Mostrar que a diversidade faz parte do cotidiano e que o ser humano é igual na sua essência motivou o Núcleo de Apoio Psicossocial à Escola da Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (NAPSE) a realizar no ano de 2011 a I Mostra de Experiências Inclusivas das escolas da Rede Municipal de Ensino. De lá para cá já são três anos de socialização com a comunidade e de muita troca de informações a respeito do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que trabalha com alunos deficientes.
Esse ano, o local escolhido para o evento foi a Praça da Bandeira. Pais, alunos, educadores e a população que passava pelo local parou nesta quinta-feira (12) para apreciar e conhecer um pouco mais sobre a iniciativa, realizada com muito amor e ternura. De acordo com a coordenadora do NAPSE, Creuzanilda Lima, os grandes diferenciais dessa 3ª edição são os avanços educacionais e a apresentação inédita de números artísticos, como a dança com cadeiras de rodas levada à praça pública.
“Esse ano nós conseguimos visualizar bem melhor as conquistas do setor, até porque 62 escolas enviaram as produções feitas com os mais de 500 alunos atendidos. Todas as unidade de ensino que trabalham com o Atendimento Educacional Especializado fizeram questão de estar presentes, pelo menos com a exposição de um cartaz ou banner. Tivemos o coral natalino, a belíssima apresentação de dança dos alunos cadeirantes e diversas outras atividades que despertam na sociedade um olhar mais humano e de respeito às diferenças”, destacou Crezanilda.
Também estiverem presentes à mostra profissionais da Educação Inclusiva do município de Casa Nova, que é polo de abrangência de Juazeiro. “Participamos da Semana do Direito à Diversidade realizada em agosto e levamos muitas experiências para serem trabalhadas com as crianças de lá. Agora voltamos para trocar ainda mais informações, tirar dúvidas e conhecer melhor esse trabalho desenvolvido em Juazeiro, que é referência para nós. É muito bom poder contar com esse apoio e só podemos dizer que a equipe daqui está de parabéns”, finalizou Douglas Oliveira.
NAPSE
O Núcleo de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro, que é promotor da III Mostra, atende no ensino regular 643 alunos com deficiência. Possui 50 profissionais, entre professores de libras, formadores e coordenadores, que atuam em 62 escolas da rede. Desenvolve uma política baseada na promoção do desenvolvimento das potencialidades dos educandos, na igualdade de oportunidades, acessibilidade e acolhimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário