sábado, 7 de junho de 2014

CURSO DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE É CONCLUÍDO EM CURAÇÁ

Aproximadamente 40 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de endemias do município de Curaçá (Sede e Interior), participaram de curso de Educação Popular em Saúde. A capacitação foi iniciada no mês de abril e finalizada ontem (4), na Chácara de Juraci, com vasta programação que incluiu apresentações, oficinas e bate papo. A realização é do Ministério da Saúde, através da Fundação Osvaldo Cruz e Escola Técnica de Saúde Pública ‘Jorge Novis’, com o apoio do Governo Municipal (Secretaria de Saúde).

No período da manhã houve oficinas de teatro, fantoche e cordel, ministradas por equipe do Departamento de Cultura, que foi auxiliada por Jane Oliveira, Rivonete Santos, Jeová Costa e Clisma Mateus. Já o período da tarde foi marcado por apresentações que abordaram, de forma descontraída, temas referentes à promoção de saúde, a exemplo do alcoolismo e da gravidez na adolescência, focando a atuação dos agentes de saúde e de endemias nas comunidades. “Os agentes de saúde e de endemias são sujeitos responsáveis pela promoção da saúde da sua comunidade e a educação popular vem como uma forma diferente de abordar, através do diálogo entre os saberes, problematizando para a construção coletiva de conhecimentos”, ressaltou Sandra Possídio, que atuou na organização da Capacitação. 

O curso foi ministrado pela Educadora Popular, Keith Emanuelle Matias e pela Mediadora em Educação Popular, Clara Sousa, que ressaltaram a importância da capacitação para a população curaçaense. “Nós discutimos os aspectos sociais que impedem a população de ter saúde e depois discutimos formas de resolver esses problemas. Curaçá tem uma grande diversidade de povos, como: indígenas, quilombolas, sertanejos e camponeses e durante esses encontros nós pensamos formas de inserir essa população do Sistema Único de Saúde”, comentou Keith. A Mediadora Clara explicou que a capacitação também aconteceu no âmbito virtual. “Esse encontro aconteceu em nove estados do Brasil e, por meio da internet, os participantes puderam entrar em contato com agentes de outros estados e tiveram acesso a fóruns temáticos, questionários e atividades de campo”. 

O ACS, Muniz Santos, que atua no Bairro Curaçá 1, fez avaliação positiva do Curso. “Os agentes que atuam na saúde precisam estar motivados, com espírito transformador, tendo em mente que ele é importante para melhorar a vida das pessoas. Sem dúvida esses encontros foram essenciais para nos motivar e nos unir. Não somos agentes comunitários ou de saúde, mas transformadores da sociedade”, concluiu.

Maurízio Bim
Assessor de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário