O reincidente problema de filas quilométricas no 8ª Ciretran em Petrolina para vistorias não apenas está irritando os usuários, mas agora mobilizou a indignação de despachantes, acusados frequentemente de terem privilégios no atendimento. A situação caótica despertou a ação dos despachantes que cobram do Governo do Estado uma atenção melhor para investimentos na unidade do Detran em Petrolina. Os despachantes frisam que a profissão é regulamentada por Lei e cobram um espaço adequado para dar entrada aos processos sem atrapalhar o atendimento ao público. “Atualmente no Ciretran tem quatro máquinas, duas funcionando e as outras duas quebradas. Na vistoria tem apenas dois funcionários e duas máquinas, além disso é preciso priorizar uma sala para os despachantes”, critica a infraestrutura do órgão o despachante Valter Costa.
Luciana Carvalho frisa a falta de equipamentos e de mão de obra e contesta declarações de que tem despachante fazendo ‘arrumadinho’. “Invés dos usuários reclamarem que o Detran não tem funcionário e equipamentos ultrapassados acusa nós despachantes de estarmos passando na frente no atendimento. Somos atendidos no balcão com 10, 15, até 20 processos de empresas diariamente, isso faz demorar o atendimento, tomando o lugar de um usuário que tem apenas um processo”, disse. Ela acrescenta que ano passado foi prometido um escritório para que os despachantes atendessem os clientes, mas até agora nada. “Fizemos um cadastro, pagamos a taxa e até agora não foi resolvido nada e a gente continua disputando espaço com os usuários”.
Luciana não poupa críticas e manda recado até para o senador Armando Monteiro (PTB), responsável pela indicação da direção do órgão. “Que ele chegue junto com o governador Eduardo Campos, mas que resolva o problema para evitar o acumulo diário de veículos para vistorias”. Há quase 24h na fila aguardando a vistoria do carro, Jailton Xavier dos Santos, corria o risco de não ser atendido se o chefe do órgão no Estado não tivesse prometido o atendimento a todos os motoristas que estavam na fila nesta quarta-feira (11).
O usuário estava com a 42ª ficha e o atendimento seria disponibilizado para apenas 35 motoristas. “É um deficiência por parte do Detran, uma humilhação diante de tanto impostos que pagamos”. Aldemir Leonel não se conforma com a situação. “Cheguei às 5h da manhã e recebi a informação que não vou ser atendido e vai ficar por isso mesmo”.
O usuário Joadvan Martins critica os dois departamentos tanto em Petrolina quanto em Juazeiro e chama atenção dos políticos da região. “O que vemos é a falta de investimentos por parte dos governantes a mais de 10 anos na nossa região. Há uma ineficiência, uma falta de atenção da classe política regional, diante de nossa representatividade política com deputados estaduais, federais e um ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho esse problema é insignificante, então isso mostra o descaso dessas pessoas com essa cidade que tem um número cada vez mais crescente de veículos”, pontua.
Em visita a unidade para tratar do assunto, o diretor de Operações do Detran Pernambuco, capitão Celivaldo Lira presenciou a confusão e o fluxo intenso. Ele autorizou a intensificação no atendimento, garantido que a unidade passará por uma reinstalação e readequação do processo de vistoria nos próximos dias, o que segundo ele, eliminará a aglomeração nos atendimentos. “Além dos seis trouxemos mais cinco equipamentos eletrônicos, acima da quantidade necessária, para atender a demanda e otimizar o tempo de atendimento. Percebemos que existem em Petrolina demandas de outras cidades circunvizinhas, vamos possibilitar que as vistorias sejam feitas nos municípios para reduzir a procura aqui na cidade para diminuir a procura aqui, vamos descentralizar o atendimento da 8ª Ciretran.
Questionado porque a demora de agir para melhorar os serviços do departamento, capitão Lira argumentou que assim como qualquer órgão público existe um prazo mais lento no processo licitatório para a aquisição de bens. “Tem todo um procedimento inerente de um órgão público e não por falta de iniciativa do gestor Horário Franca. Temos os prazos legais para a compra de novos equipamentos que estamos trazendo para Petrolina”.
A reportagem é do Nossa Voz/Grande Rio FM
Luciana Carvalho frisa a falta de equipamentos e de mão de obra e contesta declarações de que tem despachante fazendo ‘arrumadinho’. “Invés dos usuários reclamarem que o Detran não tem funcionário e equipamentos ultrapassados acusa nós despachantes de estarmos passando na frente no atendimento. Somos atendidos no balcão com 10, 15, até 20 processos de empresas diariamente, isso faz demorar o atendimento, tomando o lugar de um usuário que tem apenas um processo”, disse. Ela acrescenta que ano passado foi prometido um escritório para que os despachantes atendessem os clientes, mas até agora nada. “Fizemos um cadastro, pagamos a taxa e até agora não foi resolvido nada e a gente continua disputando espaço com os usuários”.
Luciana não poupa críticas e manda recado até para o senador Armando Monteiro (PTB), responsável pela indicação da direção do órgão. “Que ele chegue junto com o governador Eduardo Campos, mas que resolva o problema para evitar o acumulo diário de veículos para vistorias”. Há quase 24h na fila aguardando a vistoria do carro, Jailton Xavier dos Santos, corria o risco de não ser atendido se o chefe do órgão no Estado não tivesse prometido o atendimento a todos os motoristas que estavam na fila nesta quarta-feira (11).
O usuário estava com a 42ª ficha e o atendimento seria disponibilizado para apenas 35 motoristas. “É um deficiência por parte do Detran, uma humilhação diante de tanto impostos que pagamos”. Aldemir Leonel não se conforma com a situação. “Cheguei às 5h da manhã e recebi a informação que não vou ser atendido e vai ficar por isso mesmo”.
O usuário Joadvan Martins critica os dois departamentos tanto em Petrolina quanto em Juazeiro e chama atenção dos políticos da região. “O que vemos é a falta de investimentos por parte dos governantes a mais de 10 anos na nossa região. Há uma ineficiência, uma falta de atenção da classe política regional, diante de nossa representatividade política com deputados estaduais, federais e um ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho esse problema é insignificante, então isso mostra o descaso dessas pessoas com essa cidade que tem um número cada vez mais crescente de veículos”, pontua.
Em visita a unidade para tratar do assunto, o diretor de Operações do Detran Pernambuco, capitão Celivaldo Lira presenciou a confusão e o fluxo intenso. Ele autorizou a intensificação no atendimento, garantido que a unidade passará por uma reinstalação e readequação do processo de vistoria nos próximos dias, o que segundo ele, eliminará a aglomeração nos atendimentos. “Além dos seis trouxemos mais cinco equipamentos eletrônicos, acima da quantidade necessária, para atender a demanda e otimizar o tempo de atendimento. Percebemos que existem em Petrolina demandas de outras cidades circunvizinhas, vamos possibilitar que as vistorias sejam feitas nos municípios para reduzir a procura aqui na cidade para diminuir a procura aqui, vamos descentralizar o atendimento da 8ª Ciretran.
Questionado porque a demora de agir para melhorar os serviços do departamento, capitão Lira argumentou que assim como qualquer órgão público existe um prazo mais lento no processo licitatório para a aquisição de bens. “Tem todo um procedimento inerente de um órgão público e não por falta de iniciativa do gestor Horário Franca. Temos os prazos legais para a compra de novos equipamentos que estamos trazendo para Petrolina”.
A reportagem é do Nossa Voz/Grande Rio FM
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