terça-feira, 28 de agosto de 2012

Funcionamento do Programa Garantia Safra é discutido em videoconferência


Para informar os técnicos sobre o funcionamento do Programa Garantia Safra, as mudanças nas resoluções para a safra 2012/2013 e o calendário de implementação no Estado, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e a Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), ambas vinculadas à Secretaria da Agricultura (Seagri), e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), realizaram uma videoconferência, nesta segunda-feira (27), no Instituto Anísio Teixeira (IAT).
 
De acordo com o chefe do Departamento de Desenvolvimento da Agricultura (DDA), da EBDA, Samuel Feldman, o número de inscrições do Programa Garantia Safra tem ampliado bastante nos últimos anos e existe uma meta, para o atual ano agrícola, de 200 mil inscrições. “Nesse momento estamos inscrevendo para a safra de verão, que já conta com melhores valores para os benefícios e nova metodologia de apuração das perdas por estiagem”, afirmou Feldman.
 
A coordenadora nacional do MDA, Dione Freitas, apresentou as mudanças para a safra 2012/2013, destacando: aumento do valor do benefício para R$ 760,00, pagos em cinco parcelas; diminuição da área máxima de produção para o limite de cinco hectares, e duplicação do aporte do Programa em quatro anos. Outra novidade destacada é que o Programa Garantia Safra passa a ter prioridade no nordeste.
 
O diretor de Agricultura da EBDA, João Bosco, ressaltou a importância do preenchimento correto das Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAPs). “É necessário que haja precisão nas informações coletadas, bem como nos laudos, para não ocorrer nenhum erro e, consequentemente, causar problemas futuros, a exemplo de retenções de pagamentos”, explicou Bosco. 
 
Além de explicar todas as mudanças para a safra 2012/2013, o evento serviu para incentivar os pequenos agropecuaristas a se engajarem nesse programa, que garante ao agricultor familiar uma renda mínima em caso de perdas superiores a 50%, da safra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário