sexta-feira, 27 de junho de 2014

HOMEM MORRE POR FALTA DE EQUIPAMENTOS NOS PRIMEIROS SOCORROS EM SOBRADINHO

Em Sobradinho Bahia, cidade com mais de 20 mil habitantes, não existe, não se usa o DESFIBRILADOR, um aparelho que custa em média R$ 650,00 e que pode salvar muitas vidas. O aparelho aumenta de menos de 5% para mais de 80% as chances de sucesso num atendimento à emergência cardíaca em específico no caso de fibrilação ventricular, cerca de 90% dos casos de Parada Cardiorrespiratória estão associados à fibrilação ventricular, e o único meio efetivo de reverter a FV (Falência ventricular) é com uso de choque terapêutico.

A desfibrilação é semelhante ao ato de apertar o botão reset de um computador: o choque faz com que as células que estão caminhando de maneira desordenada voltem ao seu estado elétrico inicial. Dessa forma, o órgão volta a bombear sangue para as demais partes do corpo reanimando/ressuscitando o paciente. O meu sogro Francisco Livino dos Santos conhecido como Moacir foi vítima do descaso do poder público de Sobradinho, pois a cidade é desprovida de aparelhos simples, mas de grande importância nos primeiros socorros, o mesmo teve parada cardíaca e sabe o que fizeram? O colocaram no chão para fazer massagem cardíaca, ao invés de se usar o desfibrilador.

Sei que o senhor prefeito, secretários, vereadores etc., têm planos de saúde, mas os primeiros socorros são de grande importância para o pós atendimento para qualquer pessoa quer seja pobre, quer seja rico. Muitos aqui vão ler este depoimento e ficarão alheios ao acontecimento, pois acham sempre que tragédia só acontece na casa do vizinho. 

Secretaria da saúde e Prefeito Luiz Vicente agradeço aos dois a perda de mais uma vida.

Lena Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário