terça-feira, 15 de abril de 2014

UAUÁ PODE PERDER 400 MIL PARA CRIAÇÃO DO CRAS SE PROJETO NÃO FOR VOTADO POR CAPRICHO DA OPOSIÇÃO

Dando continuidade a uma briga política de campanha, o presidente da Câmara Municipal de Uauá, vereador Jairo Rocha Costa (DEM), tem dificultado a aprovação de projetos de Lei encaminhados pela administração Olímpio Cardoso (PDT). De acordo com o Procurador do município, Helder Cardoso, o presidente tem encontrado meios para impedir o trabalho da prefeitura ao utilizar a influência de presidente do Legislativo e não colocar em pauta para apreciação e votação alguns projetos de cunho social.

“Vários projetos já foram enviados à Câmara Municipal, tem deles que já tem mais de um ano e isso impede o trabalho da prefeitura para a instalação de atos administrativos que buscam o desenvolvimento da cidade. O vereador precisa deixar essa intriga política e pensar no bem do povo do nosso município”, lamenta o procurador.

Dentre os projetos, encontra-se o do Estatuto do Meio Ambiente que busca dar meios ao município de Uauá com objetivo de coibir as agressões da natureza, principalmente a instalação de novas empresas. Outro projeto que a câmara não coloca em andamento é sobre a realização do concurso público que já deveria ter sido votado e aprovado. Isso fez com que a administração fosse forçada a levar o caso para o Ministério Público para evitar qualquer tipo de penalidade. “Infelizmente estamos sendo forçados a trabalhar de maneira irregular porque o projeto ainda não saiu da gaveta desde o ano passado. Outro que deveria ter sido votado é sobre a redução da quantidade de secretariado, havendo ainda outro mais recente que é referente a Suplementação e Criação de despesa no Orçamento”, informa.

“O projeto de Suplementação e Criação de despesa no Orçamento diz respeito a criação do CRAS no município, o prazo para que fosse aprovado era até o dia 11 abril, infelizmente não foi apreciado na câmara a dispensa de prazo e o município está correndo o risco de perder a verba de emenda parlamentar no valor de R$ 400 mil”, alerta procurador.

Diante da situação, Helder afirma que quem perde com toda essa dificuldade imposta pela Câmara, é a população de Uauá. “O município deixará de ter um Centro de Referência de Assistência Social, infelizmente o município vai continuar sem estrutura para dar conforto às pessoas que necessitam do atendimento do CRAS. Se o município continuar tendo prejuízos desse porte teremos que entrar com uma ação na justiça contra a câmara de vereadores”.

O comportamento da oposição em Uauá tem gerado indignação no Vale do São Francisco, inclusive em municípios referencia política como Petrolina e Juazeiro, onde formadores de opinião e políticos de situação e oposição, em contato com a imprensa, classificam como lamentáveis as ações dos vereadores oposicionistas naquele município. “Nem nas cidades provincianas do país existem mais este tipo de comportamento primitivo. Quem sofre as consequências com isso é a população, inclusive as famílias carentes. Em municípios como Juazeiro, Petrolina, Casa Nova, Afrânio, Ouricuri, e outras, a oposição sempre tem votado em projetos que ajude a população, agora o que está acontecendo em Uauá é uma verdadeira provocação e falta de respeito não só à sociedade como uma afronta a própria justiça, tendo como exemplo a não aprovação do projeto para a realização do concurso público “, desabafa o pedagogo e ativista ambientalista, Antonio Alves da Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário