De acordo com o jornal, o carro de Fernando Alonso e Felipe Massa não terá um conceito revolucionário em relação ao modelo de 2012 no que diz respeito à mecânica, suspensão e chassi. A princípio, a ideia do time seria em manter “as virtudes que a levaram a lutar pelo campeonato até a última corrida” do ano passado, quando foi derrotada pela Red Bull na decisão do título, no Brasil.
O sistema de suspensão pull-rod, já visto no F2012, deverá permanecer no novo modelo, especialmente por conta da estabilidade de pilotagem que isso proporciona sobretudo em pista molhada.
Porém, mesmo mantendo os conceitos gerais em seu projeto, a equipe italiana também adotou, ainda segundo o “Marca”, algumas alternativas utilizadas pelos rivais austríacos na temporada passada. As principais delas são uma caixa de câmbio mais compacta e um conceito de suspensão traseira/semieixo que permitam o ganho de pressão aerodinâmica, algo no qual o RB8 se destacou em 2012. Esta área teria recebido uma atenção especial de Pat Fry (diretor técnico da Ferrari) e de seu estafe.
O jornal também cita o trabalho da Ferrari no desenvolvimento de seu próprio DRS duplo, trabalhado por Lotus e Mercedes no fim de 2012, embora a limitação do utensílio em treinos neste ano diminua sua influência no desempenho geral do carro.
Ao contrário do que acontece tradicionalmente, a Ferrari desenvolverá seu carro fora de Maranello, no túnel de vento da extinta equipe Toyota, na Alemanha. O time ainda não oficializou o dia do lançamento, embora outra publicação, a revista italiana “Autosprint”, tenha afirmado que será no dia 2 de fevereiro. Os primeiros testes de pré-temporada serão entre 5 e 8 de fevereiro, no circuito espanhol de Jerez de la Frontera.
Uol
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