domingo, 4 de maio de 2014

O DIA DO TRABALHADOR É COMEMORADO COM FESTA E DISTRIBUIÇÃO DE PRÊMIOS EM PILÃO ARCADO

O dia 1º de maio dia em que se comemora o dia do trabalhador milhares de pessoas se reuniram na praça Franklin Lins de Pilão Arcado, em um evento realizado pela Prefeitura de Pilão Arcado e referendado pela Secretaria da Cultura, além de parcerias com o comércio local e regional, entre outros setores da sociedade.

O evento teve abertura oficial as 13:00h, sob o comando do Prefeito João Ubiratan com sorteios de prêmios através de senhas numeradas distribuídas anteriormente para a população da sede e do interior. Entre os prêmios as pessoas presentes puderam ganhar fogões, geladeiras, armários, tvs, batedeiras, bicicletas etc. O evento contou com a presença do Prefeito João Ubiratan, Deputado Luciano Simões, vereadores, secretários e lideranças políticas do município e teve música ao vivo com José Ademir e Banda, Zequinha do Acordeom e a atração principal, o Forrozão Brega e Vinho.

O evento comemorativo ao dia do trabalho em Pilão Arcado é realizado todos os anos a mais de três décadas com o intuito de fortalecer os eventos tradicionais do município e fazer com que o trabalhador reconheça sua importância na contribuição do crescimento e desenvolvimento do município. A dois anos consecutivos o evento conta com a cobertura exclusiva do Blog Pilão Fatos e Realidades. 

O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios. A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes. Em 1º de maio de 1940, o presidente Getulio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família como: moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer. Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores. 

Informações de Pilão Fatos e Realidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário