Ao todo, foram 2.160 crianças e adolescentes equatorianas que foram tiradas do lixão, entre 2002 e 2012. Segundo a gerente do projeto do ministério de relações do trabalho do Equador, Maria Del Carmen Velasco, 100 municípios do país foram envolvidos na ação.
O projeto incentivava a escola integral para crianças, com aulas em um turno e atividades lúdicas no outro. Os adolescentes participam de aulas e cursos de qualificação profissional.Para que o projeto desse certo, os pais recebiam incentivo financeiro para manter as crianças na escola. Além disso, os pais que descumprisse o programa poderiam pagar multas, caso suas crianças fossem encontradas de volta nos lixões.
A experiência equatoriana será utilizada em um programa nacional já aplicado pela Bahia no semiárido, o Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido.Em junho de 2004, governadores de 11 estados assinaram um documento em que se comprometiam a adotar medidas para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário