quarta-feira, 16 de abril de 2014

Obras de pavimentação no perímetro Mirorós avançam e vão beneficiar 5 mil agricultores no Médio São Francisco

Com previsão de conclusão para outubro deste ano, as obras de pavimentação asfáltica de 16,4 quilômetros que ligam o município de Ibipeba ao povoado de Olhos D’Água, no Médio São Francisco baiano, vão beneficiar cerca de 5 mil produtores do perímetro irrigado Mirorós, além de toda a população da região, com uma melhor circulação das mercadorias produzidas no local. As obras também vão facilitar o tráfego de pessoas.

O investimento da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na ação é de aproximadamente R$ 9,8 milhões. “Esta obra vem favorecer tanto o escoamento da produção de Mirorós quanto atender às pequenas comunidades da região, como Serra Grande e Olhos D’Água”, explicou o técnico da 2ª Superintendência Regional da Codevasf e fiscal da obra, Ricardo Teixeira, durante vistoria às obras.

“A pavimentação dessa estrada é um anseio do povo de toda a área, tendo em vista que Mirorós foi o primeiro perímetro público de irrigação implantado na região e vem enfrentando vários problemas, principalmente no escoamento da produção. Os produtores já reivindicavam esse asfaltamento há muito tempo. Felizmente, agora nós conseguimos viabilizar a obra, e com ela iremos interligar o perímetro à BA-242, que leva a Brasília, e à BA-252, que leva a Salvador, a Aracaju, a importantes polos do Brasil”, disse Luiz Alberto Barbosa, chefe do escritório da Codevasf em Irecê.

O perímetro Mirorós conta com 760 hectares de área cultivada onde 250 agricultores, sendo 200 familiares, produzem aproximadamente cerca de 11,7 mil toneladas de alimentos por ano. O destaque da produção é a banana. Outros produtores de feijão, mandioca, milho, mamona e diversas frutas do município de Ibipeba e dos povoados de Lagoa Grande, Serra Grande, Olhos D’Água, Iguitu, Velame e Vereda também serão beneficiados com a pavimentação.

Além do transporte de mercadorias, a obra vai facilitar a vida dos moradores de comunidades localizadas na área beneficiada pelo asfaltamento, pois facilitará o deslocamento das pessoas, principalmente nas situações de emergência, como disse Gilzete Pinto, da comunidade de Serra Grande.

“Sou moradora daqui desde que nasci, e estou completando 49 anos. Para nós, esta obra é uma benção. Quando vem a chuva fica todo mundo ilhado. Não tem como o povo sair, fica difícil até no caso de uma emergência médica, por exemplo. Para todos nós aqui do povoado será importante a estrada”, garante.

O secretário de infraestrutura de Ibipeba, Domingos Santos, ressaltou a importância da ação para o desenvolvimento da agricultura familiar do município. “É uma obra de grande importância social e econômica, uma vez que vai facilitar o transporte de toda a produção do perímetro Mirorós, inclusive da agricultura familiar. A estrada de chão eleva bastante o custo do frete, o que inibe a produção de alimentos, dificultando consequentemente a geração de emprego. O município de Ibipeba está ansioso pela conclusão da obra”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário