Para a gestora escolar Maria Sueny, que interpretou Herodes, em Itamotinga, participar de um projeto que acompanha desde a infância, quando já fazia figuração, é a realização de toda uma vida. “É uma sensação muito boa poder dar continuidade a outra geração deste maravilhoso espetáculo que é orgulho para nossa comunidade. Aqui não só atuamos, mas produzimos tudo, dos figurinos à estrutura cenográfica. E além de tudo ainda temos a felicidade de nos sentir pregando o evangelho para todas essas pessoas que nos assistem”, falou emocionada.
A produção do espetáculo “Jesus de Nazaré”, conta com aproximadamente 70 pessoas, entre atores, figurantes e técnicos. Praticamente todos da própria comunidade. Uma tradição nascida do grupo de jovens da igreja católica da comunidade que completou bodas de prata no feriado santo e que atrai cristãos de várias igrejas. O pastor batista Guionemar de Oliveira estava presente com toda a família.
“Estou aqui com toda a família porque acredito que este espetáculo protagonizado pelos irmãos moradores de Itamotinga de certa forma também é uma pregação da palavra de Cristo. O Cristo que morreu na cruz para nos salvar, mas que ressuscitou no terceiro dia. A equipe toda está de parabéns pela perfeição da peça”, elogiou o pastor.
Com um elenco de aproximadamente 50 pessoas, entre atores e moradores da comunidade, o Espetáculo Sacro Paixão de Cristo, organizado pelo Grupo JUVENS (Juventude Unida Vivendo em Nome do Senhor) e ACARCOS (Associação Cultural e Artística de Radiodifusão Comunitária Sertaneja FM), encantou o público que se fez presente na comunidade de Malhada da Areia, no distrito de Pinhões na noite da última sexta-feira, 29 de março.
O público esse ano foi agraciado com a figura de jovens cordelistas que narraram cada cena, tornando o espetáculo ainda mais regional. “Essa é a segunda vez que venho assistir e sempre é muito emocionante. Todos estão de parabéns”, disse o contador, Berilo Alves de Oliveira Filho, acompanhado da família.
Quem também esteve entre o público foi o padre Paulo, da Paróquia de Santa Teresinha, na Piranga. “É a primeira vez que venho assistir ao espetáculo no interior e fiquei muito feliz com o que vi. Quem caminhou aqui saberá compreender o que significa superação, o que significa viver cada dia em comunhão com Cristo”, ressaltou o pároco, reconhecendo o trabalho do grupo. “O que vi aqui foi algo maravilhoso e que precisa de mais apoio. Espero que no próximo ano caravanas e mais caravanas possam estar aqui e viver esse momento de fé”.
Para o elenco, o apoio do município foi essencial. “Quero agradecer o apoio do prefeito Isaac, e dizer que agora vamos buscar o apoio do governo do Estado e do governo Federal porque queremos que o nosso trabalho se constitua como algo social e cultural. E agradecer a nossa comunidade que é um povo acolhedor e cheio de fé”, colocou Mauricio Moises, ator e diretor do espetáculo, e que este ano interpretou o apóstolo Pedro.
O prefeito comentou sobre as encenações. “Nosso município tem essa particularidade de contar com dois grandes espetáculos no interior nesse período da Semana Santa, além de mais dois na sede. Desde o início da gestão apoiamos essas encenações teatrais por entendermos a importância das mesmas para a preservação das nossas tradições culturais”, ressaltou.
O prefeito falou ainda sobre as mudanças na área após a reforma administrativa. “Estamos criando uma secretaria de cultura e de juventude no sentido de fomentarmos ainda mais a nossa produção cultural e também as políticas que visem beneficiar a nossa juventude”, anunciou.
O espetáculo sacro “Jesus de Nazaré” realizado pela Associação Comunitária, Cultural, Artística e Radiodifusora de Itamotinga (ACCARDI), completou 25 anos nos dias 28 e 29, com duas encenações na comunidade. Outro momento da Via Sacra foi encenado na comunidade de Malhada da Areia, distrito de Pinhões. Ambos contaram com o apoio da Ascom/PMJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário