quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Juazeiro BA: 7ª quadra poliesportiva coberta é entregue na Lagoa do Salitre

Assim como o jogador Daniel Alves, mais conhecido como Dani Alves pela torcida do Barcelona, superou as dificuldades dos primeiros passes dados nos campos de terra do Vale do Salitre, muitas outras crianças tentam a mesma sorte. Diferente dessa época de areia e pedra, agora os meninos e meninas daquela região só precisarão demonstrar talento e força de vontade porque o equipamento esportivo que faltava para os treinos do famoso lateral-direito, e de tantos outros amantes do futebol, foi inaugurado pela Prefeitura de Juazeiro na noite desta terça-feira (13).

“Apesar desse não ser o nosso objetivo principal, nós torcemos para que outros alunos e atletas possam se destacar e mudar suas vidas através do esporte, assim como aconteceu com Daniel Alves. Mas, se esse equipamento esportivo contribuir para a formação cidadã, para a educação e o desenvolvimento físico e cognitivo dos alunos, já estará cumprindo seu papel”, explicou o secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, durante a entrega da 7ª quadra poliesportiva coberta do município, que será gerida pela direção da Escola Municipal José de Amorim, da qual faz parte.

Para o professor de Educação Física Maxwell Oliveira, a quadra, que segue o alto padrão das demais construídas na sede e interior do município e oferece um espaço multiesportivo, sem dúvida, fará toda a diferença nos treinos. “Nos campos improvisados os alunos tinham medo de se machucar, mas agora eles poderão se preparar para os Jogos Escolares, por exemplo, com mais tranquilidade e foco. Fora isso, essa quadra serve para todas as modalidades esportivas e esse é um ganho muito importante”, relatou. A atleta de 14 anos, Williane Aline, concordou: “foi a melhor coisa que poderia ter acontecido para nós. Tudo será melhor a partir de hoje e eu não vou precisar mais me preocupar com os machucados, somente com o esporte”.

Mas, a nova quadra poliesportiva não contempla apenas o desporto. O espaço público abraça a cultura, o lazer, o entretenimento e atividades sociais, como foi demonstrado no ato solene de inauguração, com a apresentação de dança das alunas do programa “Mais Educação”, e do Samba de Velho do Rodeadouro, que botou na roda para dançar – além dos estudantes –, o prefeito Isaac Carvalho, os vereadores Agnaldo Meira, Dalmir Pedra, Anastácio e Anderson da Iluminação, os secretários de governo presentes e a comunidade. “Nós esperamos que o Salitre se fortaleça ainda mais com esse equipamento, que pertence a escola, mas também está à disposição das associações e moradores.

Batalhamos para trazer novas quadras poliesportivas cobertas porque Juazeiro só tinha duas, e conseguimos o maior número do Brasil destinado a uma única cidade. Então, o sentimento é de felicidade por estar colocando à serviço da população mais um equipamento multiuso”, avaliou o prefeito, lembrando que município nas últimas três décadas contava, apenas, com duas quadras poliesportivas cobertas – a do Ginásio de Esportes Aloísio Viana e a do CAIC, e que só nessa gestão já foram entregues oito equipamentos esportivos, incluindo o ginásio do colégio Paulo VI. “Ao total serão 23 novas quadras para Juazeiro”.

A comunidade, que esperou tanto tempo pela obra, agradeceu e reconheceu o esforço da Prefeitura de Juazeiro que busca parcerias com o Governo Federal para trazer projetos para o município. Em nome da escola, o gestor José Uelson Andrade falou que os ganhos são enormes para todas as áreas, como para a própria educação e para o fortalecimento cultural. Como a quadra servirá aos mais diversos tipos de eventos, a presidente da Associação de Mulheres, Maria do Rosário Aleluia, se comprometeu com os cuidados. “Vamos fazer de tudo para que a comunidade e os alunos zelem por esse espaço, que renova as nossas esperanças”.

O presidente da Associação de Moradores da Lagoa do Salitre, Carlos Alberto Leite, ressaltou que a conquista é importante para toda região do entorno: “o esporte é o melhor caminho para se educar e tirar crianças das ruas, e todos aqui do Salitre serão beneficiados”. E a presidente da União das Associações do Vale do Salitre e gestora das escolas municipais Miguel Ângelo (Curral Novo) e Maria Amélia (Sabiá 2), Eliete Leite da Paixão, ratificou dizendo que é um privilégio para o distrito receber a quadra. “Sem dúvida, os alunos das outras escolas também saberão utilizar bem esse espaço e todos nós estamos muito felizes”, concluiu.


CCJ do Senado aprova perda automática de mandato em casos determinados pelo Supremo

Nenhum comentário:

Postar um comentário