segunda-feira, 30 de junho de 2014

ENGENHARIA HOSPITALAR DO HRJ GARANTE OTIMIZAÇÃO DO TRABALHO E SEGURANÇA AOS PACIENTES NO USO DE TECNOLOGIAS

Considerada como umas das profissões do futuro pela revista Exame, especializada em profissões e negócios, a Engenharia Hospitalar é uma área bastante importante para a assistência em saúde de uma unidade. Os Hospitais Regional de Juazeiro e Dom Malan, em Petrolina (PE), mantém um núcleo de atuação que garante a otimização do trabalho e redução de custos, além da segurança no uso de tecnologias.

Os profissionais auxiliam nas manutenções corretivas e preventivas dos equipamentos médico-hospitalares, através de acompanhamento do uso dos mesmos, controle dos custos, além da realização de treinamentos operacionais, o que permite que os especialistas na área da saúde obtenham um melhor desempenho da tecnologia disponível.

O profissional de engenharia hospitalar passa por um programa de capacitação, que absorve técnicos oriundos de diversas formações, como eletrônica, eletrotécnica, mecânica e telecomunicações e capacitam para atuar na manutenção e gerenciamento dos materiais hospitalares. O engenheiro hospitalar define o tipo de equipamento certo para atender a necessidades distintas, realizando desde o planejamento até a análise do que comprar, além de auxiliar no uso e na manutenção do equipamento.

O técnico, Eduardo Gomes Reis, estagiou no HDM e foi admitido em junho de 2012. Para ele o período de atuação na instituição está sendo uma experiência única e contribui de forma positiva para seu crescimento profissional. "O nosso trabalho contribui para a segurança do paciente, pois garantimos que os equipamentos necessários ao cuidado deles estejam disponíveis, com as características adequadas ao tratamento, no prazo adequado e seguros ao uso. Isso é gratificante", relata.

Para a superintendente do HRJ, Ana Beatriz Mota, o intuito de todas as ações desenvolvidas nas unidades visa primordialmente à qualidade do serviço oferecido aos usuários. "Em hospitais desse porte, com equipamentos sofisticados e infraestrutura, tornou-se imprescindível à presença de profissionais capacitados. Nós estamos sempre buscando melhorias e somos pioneiros na implantação da Engenharia Hospitalar. Todos esses esforços estão concentrados em oferecer o melhor atendimento médico, segurança e bem estar aos pacientes", afirma.

Anne Santana Ascom HRJ e HDM

Nenhum comentário:

Postar um comentário