sábado, 7 de junho de 2014

WAGNER DEFENDE CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORDESTE DA BAHIA

Em reunião nesta sexta-feira (6) com lideranças políticas, da sociedade civil, parlamentares e prefeitos, o governador Jaques Wagner defendeu a criação de mais uma instituição de ensino superior para o estado, a Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB). Wagner recebeu a comissão responsável pela mobilização em prol da universidade, que envolve quatro Territórios de Identidade do estado e já organizou quase 30 plenárias com milhares de jovens participando. “Estão todos de parabéns. É mais legítimo e fica muito mais fácil a gente sair vitorioso de uma luta dessa com a mobilização das pessoas porque demonstra que não é uma “invencionice” do governante, mas uma necessidade real do nosso povo”, frisou.

O governador criticou a falta de empenho de outros governantes que tinham o mesmo alinhamento com o governo federal da época, mas não implantaram sequer uma universidade federal em território baiano. A implantação da UFNB pode beneficiar dois milhões de baianos em 74 municípios dos territórios da Bacia do Jacuípe, Sisal, Semiárido Nordeste II e Litoral Norte/Agreste Baiano. Essa região tem o maior vazio territorial do país em oferta de vagas do ensino superior federal.

Um dos principais articuladores do movimento em torno da criação da UFNB, o deputado Joseildo Ramos (PT) entregou ao governador a indicação suprapartidária da Assembleia, assinada pelos 63 parlamentares e encaminhada a presidente Dilma Rousseff. “ Vamos agora, com a liderança do governador, reunir a bancada baiana no Congresso, finalizar o projeto acadêmico e sentar com o ministro da Educação para demonstrar que essa é uma oportunidade para se fazer justiça e reparar direitos do povo que mora no nordeste da Bahia”, afirmou. Participaram ainda da reunião, a deputada estadual Neusa Cadore (PT), a ex-prefeita de Lauro de Freitas e pré-candidata a deputada federal, Moema Gramacho, o prefeito de Ipirá, Ademildo Almeida e o prefeito de Valente, Ismael Valente.

Foto: Rogério Rocha 
Ascom deputado Joseildo Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário