sábado, 19 de julho de 2014

MORRE EMPRESÁRIO BAIANO NORBERTO, FUNDADOR DAS ORGANIZAÇÕES ODEBRECHT

Faleceu hoje, no início da noite, Norberto Odebrecht, aos 93 anos. Dr. Norberto, como era conhecido, foi o fundador da Organização Odebrecht, um dos maiores grupos empresariais do país, cuja primeira primeira empresa, a construtora que leva o seu nome, completa agora 70 anos. O empresário estava internado no Hospital Cárdio Pulmonar, com problemas cardíacos. O sepultamanto será neste domingo 20 as 11:00 horas no cemitério Campo Santo.

Rui costa lamenta morte de empresário
​Através das redes sociais, o candidato ao governo da Bahia, Rui Costa (PT), da Coligação “Pra Bahia Mudar Mais”, lamentou ​o ​falecimento do empresário Norberto Odebrecht, “baiano ilustre, que muito contribuiu pelo desenvolvimento da Bahia e do Brasil”.​ Rui manifestou solidariedade aos familiares e amigos do empresário.​

Governador Jaques Wagner lamenta morte de Norberto Odebrecht
O governador Jaques Wagner lamentou, em nota, a morte do empresário Norberto Odebrecht, aos 93 anos, ocorrida neste sábado (19), em Salvador: "Os baianos se entristecem com a morte desse grande homem cujo espírito empreendedor foi enriquecido por uma ampla visão social. Em 70 anos, o Grupo Odebrecht, fundado por ele em Salvador, tornou-se um dos maiores do Brasil, participando de grandes projetos ao redor do mundo e empregando milhares de pessoas. Um dos seus grandes legados é a Fundação Odebrecht, surgida na década de 1960, que investe na educação de jovens e no desenvolvimento sustentável. Norberto sempre será um grande exemplo. Em meu nome e em nome de todos os baianos, minhas condolências aos familiares e amigos".

Odebrecht: de pequena empresa a um Conglomerado
A empresa fundada por Norberto Odebrecht transformou-se numa das principais empreiteiras do País, senão a primeira, com obras espalhadas por diversos países do mundo. Formado pela Escola Politécnica da Bahia, justo no ano em que fundou sua empresa, em 1944, que viria dar origem à Organização Odebrecht, com sede aqui em Salvador. O conglomerado, entre outros países tem obras em Angola, Argentina, Equador, Portugal, Estados Unidos, Colômbia, México e Venezuela. Segundo as mesmas fontes e o G1, dentre as obras realizadas em Salvador está a construção do Teatro Castro Alves, concluída em 11 meses e entregue oficialmente ao Estado da Bahia, em julho de 1958, sendo reinaugurado após um incêndio, também com construção da Odebrecht, em 1967. 

Entre 1945 e 1948, Norberto Odebrecht realizou obras em Salvador e no interior da Bahia e começou a construir uma marca diferenciada de qualidade e inovação. Círculo Operário (1946), o Estaleiro Fluvial da Ilha do Fogo (1947), e o cais e a ponte de atracação em Canavieiras (1948) estão entre os projetos realizados pela empresa. A partir de 1969, a organização expande as atividades para o sudeste brasileiro. Em 1973, com obras na maioria dos estados brasileiros, a Odebrecht tornou-se uma empresa de atuação nacional e conquistou o título de uma das principais construtoras do Nordeste. Já em 1980, a organização entrou no segmento de hidrelétricas, com a incorporação da Companhia Brasileira de Projetos e Obras (CBPO), e expande a atuação em engenharia e construção no Brasil. 

Em 1981 foi criada a holding Odebrecht S.A., voltada para a preservação das concepções filosóficas e o direcionamento dos Negócios. Em 2010 a empresa foi eleita a Melhor Empresa Familiar do Mundo pelo International Institute for Management Development (IMD), da Suíça. A Organização Odebrecht faz 70 anos, com atuação diversificada por meio de 15 Negócios, três Fundos de Investimento e cinco Empresas Auxiliares, além da atuação social da Fundação Odebrecht e do amplo conjunto de programas socioambientais e culturais nas Comunidades em que está presente. Além disso, são 35 anos de atuação no Peru, 30 anos em Angola e dez anos em Moçambique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário