quarta-feira, 16 de abril de 2014

Resultado negativo para presença do ‘bicho geográfico’ e Ilha do Rodeadouro é liberada

A Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) em Petrolina coletou esta semana novas amostras de fezes e areia da Ilha do Rodeadouro e obtiveram resultado negativo quanto à presença de ovos e da larva Migrans Cutânea (‘bicho geográfico’).

De acordo com o diretor-presidente da AMVS, Jarbas Costa, a partir de agora o acesso está liberado. “Diante destas últimas analises, comunicamos que o acesso ao balneário pela comunidade fica livre, sendo que os banhistas, moradores e comerciantes devem prezar pelas condições necessárias para que não haja a proliferação da larva”, explicou.

A equipe da Vigilância Sanitária alerta que o resultado negativo não impossibilita o reaparecimento da larva na ilha, caso não sejam adotadas as medidas cabíveis. “Vamos continuar com as ações que foram iniciadas no balneário, e posteriormente estaremos retornando para desenvolver trabalhos voltados para a Educação Sanitária e Ambiental. Agradecemos pela colaboração dos proprietários de barracas e ambulantes, proprietários de residências e das travessias de Petrolina e Juazeiro pela colaboração”, destacou Costa. 

COMEMORAÇÃO
Os Comerciantes e barqueiros da Ilha do Rodeadouro, que efetuaram na manhã desta quarta-feira (16) um mutirão de limpeza no Balneário, comemoraram a liberação definitiva do local pelos departamentos de Vigilância Sanitária de Juazeiro e Petrolina. Em contato com o Blog comerciantes informaram que a análise de novas coletas da areia deram negativa para o "bicho geográfico" (larvas Migrans), e o local está totalmente liberado para visitação e banho. De acordo com Ninha, comerciante do Rodeadouro, a informação foi passada aos comerciantes na manhã de hoje, destacando ainda que os departamentos de Vigilância Sanitária das duas cidades se comprometeram a passar a informação oficialmente para a população, através da imprensa.

A Ilha vem recebendo uma atenção especial dos poderes públicos de Juazeiro e Petrolina, que realizaram processo de intervenção desde o dia 29 de março, após denuncias de que pessoas haviam sido contaminadas pela Larva Migrans, conhecida como "bicho geográfico". Após intervenção, que culminou com a aplicação de cal na areia do balneário, recolhimento de animais errantes e vermifugação dos animais existentes na ilha, exames divulgados pela Vigilância Sanitária, apontaram que já não existem mais ovos do parasita, apenas larvas na forma adulta, que tem período de 15 a 30 dias de vida, animando os comerciantes que esperam ver o Balneário funcionando bem já no próximo final de semana. O Mutirão, realizado em parceria pelas Associações de Barraqueiro e Barqueiros, com o apoio de voluntários e equipe de limpeza da Prefeitura de Juazeiro, já contactada pelos comerciantes, vai promover uma limpeza geral da Ilha do Rodeadouro, culminando ainda com a aplicação de cal em putras áreas da Ilha que não recebem visita de banhistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário