Alvo de vários protestos da população, o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), voltou a utilizar o helicóptero oficial do estado nos finais de semana. Ele tem utilizado a aeronave para se descolar da capital fluminense para a cidade de Mangaratiba, no Litoral Sul do Rio, onde tem uma casa em um luxuoso condomínio. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.
O secretário da Casa Civil, Fernando Messias, disse, por meio de nota, que o uso de helicópteros do estado ocorre em consonância com o decreto regulamentador. O dirigente informou ainda que o governador Sérgio Cabral continuará se descolando de helicóptero sob o argumento de que ele reduz eventuais riscos ao chefe de estado. "O processo de enfrentamento da criminalidade no Estado do Rio nos últimos anos, que tem tido como resultado a queda de todos os índices, acarreta riscos para os seus responsáveis, em especial o governador do Estado, que é, em última análise, o comandante desse processo", justifica o texto da Casa Civil.
Segundo a nota, "a Subsecretaria Militar da Casa Civil, com base em relatórios sigilosos, não abre mão do uso de helicópteros nos deslocamentos do governador e de sua família para a sua residência, em especial levando em conta a regularidade de dias, horários e destino das viagens". As polêmicas em torno do uso de aeronave pelo governador vieram à tona em julho, quando uma reportagem da revista Veja revelou que ele estava usando o helicóptero para transportar seus filhos, sua esposa e até o cão da família, o Juquinha, e as babás.
Cabral viajou de aeronave por cinco domingos consecutivos – de 13 de outubro a 10 de novembro. De acordo com relatórios da Secretaria Estadual da Casa Civil, as viagens forma justificadas atendendo às recomendações da Sub-Secretaria Militar, vinculada à pasta.
Rio 247
Eu acho que uma vez que ele não deixa de cumprir suas funções administrativas e executivas, ele tem o direito de usufruir das regalias que são dadas a altos cargos políticos.
ResponderExcluir