quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Casa Nova - Ex-prefeito diz como deixou o município: Pagamento em dia e quase 6 milhões de reais em conta

Orlando Xavier, ex-prefeito de Casa Nova, procurou a reportagem, para uma prestação de contas à sociedade daquele, que segundo ele, foi o melhor governo que Casa Nova já teve nos últimos 30 anos.

Pagamento em dia. Dinheiro em caixa. Governo de transição.
“Pagamos tudo de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF, todo o funcionalismo em dia, inclusive o 13º, pagamos os fornecedores, abono de quase 400 reais aos professores;. A nossa Administração pagou tudo, não deixamos nenhuma dívida. Foram 3 anos de contas aprovadas.”, relatou Orlando Nunes Xavier.


Ainda segundo Xavier, Casa Nova deve ter sido um dos poucos municípios baianos a honrar com todos os seus compromissos, e ainda deixou em caixa/conta quase 6 milhões de reais. “Temos documentação e planilhas bancárias que comprovam isso”.“Não tem porque um governo não começar bem assim. Deixamos o Município adimplente e totalmente governável, e ainda com recursos assegurados e obras encaminhadas. Agora é com a nova gestão, é ter competência para manter os convênios e realizar as obras que foram conquistas do governo passado”.

Orlando Xavier, inclusive, ressaltou que, todo o material, equipamentos, máquinas e frota municipal, foram entregues em transição, totalmente preservados, em “perfeito estado”, e que se existem veículos danificados ou abandonados, é de um cemitério de mais de três décadas, e não da gestão anterior.

Orlando fez questão de comprovar tudo o que disse à nossa reportagem e nos apresentou uma série de documentos, inclusive, do processo de transição, ressaltando “que foi realizada sim a transição”. “O ex-prefeito montou a equipe de transição e tudo foi relatado, assinado e fotografado, e a equipe do Governo “Da Vontade do Povo”, tem toda a documentação para comprovar que isso é verdade”. “Temos cópias das atas, dos convênios, tudo foi apresentado para o atual governo, temos toda a documentação em mãos, temos como comprovar”.

De acordo com o ex-prefeito, Casa Nova nunca esteve tão preparada para crescer como está hoje, e isso se deve ao aprimoramento de projetos, afinidade política e boa articulação com os governos do Estado e Federal, e toda uma equipe integrada, pensando e trabalhando para o desenvolvimento do Município como um todo. “Isso sim aconteceu! E Casa Nova, independente do resultado das urnas, já era vitoriosa, porque teve um gestor comprometido com o povo e com a cidade”.

Principais obras e ações.
De acordo com OX, mesmo depois de ter deixado a Prefeitura, em dezembro do ano passado, “nos sentimos na obrigação de prestar contas ao povo de Casa Nova e refrescar a memória de muitos, porque as obras chegaram, os programas foram instalados, muitas ações foram realizadas, nós trabalhamos e não agimos de má fé. Certamente, isso faz parte do processo político e do amadurecimento e fortalecimento da democracia, mas nenhum político tem o direito de se sentir dono do poder: esse poder é do povo, e é para o povo agora que nos dirigimos”.


Entre tantas obras e ações desenvolvidas ao longo de quatro anos, Orlando Xavier destacou as principais, “inauguramos e entregamos obras até nos últimos dias de dezembro, a exemplo da reforma do SESP, Centro de Saúde”.Trouxemos o maior programa de casas populares através do MINHA CASA MINHA VIDA da historia do município com a construção de quase 500 casas na sede e mais 500 em Santana do Sobrado. Deixamos em andamento seis CRECHES e mais seis QUADRAS COBERTAS, sendo 2 quadras em Santana, 3 quadras na sede, e mais 1 em Pau a Pique, além da construção da primeira quadra de SANTANA do Sobrado e do Ouricuri com rescursos próprios. Trouxemos ainda uma UPA para Santana do Sobrado, base do SAMU, postos de saúde, ponte do Riacho Grande, estrada das Dunas, calçamentos, aquisição da frota municipal com 7 ônibus escolares, 3 caçambas, 1 ambulância do SAMU, 1 unidade móvel odontológica, entre tantos outros equipamentos e máquinas.

Entre as ações: mutirão de catarata, mais de 2 mil cirurgias realizadas. “Nunca aconteceu isso no município e nem na região.” “O distrito de Santana não tinha nenhuma quadra e agora são três”. E segundo Xavier, “ainda conseguimos, através de emenda do deputado João Carlos Bacelar (PR) 400.000 para construção de 1 posto de saúde na Vila Galvão e 1 na COHAB Nova, deixando a primeira parcela em conta para o inicio das obras que deve ser realizada pela nova administração. Também ficou recurso em conta referente a primeira parcela para o inicio da ACADEMIA DA SAÚDE.


E entre tantas outras ações e obras, que o povo de Casa Nova ainda terá a felicidade de ver inauguradas e entregues: “mas saibam que foram conquistas da gestão anterior, foi o ex-prefeito que correu atrás, que assinou convênios e assegurou recursos, por isso que Casa Nova está totalmente pronta para crescer. Não deixem de cobrar a aplicação correta desses recursos, eles não são do ex-prefeito e nem do atual: esses recursos são do povo casanovense e precisam ser aplicados para o crescimento de seu município. Façam valer a lei”, finalizou o ex-prefeito de Casa Nova.

Texto de Paulo Carvalho
A Noticia do Vale

Corinthians - Patrocínio da Caixa pode ser interrompido

Nenhum comentário:

Postar um comentário