sexta-feira, 23 de maio de 2014

COM RUAS ENFEITADAS, COPA DE 2014, ENFIM, COMEÇOU

Para quem aposta que a Copa de 2014 será marcada só por protestos, confusão e baderna, melhor olhar para os ventos que sopram do Norte. O clima de Copa do Mundo começou a esquentar nas ruas de Manaus, uma das 12 cidades sede do Mundial de 2014. Moradores dos bairros mais tradicionais da cidade estão numa mobilização frenética para deixar tudo pronto para o dia 12 de junho, data de abertura da competição, e para o dia 14, quando acontece o primeiro jogo na Arena da Amazônia, entre Inglaterra e Itália.

Na rua 24 de maio, no bairro Morro da Liberdade, Zona Sul da cidade, o trabalho começa às 13h e entra pela madrugada. Ninguém tem uma função especifica e todo mundo ajuda como pode. Enquanto uns amarram as bandeiras no barbante, outros fazem café e o lanche para a “equipe” se alimentar durante a empreitada. O trabalho criativo dos amazonenses foi parar, esta semana, nas telas de vários blogs e portais do Brasil e do mundo, inclusive nas páginas do jornal espanhol El Pais. A imagem da rua 3, do bairro Alvorada 1, na Zona Centro-Oeste de Manaus, toda enfeitada de bandeirolas, ilustrou uma reportagem fotográfica da agência Reuters de Notícias.

“As fotografias ganharam grande repercussão nacional e mundial porque mostram o clima de alegria da rua com a proximidade da Copa do Mundo da Fifa. O sentimento de euforia dos moradores é contagiante ao ponto de nos dar uma certeza: finalmente a Copa do Mundo chegou ao Brasil, e chegou por Manaus”, afirmou o fotógrafo Bruno Kelly, autor das fotos da Reuters. Pesquisa Datafolha divulgada nesta semana, demonstra que 63% dos brasileiros são contra protestos durante a Copa, quase o dobro dos que defendem manifestações. O mais provável é, aos poucos, a emoção positiva dos brasileiros – fanáticos ou não por futebol – comece a sufocar o derrotismo dos que apostam no fracasso do Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário