sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Festival de Verão tem romantismo do Kid Abelha e 15 anos de Ivete Sangalo

Foto: Edgar de Souza

Ivete Sangalo e Gilberto Gil dançam a valsa
A maioria consagrada em outras edições do Festival de Verão, as atrações do palco principal, de quinta-feira (17/1), já fizeram história no evento.

O ponto alto da noite foi a apresentação de Ivete Sangalo, que "debutava" na festa, comemorando sua 15ª participação. Ela é a única artística que esteve presente em todas as 15 edições.
Ivete reuniu artistas da música baiana no palco e dançou com todos eles, como “príncipes” em um baile de debutante.

Foram 15 escolhidos
-- Gilberto Gil
-- Carlinhos Brown
-- Ricardo Chaves
-- Xanddy
-- Netinho
-- Jau
-- Ninha
-- Saulo
-- Denny
-- Armandinho
-- Tatau
-- Alexandre Peixe
-- Compadre Washington
-- Léo (A Zorra)
-- Durval Lelys



Com um vestido longo champagne - inspirado nos anos 50 e assinado pela estilista Patrícia Zuffas -, a musa chegou em um carrinho.
Gilberto Gil encenou o pai “debutante” e foi o primeiro a dançar, levando a musa até o centro do palco. Como trilha sonora, a música “We are carnaval”, clássico da festa popular, porém em versão instrumental. Os artistas revezaram a dança entre as 15 bailarinas e a musa, emocionada: “Nós somos axé, somos força, somos Bahia”, afirmou.

Todos os príncipes usaram ternos e entraram “mascarados” no palco.

“É a minha primeira festa de 15 anos, eu não tive, e já eu estou passando mal”, disse Ivete Sangalo pouco antes da apresentação.

Um dos "príncipes" de Ivete recebeu uma homenagem especial. Saulo Fernandes, que a sucedeu na Banda Eva e que agora também vai deixar o grupo, foi homenageado com a música “Baianidade Nagô”, em voz e violão. “Há um tempo eu perdi um irmão, na época com 20 anos. Nós sofremos muito, mas a vida me deu um outro, que é Saulo. Outro dia ele disse que queria me ouvir cantar só voz e violão. Essa é pra você”, dedicou, com a voz embargada.

No palco, Ivete foi acompanhada por 15 bailarinas, todas vestidas de debutantes. E antes de encerrar a apresentação, Ivete pediu para o palco da festa ser projetado no ano que vem pensando em deixar o público mais perto dela. “Ano que vem quero o público aqui embaixo, grudadinho em mim, para ver minha calcinha”, brincou.

Pra começar

O 2º dia do Festival de Verão começou com a banda carioca Kid Abelha, trazendo sucessos presentes ao longo dos 30 anos de carreira do grupo.Proporcionando o clima perfeito para os casais, a banda incluiu no repertório clássicos do CD acústico MTV, lançado na década passada, e músicas do CD lançado em abril de 2012, o Multishow ao Vivo: Kid Abelha 30 anos.

Embora a semelhança entre as apresentações da banda, em outras edições do festival, tenha sido alvo de crítica de alguns fãs, muita gente assumiu comparecer ao Parque de Exposições para ver o grupo liderado por Paula Toller, que estava de amarelo, como um favo de mel.


Paula Toller - Foto: Edgar Souza

“Eles representam o romantismo da nossa época, quem viveu os grandes sucessos do Kid Abelha nunca vai enjoar de ouvir as canções do grupo na voz de Paula Toller”, afirmou a veterinária e fã da banda Mariana Joanes.

Após o romantismo e o pop rock da banda carioca, foi a vez da prata da casa trazer a irreverência do povo soteropolitano, com a chegada do Asa de Águia, que apresentou uma prévia do carnaval, deixando visitantes e soteropolitanos com gostinho de quero mais.



Durval Lelys, que subiu a rampa de mãos dadas com a filhinha, Luma, animou o público ao som dos clássicos como “Dança da Manivela”, CocoBambu “, entre outras, mas começou a apresentação com a música “Trenzinho”, sucesso da banda no último carnaval. Foi a 10ª vez do Asa no festival.



“Que astral maravilhoso”, disse o cantor para alegria da multidão. “Largue tudo e vá atrás do Asa”, brincou com os fãs.
Para celebrar o dia da tradicional festa popular da Lavagem do Bonfim, cujo cortejo percorrer as ruas da Cidade Baixa pela manhã, Durval Lelys encerrou o show com um solo de guitarra do Hino ao Senhor do Bonfim.

Pra terminar

Pela primeira vez no evento, Gusttavo Lima dominou os fãs do sertanejo universitário, trazendo o clima romântico de volta à festa, exceto pela apresentação do hit responsável pelo seu sucesso, o Balada (Tchê Tchererê Tchê Tchê).Xand e Solange, dos Aviões do Forró, encerraram a segunda noite do Festival de Verão, que se estendeu pela madrugada desta sexta-feira (19), no Parque de Exposições, em Salvador.

Mais festa
Empunhando uma guitarra e cantando ‘O Portão’, de Roberto Carlos, Luiza Possi abriu seu show no Palco Estúdio do Som Faculdade Maurício de Nassau do Festival de Verão Salvador 2013.“A gente tá suando junto? Porque suar sozinho não adianta”, brincou com o público ainda no começo da apresentação.
No repertório, músicas de Djavan, Isabella Taviani, Thiaguinho, Rita Lee, Chico Buarque e composições dos seis CDs e dois DVDs que lhe renderam os prêmios Tim, Multishow e três indicações ao Grammy Latino.

O terceiro dia do Festival de Verão terá
-- Ana Carolina
-- Capital Inicial
-- Chiclete com Banana
-- Jorge e Mateus
-- Harmonia do Samba


Tribuna

Chiclete faz apresentação fora dos trios pela primeira vez durante o Carnaval

Nenhum comentário:

Postar um comentário