terça-feira, 12 de novembro de 2013

Codevasf incentiva produção agrícola no semiárido baiano

Visando oferecer o acesso à água e estimular a produção agrícola nas comunidades de Jatobazinho, Casinhas, Três Irmãos, Bom Princípio, Ouro Verde, Lagoa d’Água, Aroeira, Tanquinho, Salininha e Jatobazeiro, localizadas no interior do município de Remanso, no norte da Bahia, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) investiu recursos da ordem de R$ 3,5 mil na doação de materiais permanentes.

Ao todo, foram entregues 4 mil metros de tubos PVC, com 35 mm de diâmetro, que beneficiarão cerca de 750 produtores rurais da região do semiárido baiano, mais precisamente da União das Associações Comunitárias de Remanso (Unacore). Além disso, a Associação dos Lavradores da Comunidade de Batateira recebeu uma eletrobomba trifásica, um motor elétrico trifásico, uma bomba centrifuga para irrigação e um transformador de voltagem 75 kVA.

No ato de entrega dos equipamentos, o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Emanoel Lima, ressaltou a importância do apoio do governo federal a essas comunidades. “Sabemos da necessidade dos agricultores e produtores rurais dessas regiões. Por isso, temos de oferecer melhor infraestrutura no sentido de alavancarmos melhores condições de trabalho e, assim, aumentar a produtividade”, explica.

Já o presidente da Unacore, Francisco Xavier Rocha, destacou que “esses tubos PVC são fundamentais para o nosso município, porque estamos atravessando a maior seca dos últimos 50 anos. Não há água em muitos locais e em outros, o acesso é complicado”. A Unacore existe há seis anos e envolve aproximadamente 1.500 produtores de 70 associações. A produção é voltada para áreas de sequeiro, onde são produzidas palma forrageira, milho, feijão, além da criação de caprinos, ovinos e bovinos e apicultura.

Para ampliar a oferta de água aos moradores de comunidades rurais na Bahia, a Codevasf investiu, em 2013, cerca de R$ 1 milhão na aquisição de tubos, reservatórios, carros-pipa e caminhão basculante – a maioria dos investimentos é oriunda de emendas parlamentares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário