O ministério da Integração Nacional anunciou, nesta sexta-feira (27), uma linha de crédito emergencial da ordem de R$ 1 bilhão para ajudar pequenos, médios e grandes agricultores, castigados pelos efeitos da seca na região Nordeste. Os recursos são provenientes do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).
O anúncio foi feito durante a reunião do 14º Conselho Deliberativo (Condel) da Superitendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) que reuniu governdores do Nordeste, além de Minas Gerais e Espírito Santo. O secretário de Planejamento da Bahia, José Sérgio Gabrielli, representou o governador Jaques Wagner (PT).
A reunião serviu para discutir as medidas anunciadas pela presidente Dilma Rousseff (PT), na segunda (23), em Aracaju (SE), com o objetivo de tentar reduzir as consequências da estiagem nas regiões do semiárido brasileiro. Os governadores assinaram 17 convênios para a construção de 2,4 mil sistemas simplificados de abastecimento, 1.199 barreiras e 2,4 mil poços. As 32 mil cisternas que deveriam ser construídas até dezembro deverão ficar prontas em julho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário