quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

JOSIAS GOMES PT: “A BAHIA VIVE HOJE UM ESTADO DE PLENO DIREITO, E OS BAIANOS SABEM DO QUE ESTOU FALANDO”

A Bahia vive hoje um estado de pleno direito. Os baianos sabem do que estou falando”. É o que afirma o deputado federal Josias Gomes do PT da Bahia neste final de ano, ao tratar de um balanço do governo Jaques Wagner. O parlamentar gravou entrevista em áudio e vídeo, que vai reproduzida na íntegra, em sua página no You Tube http://youtu.be/zmLlI_P73J8, na qual aborda não apenas um balanço do governo Wagner, como ainda, os futuros desafios postos na Bahia, a candidatura Rui Costa, a nova direção do PT, e analisa a força da base do atual governo.

Na íntegra, a entrevista concedida por Josias:

GOVERNO JAQUES WAGNER
A Bahia hoje vive um estado pleno de direito, isso é muito importante. Os baianos sabem do que estou tratando. Do outro lado, nós como governo, já quase oito anos, no governo Wagner, nos propomos a discutir todas as áreas, com todos os governo anteriores ao nosso. E mostrar que em todas as áreas, nós fizemos mais do que qualquer outro governo. Você pegue por exemplo o Água para Todos, que é sistema que está levando a água, através de adutoras, de poços artesianos, de barragens, de aguadas, para todo o interior do semiárido baiano, que representa 68% do território do estado. E essa é uma tarefa que foi pega como um desafio. E nós constituímos isto como uma tarefa ímpar do governo, e estamos resolvendo. Sem dúvida, a quantidade de casas do programa Minha Casa Minha Vida, que a Bahia teve, foi dos maiores entre os estados brasileiros. Portanto, eu destaco como uma obra única. A reorganização do Estado baiano foi obra do nosso governador Jaques Wagner, e dos partidos aliados.

OS DESAFIOS
Você tem uma etapa vencida, que foi o aparelhamento na área de segurança pública, por exemplo. Aumentamos o efetivo em mais de 13.000 policiais civis e militares, aumentamos o número de viaturas. Mas, isso só, não resolve o problema. E agora se busca, já aparelhado o estado policial baiano, resolver em definitivo essa questão da Segurança Pública. Por outro lado, há uma outra frente que precisa ser trabalhada, que é a remontagem da infraestrutura do estado. Nós temos alguns gargalos, nos portos, nos três portos, e, mais um, que está em fase inicial de construção, que precisa desafogar o aumento da produção baiana, tanto de grãos, quanto produção industrial, que tem aumentado significativamente. E esse é um desafio proveniente da primeira etapa. Eu disse que teve um conjunto de desafios que foram vencidos, mas, geraram outros desafios: a construção de um novo aeroporto na região cacaueira, uma segunda pista do aeroporto de Salvador, não para atender a Copa do Mundo, como muitos pensam, mas, para a nova demanda que nós estamos gerando a partir desse nosso governo, dos dois primeiros governo do companheiro Wagner. Então, é um conjunto de obras e de desafios futuros que nós temos clareza de que precisamos enfrentar. Mas, é fruto do trabalho que já construímos até agora.

TAREFAS DA NOVA DIREÇÃO DO PT NA BAHIA
Nós tivemos oito anos com o governador Wagner, pleno êxito, como já falei. E esperamos continuar com isto. E tarefa dessa nova direção é conseguir ampliar o número de partidos aliados, para que a gente tenha uma confortável vitória, e possamos consolidar… Porque os desafios que nós nos propomos a enfrentar, e enfrentamos, suscitam outros desafios, de outra natureza, que é essa segunda etapa do governo petista no estado da Bahia.

CANDIDATURA RUI COSTA
Eu sou daqueles que muitos consideram um exagerado otimista. Mas, por tudo o que nós fizemos, e que continuamos fazendo no estado, eu sou da opinião de que há uma grande chance. Eleição não se ganha de véspera. Mas, há uma grande movimentação positiva para que a gente continue governando a Bahia pelos próximos quatro anos.

SOBRE A BASE DE APOIO A WAGNER
Nós temos uma base sólida de apoio ao governo Jaques Wagner, que convive harmoniosamente bem. Um presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo, do PDT, que contribuiu enormemente para selar esse pacto, junto com o governo. E nós vivemos, portanto, um período muito auspicioso, do ponto de vista da consolidação da base aliada. Claro que nós sempre sabemos que a política é uma arte de estar sempre em constante conversas, para que possamos, identificando os problemas, buscar resolvê-los. E é isto que nossa equipe de governo tem feito no dia a dia.

MENSAGEM
De muito otimismo com o nosso estado. Com as nossas ações. Com o desempenho que nosso governo tem demonstrado. E a certeza de que o caminho que o PT optou em 2006, quando ganhou a eleição, se consolidou como o caminho correto para a retomada do crescimento e do desenvolvimento do estado da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário