quarta-feira, 18 de junho de 2014

CACHOEIRA PASSA SER A SEDE DO GOVERNO ESTADUAL PELO SÉTIMO ANO CONSECUTIVO

Na próxima quarta-feira (25), a cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, passa a ser sede do Governo da Bahia, pelo sétimo ano consecutivo. O ato cumpre o que está previsto na Lei 10.695/07, aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia e sancionada pelo governador Jaques Wagner.

O decreto determina que todos os anos, no dia 25 de junho, a sede do governo seja instalada no município, já que, nesta data, em 1822, os cachoeiranos deram início às lutas pela Independência da Bahia, que culminaram com o 2 de Julho. Em 2014, Cachoeira comemora 192 anos de sua independência de Portugal. A cidade abrigou pela primeira vez a sede do Governo da Bahia em 2008.

As comemorações do dia 25 começam às 6h, com uma salva de 21 tiros. Às 8h20, o governador concede coletiva de imprensa (em local a ser confirmado); às 9h, participa do hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Cachoeira, em frente à Câmara dos Vereadores; às 9h30, Wagner reinaugura o Cine-Theatro Cachoeirano e faz dois anúncios: a requalificação do atracadouro Baía do Iguape no Paraguaçu e a reforma do mercado municipal.

História
Em junho de 1822, os cachoeiranos assumiram a liderança do movimento que deflagrou a guerra pela independência baiana, ao reagir às investidas de uma tropa de militares portugueses, a bordo de canhoeira lusitana fundeada no Rio Paraguaçu, que tentava sitiar a vila com o objetivo de sufocar a mobilização popular contra a dominação colonial. Foi no dia 25 que vereadores, reunidos no prédio da Câmara, redigiram uma ata aclamando D. Pedro de Alcântara, príncipe regente perpétuo do Brasil, com o povo em marcha pelas ruas da então Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira.

Pelos feitos heróicos de seu povo, o imperador D. Pedro I, em 1837, elevou a antiga vila à categoria de cidade, com a denominação de Heróica Cidade da Cachoeira. As comemorações na cidade também marcam a abertura das celebrações em homenagem ao Dois de Julho no Recôncavo Baiano. Até lá, acontecem várias atividades cívicas para comemorar o 25 de junho, a data magna de Cachoeira, e a Independência da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário