quinta-feira, 8 de março de 2012

MULHERES QUE PERDERAM SEIO FAZEM RECONSTRUÇÃO DE MAMA GRATUITAMENTE

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, está realizando 40 cirurgias gratuitas para implantação de próteses mamárias em mulheres que sofreram de câncer de mama. A iniciativa complementa o Programa Saúde em Movimento Rastreamento do Câncer de Mama, que prevê um milhão de exames em dois anos e já atingiu a marca de 15 mil mulheres atendidas.
A pedagoga Elianai Chaves de Aquino, 45 anos, descobriu uma forma agressiva de câncer na mama direita aos 33 anos e foi a primeira a ser atendida pela iniciativa. “Nem acredito que consegui fazer esta cirurgia, porque foram muitos anos de espera e isso é muito importante. Eu saí do hospital muito feliz porque a cirurgia deu certo, estou viva e já estou com a minha mama de volta. A maior sensação é de alegria e realização”.
Para Elianai, a mama faz parte da feminilidade. “Quando a gente perde uma parte do corpo, por menor que seja, já é uma grande perda, mas imagine quando isso mexe com a sexualidade. É como se deixássemos de ser mulher, parcialmente. Isso dói e amarga porque acabamos nos fechando para relacionamentos”.
Ela diz que se privou de várias coisas por ter perdido a mama. “Deixei de ir à praia e à piscina porque o biquíni e as roupas têm que ser adaptados. Então, comecei a ir me privando, deixando de fazer coisas que eu gosto por não ter uma mama”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário