O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Saae de Curaçá realiza diversas transformações estruturais e logísticas na Empresa durante esse mês de fevereiro. Reformas, mudanças em sistemas informáticos e em serviços foram as principais. O objetivo, de acordo com o Diretor Geral, Jean Marcelo Aquino, foi melhorar as condições de trabalho dos servidores promover um melhor atendimento ao cliente.
O Sistema Informático, no ramo de saneamento somente, foi modificado. O Software anterior era um protótipo da MB Solution, empresa de Salvador-BA. Conforme os funcionários da Autarquia, havia problemas com relatórios, especialmente os de cobranças em que contas pagas recebiam redundância de cobrança. O novo software, da JF Consultores de Recife-PE, melhorou consideravelmente o atendimento no Saae. “Hoje é praticamente tudo automático. Inscrições de novas ligações de água e esgoto que eram manuais agora são feitas diretamente no sistema, assim como novos imóveis. Os relatórios são mais intuitivos, tem uma dimensão maior do que cada sistema faz. Relatórios de serviços, por exemplo, eram manuais e se tinha que operar contas. Hoje basta acessar e imprimir”, explicou João Augusto Rêgo, consultor da JF. A MB Solutions continua o atendimento nos sistemas de contabilidade e RH do Saae.
Essas mudanças aceleraram processo de busca de informações por setor, o que, a avaliação de Jean Marcelo, propicia uma análise mais rápida, aprofundada e real da situação de arrecadação, cortes, serviços. Para o cliente também houve melhoras. “Hoje podemos fazer a impressão simultânea de contas na casa da pessoa. Isso diminui o tempo de consulta até a entrega de contas que ainda tinham que ser impressas no Escritório. Hoje em dia é na hora. Já podemos também enviar contas por e-mail, basta somente um telefonema do cliente solicitando. Logo mais se poderá tirar também diretamente do site. Outra coisa positiva é que, logo mais, o cliente poderá debitar a fatura mensal do Saae na sua conta corrente, só fala um ajuste com o Banco”, revelou Luciano Lugori, Auxiliar Administrativo eu trabalha também no Atendimento. Luciano também falou das reformas naquele Setor. “Agora temos dois computadores exclusivos para o atendimento ao cliente, além de uma sala ampla e climatizada para melhor recepção”, completou o Auxiliar.
As reformas focaram também a divisão de salas por setores. Os atendimentos para os sistemas do ‘Água para Todos’, assumidos pelo Saae no ano passado, agora possuem sala própria equipada com computador, estante, mural e ar condicionado. O Setor Administrativo foi ampliado em equipamentos e desmembrado do Atendimento. “Antes tinha que se esperar terminar um serviço do Administrativo para começar um do Atendimento, por que funcionava num mesmo computador. Agora cada setor tem dois computadores restritos”, disse Jurandir Martins, Chefe de Divisão em Administração o qual antecipou a criação do Almoxarifado. “Já estamos praticamente com 50% do Almoxarifado pronto, com prateleiras novas e computador exclusivo. Além disso, fizemos uma reforma para evitar poeira e animais no local, pois antes o armazenamento ficava em local inadequado e desorganizado. Agora não, é cada material no seu local e o ambiente limpo”, complementou Martins.
Os investimentos em equipamentos (computadores, ar-condicionados, impressoras) ultrapassam a marca de 12 mil reais e a reforma (pinturas, acabamentos) ainda em curso já soma R$ 6.000,00, de acordo com o Diretor. “Temos que organizar a Empresa para que a as respostas à população sejam rápidas, assim como nosso trabalho. Faremos novos investimentos futuros também com esse objetivo”, garantiu Jean Marcelo. A previsão para término da reforma no Escritório Central é o fim do próximo mês de março.
Nenhum comentário:
Postar um comentário