Estamos vivenciando o período da Piracema: fenômeno em que os peixes sobem o rio para realizar a sua reprodução, o também chamado período de defeso, que na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é anual, e vai de 1º de novembro a 28 de fevereiro. Acontece que é justamente nessa época do ano que os peixes ficam mais vulneráveis a ação predatória do homem. Visando coibir tais ações, o INEMA – Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, juntamente com o IBAMA estarão realizando até o final do período fiscalizações em feiras livres, restaurantes, rodovias, portos e nas águas do rio São Francisco.
O objetivo maior da operação é desenvolver conscientização na população para não consumir peixes nativos no período, mas, mesmo assim, apetrechos, barcos e pescados serão apreendidos e será dada a necessária infração nos casos verificados. Importante salientar que a pesca para consumo próprio é permitida no limite máximo de 5,0 Kg e mais um exemplar - a comercialização está totalmente vedada.
Visando evitar prejuízos aos que dependem desta atividade, o Governo Federal fornece o Bolsa Pesca ou Seguro Defeso, justamente para que os pescadores possam abdicar da pescaria sem maiores problemas, lembrando que, quem for encontrado na ilegalidade, perderá o seu benefício. Quem quiser ajudar a denunciar e coibir este tipo de crime, pode ligar para o escritório do INEMA em Juazeiro nos fones: 3611 3355 ou 3611 5203.
Com informações de Walter Guerra Filho
Coordenador Regional Inema Sertão do São Francisco
Nenhum comentário:
Postar um comentário