segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Prefeito Isaac e Secretário Solla acompanham atendimentos do Mutirão de Cirurgia de Catarata


O prefeito Isaac Carvalho acompanhou no último sábado (11) os atendimentos do Mutirão de Consultas e Cirurgia de Catarata aolado do secretário da Saúde da Bahia, Jorge Solla, e do representante municipal da pasta, Cássio Garcia. O evento está ocorrendo no Hospital da Criança desde o dia 07 de Janeiro e já atendeu até o início da manhã desta segunda-feira (13) mais de 2,1 mil usuários de Juazeiro, destes 960 realizaram a cirurgia de catarata. Na região foram beneficiadas 3,2 mil pessoas, destas 1,7 mil realizaram o procedimento.

A ação está sendo realizada através dos Programas “Mais Saúde”, do município e “Saúde em Movimento”, do Governo Estadual. Também acompanharam a visita, os secretários municipais, Juvenilson Passos, Paulo Bonfim, o ex-deputado e médico Pedro Alcântara, o prefeito de Curaçá, Carlos Brandão, a diretora e a coordenadora do “Saúde em Movimento”, Cláudia Almeida e Lorena Plácida, respectivamente.

Durante o Mutirão, o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, agradeceu a parceria exitosa com Juazeiro. “O Movimento alcançou todas as metas de consultas e cirurgias e pode ser considerado um sucesso em atendimentos, isso, sem dúvida, devido à parceria exitosa com a Prefeitura de Juazeiro, que possui uma equipe interessada e que desde a organização não mediu esforços para concretizá-lo no município. O Mutirão já atendeu mais de 400 mil pacientes e em torno de 110 mil cirurgias de catarata foram concretizadas em todas as etapas, beneficiando a população dos 417 municípios da Bahia, sendo reconhecido como um projeto de grande amplitude na área de oftalmologia no Brasil”, ressaltou.

Em conversa com o secretário Solla, o prefeito Isaac Carvalho recebeu notícias dos próximos investimentos na área para Juazeiro. “Ainda no início deste ano será lançado o edital para construção da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia no Hospital Regional, que atenderá os usuários em todas as etapas necessárias no tratamento de câncer, como a Quimioterapia, Radioterapia, dentre outros. O município também será contemplado com o Laboratório de exames para ampliação da verificação de colesterol, glicemia e coletas em geral. Vamos manter a parceria com os Governos Estadual e Federal para continuar melhorando a assistência em saúde”, anunciou o gestor municipal.

Para o secretário da Saúde de Juazeiro, Cássio Garcia, a Saúde no município vem avançando devido ao esforço da gestão em abraçar projetos e programas federais e estaduais. “Além deste Mutirão que está sendo oferecido com o apoio de uma equipe de 120 profissionais, com nove médicos e uma estrutura moderna de equipamentos que já vem permitindo várias pessoas enxergarem novamente, reduzindo a demanda reprimida; o município já avançou muito mais, oferecendo aos usuários do SUS melhores serviços em modernas estruturas físicas”.

Na ocasião, o titular da pasta destacou alguns investimentos conquistados desde 2009. “São novos hospitais, postos de saúde, ampliação de consultas e exames, capacitação dos profissionais, implantação do ‘Mais Saúde’, levando para a comunidade atendimentos noturnos na área de odontologia e na atenção básica, adesão ao ‘Mais Médicos’, realização do concurso público, triplicando com isso o número de médicos nas unidades. Juazeiro receberá em breve a segunda UPA, melhorará a atenção na área de Oncologia e ampliará os serviços de laboratório. Muita coisa ainda está por vir e a Saúde continuará progredindo e levando atendimentos dignos à comunidade”, frisou.

O Mutirão será realizado até dia 15 de janeiro, das 7h às 17h. O projeto pretende realizar uma média de 2 mil cirurgias de catarata e 10 mil consultas oftalmológicas em pessoas com idade superior a 60 anos. Também poderão ser atendidas na estratégia pessoas com deficiência visual e/ou já diagnosticadas com catarata congênita ou traumática, independente da idade. A ação contempla ainda os alunos do TOPA – Programa do Governo do Estado, que além da consulta e cirurgias, conta com uma fábrica de óculos, para entrega ao usuário quando necessário. Para os usuários que realizam cirurgia de catarata, estão sendo disponibilizados colírios (gratuitamente).


MANDADO DE PRISÃO EM DESFAVOR PMS DA 81ª CIPM‏

Nenhum comentário:

Postar um comentário