O reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino de Lima, participou, no final da tarde da última sexta-feira (14), de uma reunião com o prefeito de Juazeiro (BA), Isaac Carvalho (PCdoB). O objetivo do encontro foi avaliar a parceria estabelecida entre a Univasf e o governo municipal, por meio de diversos projetos, entre eles a cessão dos docentes João Pedro da Silva Neto e Maéve Melo, que atuam como secretários municipais nas pastas de Planejamento e Aceleração do Crescimento e Administração, respectivamente.
A reunião contou com a presença de membros da equipe do Gabinete da Reitoria da Univasf e de secretários municipais, entre os quais os próprios Maéve e João Pedro, e assessores do prefeito Isaac Carvalho. O encontro também teve o intuito de debater novos projetos comuns, como a extensão do pólo de ensino a distância para o Conjunto Penal de Juazeiro, visando levar cursos de graduação para detentos e agentes penitenciários.
Além disso, foi discutida a possibilidade de criação de novos cursos para o Campus Juazeiro da Univasf, como o de Arquitetura, que viria a complementar o leque de graduações da área de Exatas que já são ofertadas no campus. Foi proposta também a implantação de um Centro de Debates do Semiárido, reunindo as diversas instituições de ensino superior e organizações ligadas ao desenvolvimento do semiárido em atuação na região de Juazeiro e Petrolina (PE), com o fim de discutir questões relacionadas ao desenvolvimento regional.
O prefeito Isaac Carvalho ressaltou que a relação entre o governo municipal e a Univasf já conta com diversos projetos sendo realizados em conjunto. “Estamos realizando vários projetos com a universidade nas áreas de educação e saúde, por exemplo. Nosso propósito é fortalecer essa relação e discutir novas ações”, afirmou.
Para o reitor Julianeli Tolentino de Lima, a reunião foi positiva. “Esta parceria com a prefeitura de Juazeiro tem nos mostrado que também é papel da universidade participar ativamente do debate em torno das questões sociais, propondo soluções para os desafios que se apresentam. Só assim a universidade poderá, de fato, contribuir com o desenvolvimento regional”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário