sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Mensagem do prefeito de Casa Nova Orlando Xavier

Mensagem do prefeito de Casa Nova, Orlando Xavier na abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Casa Nova/BAlida pelo secretário de governo, Paulo Sérgio.
Orlando_Nunes_XavierExcelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Casa Nova, Vereador João Borges Pinto, Excelentíssima Senhora Vereadora, Excelentíssimos Senhores Vereadores, Senhores e Senhoras membros do Executivo Municipal, Senhores lideres partidários, Senhores e Senhoras representantes de entidades da sociedade civil e demais presentes a esta solenidade, boa noite.

Como homem público, defensor da repartição, da independência, da transparência e da harmonia entre os poderes constituídos, sou reconhecedor do valor inestimável do trabalho do poder legislativo na construção de uma sociedade democrática, mais justa e solidária, que reconheça e estimule a participação e controle da sociedade civil organizada, como instrumento indispensável para a execução de uma gestão democrática eficiente e voltada para atender a todos e todas, mas principalmente os que mais precisam de proteção social.

Legislar tem-se tornado uma função cada vez mais identificada com a fiscalização da aplicação dos recursos públicos e a formulação das políticas de governo. Portanto, Senhores Vereadores e Senhora Vereadora, sois os intérpretes e antes de tudo os interlocutores de uma sociedade cujos anseios e opções têm de ser soberanamente respeitados.

É com profundo entusiasmo que me lanço nessa jornada para honrar dia a dia os compromissos de Governo assumidos com o povo. A tarefa que nos aguarda, estou certo, não é fácil. É árdua e grandes são os desafios de gerenciar um município como o nosso para todos e todas, o que irá requerer coragem, firmeza e vontade de fazer cada vez mais e melhor, mesmo diante das limitações de recursos financeiros e humanos que enfrentamos.

Nesta oportunidade especial, em que a tradição histórica impõe a apresentação de um breve relato das ações administrativas do Exercício anterior; com maior interesse impõe também a projeção das metas e ações do ano em curso, e das prioridades do Governo a serem implementadas em 2012.

Ao iniciar o ano de 2011 tivemos que diminuir as despesas, mesmo diante de um ano eleitoral quando aumenta a pressão para elevação dos gastos sociais e por isso conseguimos manter o equilíbrio fiscal do município. Mas confesso que não foi fácil, manter em dia os salários, os fornecedores, os pagamento dos encargos sociais e todos os tipos de despesas.

Como gestor, procurei convencer-me de que desafios existem para serem vencidos, e assim me posicionei face aos obstáculos e paulatinamente as dificuldades foram sendo contornadas: Tivemos que conter gastos com pessoal para não ultrapassar os limites. Contudo, não esmorecemos e nem alimentamos pessimismo. Adotamos as medidas de austeridade necessárias, com responsabilidade pública, transparência e participação popular, dentro de princípios legais e éticos, a fim de garantir a governabilidade, a execução dos projetos e o cumprimento das obrigações. Em que pesem estas considerações, este é um tempo especial, de esperanças e de crença de dias melhores. Pois não há prosperidade sem racionalidade e nem avanço sem contenção.

Hoje, pode-se constatar, de forma palpável e visível, que apesar da crise em todo país, estado e municípios, a marcha do desenvolvimento no Município de Casa Nova mantém o seu ritmo acelerado. Vários investimentos foram concluídos e, com certeza, grandes conquistas estão por vir. Podemos afirmar com toda convicção que estamos cumprindo nossas responsabilidades e neste ano de 2012, continuaremos a implementar a revolução que iniciamos na saúde, na educação, na assistência social, na produção agropecuária, na infraestrutura e na gestão e administração municipal.

Avançamos com a recuperação de estradas municipais, avançamos, também, na saúde com a abertura de postos de saúde, aumentamos as condições de armazenamento de água no interior do município, com a construção e limpeza de barragens e poços artesianos, melhoramos as condições de pavimentação com o calçamento nos Distritos de Bem Bom, Pau a Pique, Ouricuri, Vila Massú e Vila Isabel na sede da cidade. Concluímos a reforma de Posto Policial, Posto dos Correios e Escola Municipal Senhora Santana em Santana do Sobrado. Apoiamos projetos produtivos, reformamos e melhoramos os prédios públicos, realizamos a melhor festa do Interior da Bahia. Implantamos o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, o Centro de Referência de Assistência Social, Centro de Referência Especializado de Assistência Social, o SAMU.

Um comentário:

  1. Nobre editor. na mensagem acima em destaque há um erro ortográfico na palavra Câmara MUNICIPAL. Está Municioal

    ResponderExcluir