Pressionados pela entrada de volumes mais elevados de etanol da nova safra de cana, os preços do biocombustível voltaram a recuar de forma mais sistemática na última semana. O indicador Cepea/Esalq para o hidratado ficou em R$ 1,0962 o litro entre 28 de maio e 1º de junho, queda de 1,14% em relação à semana anterior. O indicador do anidro, que é misturado à gasolina, recuou no período 1,01%, a R$ 1,3277 o litro, segundo Cepea/Esalq.
Apesar da queda de sexta-feira, os preços do hidratado ainda estão 8,3% mais altos do que há um ano, segundo o indicador do Cepea. Isso porque, dizem especialistas, a oferta da safra nova demorou mais a chegar, por causa do atraso no início da moagem em abril e a ocorrência de chuvas no período, o que prejudicou os trabalhos de colheita da cana-de-açúcar.
A previsão é que o Centro-Sul produza na safra 2012/13, recém-iniciada, 21,48 bilhões de litros, entre anidro e hidratado, segundo a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), 4,58% mais do que no ciclo anterior.
Espera-se também que, neste ano, a volatilidade dos preços do etanol seja bem parecida com a do ano passado, ou seja, relativamente baixa. O cenário pode mudar se a produção do biocombustível aumentar, diante dos preços desestimulantes do açúcar.
O Blog do Zé Carlos Borges coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.
ResponderExcluirVocê também pode nos ajudar a moderar comentários considerados ofensivos, difamatórios, impróprios e/ou que contenham palavras de baixo calão: para isso, envie um e-mail para
Zecarlosborges@hotmail.com