segunda-feira, 12 de março de 2012

Agentes de Saúde negociam reajuste salarial em Sobradinho

agentesA reunião entre a Secretária de Saúde - Nadja Maria, a Presidente da Associação - Luciana da Paixão, o  - Vice-Presidente – João Alves Junior   e a Associação de Agentes Comunitários de Endemias – ACE para a negociação do reajuste salarial do ano de 2012 resultou em um considerável avanço para a categoria, foi a avaliação unanime dos participantes do encontro.

A Secretária de Saúde, Nadja Santos, diz que “ao fortalecer a integração entre os Serviços de Saúde da Atenção Primária e a comunidade, os ACS se transformam no personagem mais importante do sistema de saúde pública do Brasil. Reconhecer a relevância de seus serviços é uma obrigação do gestor e nosso prefeito entendeu isso desde o primeiro momento”.

O prazo para reajuste do Piso Salarial dos ACS e ACE tem a data limite em agosto de 2012, mas a negociação entre a Secretaria de Saúde de Sobradinho e a Associação resultou na antecipação do reajuste para o mês de março, incorporando além do reajuste; a insalubridade, quinquênio e abono protetor solar. Para a direção da Associação dos ACS e ACE o resultado é “melhor que o esperado. Só podemos agradecer ao prefeito Genilson por ter a sensibilidade de ouvir, concordar e atender nossas reivindicações.”.

Nadja relembrou que nos últimos três anos os índices de endemias em Sobradinho caíram acima da média regional, evidenciando “o bom trabalho realizado por nossos agentes”: “Nosso esforço preventivo tem reduzido os índices de infestação das endemias. É a primeira vez que isso ocorre historicamente”.

Para a secretaria a maior prova deste avanço é a divulgação de índices referentes aos anos de 2008 que colocam Sobradinho em um patamar inferior a de diversas outras cidades do mesmo porte: “Nós acompanhamos os índices praticamente em tempo real e sabemos as vitórias que conseguimos ao longo destes três anos. No próximo IDSUS divulgado iremos superar todas as cidades da região em qualidade de saúde”.


Ascom Sobradinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário