sexta-feira, 4 de julho de 2014

AVANÇAM AS OBRAS DE SISTEMA QUE LEVARÁ ÁGUA A 40 MIL PESSOAS NO NORTE DA BAHIA

Cerca de 40 mil pessoas que vivem em diversas localidades no norte da Bahia passarão a ter água tratada em suas torneiras após a conclusão das obras de implantação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA), do município baiano de Campo Alegre de Lourdes. A obra está em pleno andamento, com mais de 50% dos serviços já executados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A empresa está investindo recursos da ordem R$ 79,6 milhões, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento, vertente PAC Prevenção.

“A realização desta obra é um sonho de mais de 30 anos da população. Já foram executados cerca de 65 km do sistema adutor principal, que levará água de qualidade até as residências. As obras civis da estação de tratamento de água e dos centros de reservação também foram iniciadas", explica o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Alaor Grangeon de Siqueira.

Com a conclusão das obras, um total de 71 localidades dos municípios de Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes – incluindo a sede do município – contarão com abastecimento de água captada por meio de flutuante no reservatório de Sobradinho. “Estamos verificando a possibilidade de atendermos também a algumas localidades de Remanso sem comprometer a vida útil do sistema”, explica o engenheiro civil Marcelo Silva Peixoto, fiscal da obra.

Estão sendo construídos sete subsistemas – dois em Pilão Arcado e cinco em Campo Alegre de Lourdes –, que serão compostos por adutora, elevatória, reservatório, rede de distribuição e ramais. O sistema contempla 371 km de adutoras e subadutoras e 120 km de redes de distribuição para levar água até as residências.

Serão construídas, ainda, duas estações de tratamento de água. A realização de quase quatro mil novas ligações domiciliares também está prevista no contrato. A obra está preparada para ter uma vida útil de 30 anos.

Benefícios esperados 
O município baiano de Campo Alegre de Lourdes está situado na divisa com o Piauí. Embora esteja dentro da área de influência do Vale do São Francisco, fica a 120 km de distância do rio. Não é cortado por nenhum curso de água permanente e localiza-se no chamado polígono da seca. Na região não há viabilidade para perfuração de poços e a única solução para abastecimento de água da população, de forma permanente, é a captação no rio São Francisco.

A expectativa da população é muito grande. “Todo mundo só comenta esse assunto, dando graças a Deus. A nossa situação é muito precária. Teve época que a gente tomava banho com um litro de água, conseguida com muito esforço. Não é fácil. Além disso, a água é de péssima qualidade. A população não vê a hora de a obra ficar pronta. Essa falta de água é o grande problema da nossa cidade”, explica Vanuza Pereira de Sousa, 40, natural de Campo Alegre de Lourdes.

Além de melhorar o fornecimento de água na região, o sistema também terá um impacto social positivo devido à redução de doenças de veiculação hídrica, que culminarão com a redução de gastos públicos com saúde.

A ordem de serviço para a construção do SIAA de Campo Alegre de Lourdes foi assinada em outubro do ano passado pelo presidente da Codevasf, Elmo Vaz, na presença do governador do estado, Jaques Wagner. A elaboração do projeto executivo do sistema foi uma parceria com o governo estadual, por meio da Companhia de Engenharia Rural da Bahia (CERB). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário