A PAIR é uma redução da capacidade de audição do indivíduo, provocada por algum tipo contínuo ou sistemático de ruído, sons indesejáveis ou desagradáveis. Quando esse ruído é intenso e a exposição a ele é freqüente, ocorrem alterações estruturais no ouvido interno que determinam a ocorrência da Perda Auditiva Induzida por Ruído. A PAIR é o agravo mais freqüente à saúde dos trabalhadores, estando presente em diversos ramos de atividade, principalmente siderurgia, metalurgia, gráfica, têxteis, papel e papelão, vidraçaria, entre outros.
A coordenadora do CEREST, Maria do Carmo Lima, enfatiza que a maioria dos trabalhadores de Petrolina não sabem dos riscos que correm com a exposição prolongada ao ruído contínuo. “Os trabalhadores não podem se expor ao ruído excessivo por período prolongado ou com frequência. Os riscos de surdez e de distúrbios sensório auditivos são evidentes em ambientes de trabalhos com ruídos “ declarou.
De acordo com a estudante Jaqueline Souza, a formação de profissionais habilitados na saúde do trabalhador é um passo importante para o estabelecimento de uma relação harmoniosa entre o empregado e o empregador. "O modulo possibilita que os profissionais de saúde possam sinalizar as possíveis causas de algumas patologias. Desta forma, pode-se encaminhar o trabalhador para profissionais especializados e conseqüentemente, ter diagnósticos mais precisos", concluiu.
Os trabalhadores que apresentarem sintomas como surdez, zumbidos, dificuldades de compreensão de fala, tontura, ou qualquer irritação, deve procurar uma Unidade Básica de Saúde ou buscar a sede do CEREST que fica localizada na Avenida Souza Filho, nº 911 Centro- Petrolina. O CEREST funciona das 8h ás 17 h, de segunda a sexta.
Aurilio Marcos
Assessoria de Comunicação - PMP
Assessoria de Comunicação - PMP
Nenhum comentário:
Postar um comentário