sábado, 14 de junho de 2014

SOAMAR DE JUAZEIRO EMPOSSA NOVO PRESIDENTE

Em comemoração aos 149 anos da Batalha Naval do Riachuelo, a Agência Fluvial de Juazeiro, realizou ontem (11) uma solenidade cívico-militar na sede da instituição, no bairro Santo Antônio, com a presença de autoridades civis e militares e convidados. Na ocasião foi empossado o novo presidente da Sociedade Amigos da Marinha ? SOAMAR, o Sr. Joselito Menezes de Souza, que substituirá o empresário Francisco Albert Trevisan.

Joselito Menezes é funcionário público, e trabalha há 14 anos na superintendência regional da Codevasf em Juazeiro, onde exerce a função de Coordenador do Programa Água para Todos, do governo federal. Formado em Engenharia Agronômica, possui especializações em Engenharia de Irrigação e Fruticultura Tropical Irrigada e pretende desenvolver um trabalho voltado principalmente ao fortalecimento da SOAMAR junto à comunidade ribeirinha, bem como em parceria com a Marinha do Brasil. Joselito é Soamarino desde dezembro de 2012 e vai responder pela gestão da entidade até o ano de 2016. Na solenidade de posse o novo presidente da SOAMAR recebeu das mãos do ex-presidente a Flâmula da SOAMAR, marcando a passagem de cargo. Em seguida foi repassada a Joselito Menezes a Medalha Pernambucana do Mérito Policial Militar, concedida à SOAMAR na semana passada pelo Comando Geral da Policia Militar de Pernambuco, e entregue ao Agente Fluvial Capitão-Tenente Cláudio Luis da Conceição em solenidade realizada no Recife. Em seu discurso de posse, o novo presidente apresentou algumas metas para a gestão, entre elas a de dar continuidade ao projeto de implantação da Capitania Fluvial em Juazeiro.

SOAMAR
A SOAMAR congrega pessoas ou instituições que tenham sido distinguidas com a Medalha Amigo da Marinha ou condecoradas pela Marinha do Brasil; Oficiais da Marinha do Brasil da ativa, da reserva remunerada ou reformados, que residam na região. Um dos seus objetivos é disseminar a consciência e a mentalidade marítima junto à população, em geral, para tanto promovendo atividades que possam contribuir para esclarecer à sociedade a importância política, estratégica e econômica, para o Brasil, de tudo aquilo que, de alguma forma, se relacione com o Poder Marítimo. É uma sociedade civil, de direito privado, sem fins lucrativos, não subordinada administrativamente, ou de qualquer outra forma, à Marinha. A orientação e coordenação que dela recebe destinam-se, tão somente, possibilitar a compatibilização de suas ações com os interesses da política naval, de modo a melhor atender à sua própria destinação. Em Juazeiro a SOAMAR promove reuniões mensais para os associados na última segunda-feira de cada mês, sempre às 19:00hs.

Batalha do Riachuelo
Na solenidade em comemoração aos 149 anos da Batalha Naval do Riachuelo, o Capitão-Tenente Claudio Luis da Conceição leu as mensagens do Comando Geral da Marinha do Brasil e da presidência da República, onde foi lembrada a importância histórica do evento para a consolidação territorial e o futuro de nosso país. Em seguida trêsmarinheiros receberam promoções. A Batalha Naval do Riachuelo foi travada em 11 de junho de 1865, é considerada pelos historiadores como uma batalha decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870) - o maior conflito militar na América do Sul. A importância da vitória nessa batalha está ligada ao fato que, até aquela data, o Paraguai tinha a iniciativa na guerra e ela inverteu a situação, garantiu o bloqueio e o uso pelo Brasil dos rios, que eram as principais artérias do teatro de operações de guerra. Isso inibiu também possíveis adesões de simpatizantes argentinos e uruguaios à causa paraguaia.

Zilton Martins Cezar

Nenhum comentário:

Postar um comentário