O reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino de Lima, visitou na tarde desta quinta-feira (5), a comunidade quilombola do povoado de Lage dos Negros no interior da cidade de Campo Formoso (BA), com o objetivo de ouvir a população e debater sobre melhorias que a universidade pode proporcionar na qualidade de vida da comunidade. O reitor conheceu a escola municipal Armando Trajano Maia, colégio Quilombola de Lage dos Negros, e a residência de apoio aos docentes, onde um grupo de professores formalizou a entrega de um documento contendo alguns dos anseios sociais e educacionais do povoado.
Julianeli Tolentino assegurou que a Univasf tem possibilidades de contribuir na capacitação das pessoas, especialmente usando a ferramenta de ensino a distância e com projetos de extensão. “Eu observei que em Lage existe um colégio estadual que abriga um polo a distância de uma faculdade particular, e por que não a Univasf está inserida aqui? Não tenham dúvidas que vamos trabalhar neste sentido”, afirmou. Também participaram da visita o assessor Especial da Reitoria, Edmilson dos Santos, e a estudante de assistência social Cleidiane Soares, que é natural do povoado de Lage dos Negros.
O reitor aproveitou o momento para conhecer a Gruta do Sumidouro, localizada no povoado de Pacuí, na região de Lage dos Negros que ainda conta com as duas maiores cavernas do Brasil, a Toca da Barrigura e a Toca da Boa Vista, com 35 e 105 km, respectivamente.
“É um potencial turístico enorme, porém, parece meio desprezado pelo poder público, nas oportunidades que surgirem nós vamos conversar com os gestores para tentar motivar o crescimento das ações voltadas para o setor na região”, comentou.
Ascom Univasf
Nenhum comentário:
Postar um comentário