Na tarde desta quinta feira (5), a deputada Fátima Nunes (PT) presidiu a Sessão do Marco da Territorialidade na Plenária da Assembléia legislativa da Bahia.. A sessão contou com Ubiramar Bispo- coordenador da rede nacional de colegiados territoriais, Humberto Oliveira- Instituto Interamericano de Agricultura, Wellington Resende - delegado federal do ministério desenvolvimento agrário da Bahia, Sandro Magalhães- diretor de territorialização de cultura da secretaria de cultura do estado, Ivan Leite- diretor do desenvolvimento territorial e representante da superintendência de agricultura familiar, Rosana Vieira- coordenadora estadual dos territórios da Bahia, José Sérgio Gabrielli- secretario de planejamento e representante do governador do estado Jaques Wagner.
Fátima Nunes iniciou a sessão destacando que o momento é histórico e que está sendo construído. " Tivemos a felicidade de ter o governador Wagner como uma grande força na política de territorialidade e eles nos ajudou muito na construção desse marco histórico". Humberto Oliveira (Instituto Interamericano de Agricultura), apontou sobre a atenção que o mundo está dando para os territórios. "O mundo inteiro está revendo a questão da territorialidade. A Espanha, França, Inglaterra já estão com essa temática e a política de desenvolvimento rural tem se tornado prioridade", pontuou. Wellington Resende- delegado federal do ministério desenvolvimento agrário da Bahia, reforçou sobre o ano da agricultura. " Essa é uma sessão de registro que simboliza a nossa conquista. No ano da agricultura familiar,conseguimos mostrar para o mundo que somos um povo unido e que sabe dos seus direitos. O nosso desafio é continuar produzindo com sustentabilidade".
Dr. Sérgio Gabriele- secretario de planejamento e representando o governador Jaques Wagner falou sobre as discussões no âmbito da assembleia para fortalecer o projeto por ser de suma importância para os territórios. "A política territorial representa uma arma, e um instrumento para brigar pelas desigualdades sociais. A política de territorialidade é sinônimo de diminuição de desigualdades. É com base nessa ideia que criamos esse projeto de lei. Nos temos que aprender fazendo e ir aprendendo com ela. Nos vamos juntamente com a deputada Fátima Nunes discutir no âmbito da assembleia, esse projeto por ser de grande importância para os nossos territórios", acrescentou.
A sessão contou com a presença de diversas diversas autoridades, lideranças políticas, movimentos sindicais entre eles o prefeito de Inhambupe Benoni, ex-deputado estadual e ex-prefeito Zé das Virgens. A Política de Desenvolvimento Territorial do Estado da Bahia tem por objetivo a promoção do desenvolvimento territorial,valorizar as diversidades de gênero, etnia, social, cultural, econômica e geográfica dos Territórios de Identidade e de suas populações. Na Bahia, ao todo são 27 territórios e o projeto prevê que cada território, seja beneficiado com a construção participativa e atuação direta de cada prefeitura frente as necessidades do município e fomentação da cultura local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário