Contrariando as falsas informações da mídia direitista golpista, Cuba na América Central, Região Caribenha, um país pequenininho, supera a diversos grandes em condição social e qualidade de vida - têm Elevado Índice de Desenvolvimento Humano e Extraordinários Indicadores Sociais, segundo dados de entidades internacionais especializadas em pesquisa e estudo social, vejamos:
Ø“Cuba está em 51º lugar, entre 187 países, no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU”. “Considerada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) uma nação de desenvolvimento humano elevado”.
Ø“Entre os primeiros países de “desenvolvimento elevado”, estão o Uruguai (em 48º com 0,783) e Cuba, em 51º e índice de 0,776. Nesse grupo de 46 nações estão mais os seguintes latino-americanos: México (57º), Panamá (58º), Costa Rica (69º), Venezuela (73º), Peru (80º), Equador (83º), Brasil (84º) e Colômbia (87º). Os demais estão entre os que têm médio desenvolvimento humano, com exceção do Haiti, que tem baixo IDH”.
Ø“O que coloca Cuba em 51º lugar e no segundo grupo é o baixo rendimento bruto per capita de sua população, que, ao contrário do que pensam ou querem que pensemos os analistas neoliberais, não significa necessariamente uma qualidade de vida muito menor. Em Cuba a renda é mesmo muito baixa, quase a metade da brasileira, mas com pouca diferença entre o mais baixo e o mais alto rendimento”.
Ø“O “IDH de não rendimento” de Cuba (ou seja, o IDH sem o indicador de renda) é de 0,904, o que coloca o país em 25º lugar, ultrapassando 26 países que tem o IDH maior por causa da renda. O maior IDH de não rendimento é o da Austrália (0,975), seguido de Nova Zelândia, Noruega, Coreia do Sul, Holanda e Canadá. Os Estados Unidos estão em 13º lugar (0,931). Cuba está na frente, dentre outros, do Reino Unido, da Grécia, de Portugal, de Israel e dos riquíssimos Emirados Árabes Unidos, Brunei e Qatar, sendo que esse último que tem rendimento bruto per capita 20 vezes maior do que a de Cuba”.
Ø“Os números do PNUD mostram que não há muita diferença entre os indicadores sociais dos países com mais alto IDH e os de Cuba. Ou seja, o baixo rendimento per capita tem baixa influência sobre a educação e a saúde dos cubanos”.
“Um indicador bem revelador é o índice de mortalidade infantil da Organização Mundial de Saúde, com base em crianças de menos de um ano de idade mortas entre mil”. Dos países citados -- os de melhor IDH, de alta renda e alguns sul-americanos, a classificação é a seguinte: Noruega 2,8; Holanda 3,6; Austrália 4,1; Coreia do Sul 4,2; Cuba 4,6; Nova Zelândia 4,8; Canadá 5,2; Brunei 5,8; Emirados Árabes Unidos 6,1; Estados Unidos 6,5; Qatar 6,7; Chile 7,7; Uruguai 9,2; Argentina 12,3; Venezuela 13,7; e Brasil 17,3.”
Portanto, não é verdadeira a imagem de Cuba, passada aos brasileiros e ao mundo pelos grandes meios de comunicação a éticos e os jornalistas alienados e reacionários. Como estudioso da Ciência Política e da “Ilha de Fidel Castro”, recorrendo a dados oficiais internacionais, trato da questão, com ponderação. Poderia aprofundar essa discussão falando mais de temas do tipo: Disputa Mundial pela Opinião Pública; Embate Ideológico; Natureza Capitalista; Sonho Socialista, Jogo Sujo da Mídia Direitista, O Socialismo de Cuba e Outros Exemplos de Sociedade Alternativa no Mundo...
A luta mundial pela formação de opinião, o controle social, a busca e detenção do Poder Político, envolve muitos e grades interesses: os meios de comunicação desnaturados extrapolam fronteiras, ignora regras, foge da ética e suprime a qualquer valor da cidadania... Para confundir as mentes rudes, alienadas e teleguiadas - criando e distorcendo situações e fatos, numa jogatina amoral e fascista...
A definição ideológica do universo é baseada em duas tendências hegemônicas: Capitalismo/Comunismo versos Socialismo/Comunismo, mesmo considerando fazes intermediárias. Capitalismo/Comunismo representa a primeira ideologia identificada e organizada cientificamente – “O Capitalismo é o Regime Político e/ou Sistema Social fundado na influência ou predominância do capital – em que os meios de produção constituem propriedade privada e pertencente aos capitalistas”. Sugere à corrupção e a busca do lucro e qualquer outra vantagem pessoal sem ética nem honestidade.
O Socialismo/Comunismo foi previsto, nomeado, teorizado, disseminado pelo filosofo alemão Karl Marx nascido em 1818 e falecido em 1883 com 65 anos de idade, que estudou também o Capitalismo/Imperialismo. O Socialismo/Comunismo é quem melhor cuida da vida pela sua vocação social, a sua definição teórica está em todos os dicionários da Língua Portuguesa, mesmo assim são muitas as distorções que seus opositores inventaram e espalhou mundo a fora.
Socialismo/Comunismo é uma utopia que surge e prolifera no imaginário de homens e mulheres, definidos “privilegiadamente” pela genética e desenvolvidos socialmente nos mais diversos processos de lutas...
Como um dos principais instrumentos políticos dos capitalistas maior parte dos grandes meios de comunicação do mundo, incluindo o Brasil, cumpre um papel poderoso, falso e perigoso nas suas formas de informar, distorcendo fatos, escondendo dados e fazendo publicação, quase sempre, ideologizadas aos interesses capitalistas selvagens.
Cuba é exemplo claro do atropelo, da tendenciosidade e da má fé de enorme parte dessa Mídia Mundial e dos jornalistas alienados teleguiados, em especial dos estados Unidos e do Brasil...
Cuba tem problemas econômicos, sociais e políticos e há muita coisa que precisa e pode ser melhorado. A população tem carências, reconhecidas pelo governo cubano. Mas não há o caos que se pinta e a fome que se alardeia, nem é o país à falência que desejam seus críticos que odeiam a ideologia, Socialista. O mundo inteiro já sabe que um dos piores problemas de Cuba é o “Embargo Americano – Bloqueio Econômico”, criado para dificultar o crescimento econômico da Ilha, é uma perseguição imperialista, uma barreira comercial, criticado pelo mundo mais moderno.
Existem diversas outras informações positivas sobre o regime Socialista cubano, têm centenas de brasileiros que estiveram em Cuba, existem muitos cubanos no Brasil, que conhecem toda a realidade do povo cubano.
Portanto, pode ser observada uma enorme diferença entre os indicadores sociais e a boataria midiática contra Cuba.
Laurenço Aguiar
Estudioso da Ciência Política e Militante Socialista
Nenhum comentário:
Postar um comentário