O deputado federal Josias Gomes (PT-BA), usou a tribuna do Plenário da Câmara dos Deputados na noite desta terça-feira, 06, para denunciar o assassinato do ex-candidato a prefeito de Paripiranga, na Bahia. Militante petista, e derrotado por exígua margem de votos nas últimas eleições municipais, o Doutor Zé Carlos, como era conhecido, gozava de amplo prestígio popular no município e sua morte exige imediata apuração, segundo Josias.
Na íntegra, o discurso do parlamentar baiano:
“Assumo a tribuna desta Casa para registrar a morte do ex-candidato a prefeito de Paripiranga, Doutor Zé Carlos, militante do Partido dos Trabalhadores, assassinado na última sexta-feira, 02, quando deixava a Academia de Ginástica de sua propriedade. As circunstâncias de sua morte ainda são totalmente desconhecidas, senhor presidente, e cumpre apurá-las até as últimas consequências para que a impunidade não acabe vencendo em mais este caso.
O companheiro Zé Carlos, com 49 anos, era médico bastante conceituado em Paripiranga, tendo sido derrotado no último pleito municipal por uma margem muito pequena de votos, e mantinha em ascensão sua popularidade no município. Os assassinos, que usaram uma moto para perpetuar o crime, fugiram sem serem importunados, e, até agora, não há qualquer pista que leve a eles, para revolta dos habitantes de toda a região. Neste momento, lembranças me conduzem ainda à recente campanha municipal em Paripiranga. No último comício, apesar de toda a chuva que caia na cidade, milhares de pessoas foram às ruas festejar a campanha do Doutor Zé Carlos. Lembro também de suas palavras de esperança em favor do município que tanto amava, e de suas inabaláveis crenças na construção de um mundo melhor, não apenas em Paripiranga, mas, também, na Bahia e no Brasil.
Neste momento, falo ainda em nome da deputada estadual Fátima Nunes, também militante do PT na Bahia, que sempre manteve uma firme aliança política com o líder de Paripiranga, morto de forma tão perversa. E não eram poucos os desafios enfrentados pelo Doutor Zé Carlos, assim como acontece com todos os que enfrentam a política numa das regiões mais difíceis do Nordeste, já que Paripiranga se localiza no Polígono das Secas. Nada disso intimidava o líder petista que via na política a única forma de redimir a população do semiárido de séculos de abandono e de ações administrativas que apenas contemplaram, todo esse tempo, as elites locais. Infelizmente, a esperança do povo de Paripiranga, uma esperança expressa por milhares de pessoas que marcaram presença em seu sepultamento, se foi, nesse instante, com o assassinato do Doutor Zé Carlos.
Contudo, senhor presidente, senhoras deputadas e senhores deputados, a luta dos que fazem o Partido dos Trabalhadores na Bahia vai continuar, sem tréguas, e sem medo daqueles que não desejam dias melhores para nosso estado. E, nesse luta, está inscrita outra: a da batalha pela apuração completa do crime perpetrado contra o povo de Parapiranga, assim como a punição dos responsáveis, quaisquer que sejam eles, pois esse é o sentimento de todo o povo da região. Estamos conduzindo nossa atuação parlamentar no sentido de mobilizar a Polícia – se possível, a Federal – e o Ministério Público, no sentido de que as apurações acabem por encontrar tanto os criminosos quanto os mandantes”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário