para a elevação da escolaridade destes estudantes. As atividades pedagógicas desenvolvidas despertam maior gosto no ambiente escolar”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário